Pato-mergulhão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde julho de 2015)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaPato-mergulhão
Mergus octosetaceus, por Sávio Freire Bruno.jpg

Estado de conservação
Espécie em perigo crítico
Em perigo crítico
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Género: Mergus
Espécie: M. octosetaceus
Nome binomial
Mergus octosetaceus
Vieillot, 1817

O pato-mergulhão (Mergus octosetaceus) é uma ave do género Mergus. É uma das 10 aves aquáticas mais rara e ameaçada do mundo[1].

É um pato de feições esguias e possuidor de um longo penacho na cabeça. A cabeça e o pescoço são de cor negra, sendo o resto do corpo mais ou menos acizentado.

Os seus locais de reprodução situam-se em rios pouco profundo de corrente rápida, no centro-sul do Brasil. Nidificam em cavidades nas árvores e possivelmente em cavidades rochosas.

Alimentam-se de peixes, pequenas enguias, larvas de insetos e caracóis e pequenos peixes.

A espécie encontra em perigo crítico de extinção. O número total de indivíduos tem-se reduzido, devido a poluição fluvial proveniente de atividades agrícolas e de desflorestação. A sua população atual é estimada em menos de 250 indivíduos.

Foi reconhecido como "Simbolo das águas brasileiras" em 26 de março de 2018 foi reconhecido pelo MMA, através da portaria MMA 79, publicado no DOU em: 26/03/2018 | Edição: 60 | Seção: 1.

Referências[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  1. «Pato-mergulhão pode ser extinto no Tocantins com instalação de usina hidrelétrica». Natureza e Conservação (em Portugues)