Paula Moura Pinheiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paula Moura Pinheiro
'
Nascimento 29 de novembro de 1964
Coimbra
Cidadania Portugal
Ocupação jornalista,

Maria Paula Serra Camilo de Moura Pinheiro (Coimbra, 29 de novembro de 1964) é uma jornalista, apresentadora de televisão, radialista e realizadora portuguesa.

Vida[editar | editar código-fonte]

Paula Moura Pinheiro foi casada com o também jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho, de quem se divorciou e de quem tem um filho e uma filha, Rodrigo de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1992) e Benedita de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1994).

Carreira[editar | editar código-fonte]

É licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa e pós-graduada em Direito Comunitário pelo Instituto Europeu da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Na imprensa, Paula Moura Pinheiro trabalhou como repórter, entrevistadora e cronista; na televisão e na rádio como autora, editora e apresentadora de programas. Expresso, Marie Claire, Independente, Grande Reportagem, Público, Rádio Comercial e Rádio Paris Lisboa, SIC, RTP1 e RTP2 são alguns dos órgãos por onde passou. “Sexo Forte”, “O Pecado Mora Aqui”, “O Senhor que se Segue”, “Livres e Iguais”, “GLX” e “Câmara Clara” são alguns dos programas que dirigiu e apresentou. “Câmara Clara” foi distinguido com o prémio APOM.

Responsável pelo "Guia de Leitura 2003" do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, fez comunidades de leitores um pouco por todo o país; realizou durante anos com a Fundação Calouste Gulbenkian "Os Clássicos". Fez o programa cultural da Feira do Livro de Lisboa em 2004 e em 2005 e publicou "Portugal no Futuro da Europa", um livro sobre a primeira versão do Tratado Constitucional Europeu. Em 2002 saiu o seu primeiro livro, “27/08”, em 2006 “Estória da Pré-História do Chapitô”, uma biografia de Teresa Ricou, e em 2010, "Viagem de Regresso". Entre 2006 e 2012 foi subdirectora da RTP2[1]

Publicou várias obras literárias. Actualmente realiza e apresenta, desde 2012, o programa Visita Guiada na RTP2 e Antena 1. Este programa recebeu o prémio de “Melhor Programa” da APOM e da SPA.

Entre 2013 e 2016, Paula Moura Pinheiro foi júri do Prémio de Jornalismo para os Diretos Humanos e Integração da UNESCO. Entre 2014 e 2017 foi membro do Conselho-Geral da Universidade do Minho.

Bibliografia[2][editar | editar código-fonte]

Ano de Publicação Título Co-Autores Editora Género Outras Informações
2002 27/8 Dom Quixote Crónicas
2003 Novo céu e novas estrelas... : viajar nos livros Instituto Português do Livro e as Bibliotecas
2006 Portugal no futuro da Europa Parlamento Europeu
2006 A Estória da Pré-História do Chapitô Maria João Brilhante Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina Biografia de Teresa Ricou
2010 Viagem de Regresso: na rota dos portugueses em Cracóvia, Moscovo, Sampetersburgo e Novgorod Clube do Autor Com o Centro Nacional de Cultura
2013 Dez Luzes num Século Ilustrado Viriato Soromenho-Marques; José Barata-Moura; António Borges Coelho; Olga Pombo; Irene Flunser Pimentel; André Belo; Rui Tavares Editorial Caminho


Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]