Paul Reubens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Paul Reubens
Reubens em 2016, na estréia de Pee-wee’s Big Holiday em Austin (Texas)
Nome completo Paul Rubenfeld
Nascimento 27 de agosto de 1952 (66 anos)
Peekskill, Nova York
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Ocupação ator, comediante, dublador
Atividade 1977–presente
IMDb: (inglês)

Paul Reubens (nascido Paul Rubenfeld em Peekskill, 27 de agosto, 1952) é um ator, dublador, produtor, roteirista e comediante americano. Ele é mais conhecido por seu famoso personagem e alter ego Pee-wee Herman. Ele nasceu em Peekskill, Nova York e cresceu em Sarasota, Flórida.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Pee-wee Herman[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Pee-wee Herman

O personagem "Pee-wee Herman" foi criado em 1978, durante uma improvisação do grupo teatral The Groundlings, onde Reubens teve a idéia de criar um homem que queria ser cômico, mas era muito atrapalhado. Outro membro do grupo, Phil Hartman, ajudou Reubens a desenvolver o personagem, enquanto o outro, Johnny Paragon, ajudava nos roteiros dos shows. Apesar de ter sido comparado com outros personagens famosos, como Hergé, Tintin e Collodi e Pinóquio, Reubens disse que nunca existiu uma fonte específica para criação de "Pee-wee". A voz do personagem originou-se em 1970, quando Reubens apareceu na produção teatral Life with Father, onde Reubens adotou um jeito de falar, que se tornaria o de Pee-wee. O nome do personagem foi baseado numa gaita que Reubens teve quando criança, e o "Herman" era o sobrenome de um garoto enérgico que Reubens conhecera na juventude. O primeiro terno cinza que o personagem usou foi feito à mão pelo diretor e fundador do Groundlings, Gary Austin. Antes de um show, "alguém" lhe entregou uma pequena gravata borboleta, outra marca registrada do personagem.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele apareceu em muitos filmes e séries de televisão no final de 1970, e início de 1980 e trabalhou em um grupo chamado "The Groundlings". Nesta época, acabou criando Pee-Wee para um show no palco, que era uma paródia de antigos programas infantis. Em 1985, ele estrelou um filme chamado As Grandes aventuras de Pee-Wee, que foi muito bem sucedido. No ano seguinte, ele conseguiu seu próprio programa de televisão, Playhouse Pee-Wee. Ele era muito popular. Em 1991, Rubens foi preso por se masturbar em uma sala de cinema adulto. Isto acabou com o sucesso de Pee-Wee e forçou Reubens a parar de interpretar o personagem. Ele já apareceu em vários outros filmes, teve seu retorno como Pee-Wee em 2016 no filme Pee-wee’s Big Holiday.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Paul Reubens
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Paul Reubens
Ícone de esboço Este artigo sobre um ator é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.