Rodrigo Guedes de Carvalho

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Rodrigo Guedes de Carvalho
Nome completo Rodrigo Manuel Rocha Guedes de Carvalho
Nascimento 14 de novembro de 1963 (55 anos)
Porto
Nacionalidade Portugal Portugal
Cônjuge Paula Moura Pinheiro (divórcio, 2 filhos)

Teresa Dimas

Ocupação Jornalista, escritor, argumentista
Prémios Prémio Autores 2018
Magnum opus Daqui a nada

Rodrigo Manuel Rocha Guedes de Carvalho[1] (Porto, 14 de novembro de 1963) é um jornalista e romancista português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho do médico Rodrigo Jorge Ferreira Guedes de Carvalho (10 de Outubro de 1943) e de sua mulher Laura Maria Lemos Carvalho Rocha (Matosinhos, Matosinhos). É sobrinho-neto do actor e encenador João Guedes e primo-sobrinho da actriz Paula Guedes.

Licenciado em Comunicação Social na Universidade Nova de Lisboa. Também jogou râguebi na adolescência. Entrou para o centro de formação da RTP onde teve como colegas nomes como Cândida Pinto, Márcia Rodrigues e Margarida Pinto Correia.[2]Profissionalizou-se na RTP onde começou por trabalhar no desporto.[3] Nessa altura fez uma pequena aparição na telenovela Palavras Cruzadas, na RTP, em 1986.[4]

Em 1991 surge o convite de Emídio Rangel para ir para a SIC que se iria tornar a primeira televisão privada em Portugal.[5]

Em 1992 estreou-se na escrita, com o romance Daqui a Nada, vencedor do Prémio Jovens Talentos da ONU

Em 1997 recebeu o Prémio Especial do Júri do Festival Internacional de Grandes Reportagens e Documentários (FIGRA), em França, pela reportagem de televisão A condição humana, sobre urgências hospitalares.

Escreve o argumento da curta-metragem O Ralo, de 1999, co-realizada pelo seu irmão Tiago Guedes e por Frederico Serra. Continua a colaborar com a dupla no telefilme Alta Fidelidade da SIC. Escreve a peça de teatro Os pés no arame. A peça, encenada por Isabel Abreu, estreou pela primeira vez a 9 de Maio de 2002, na sala polivalente do Hospital Júlio de Matos.[6]

O livro Daqui a Nada foi reeditado pela Publicações Dom Quixote, em 2005. Nesse ano lançou também o best-seller A Casa Quieta. Assinou o argumento da longa-metragem Coisa Ruim, de Tiago Guedes e Frederico Serra, que mereceu honras de Abertura Oficial do Fantasporto 2006.

Lança os romances Mulher de Branco em 2006 e Canário em 2007. Em 2010 recebeu o prémio de melhor argumento, nos prémios CinEuphoria,[7] para Entre os Dedos. Aparece num pequeno papel, como Juíz, no telefilme Noite Sangrenta''.

Em 2015 escreveu a letra e a música de Cansada, o hino da associação APAV.[8] O poema sobre violência doméstica foi cantado por Aldina Duarte, Ana Bacalhau, Cuca Roseta, Gisela João, Manuela Azevedo, Marta Hugon, Rita Redshoes e Selma Uamusse.

A peça Os pés no arame é encenada em 2016.[9] Em 2017, depois de 10 anos de pausa, regressa aos romances com a edição do livro Pianista de Hotel.

Mais recentemente, em 2019 apresentou o seu novo projeto musical XAVE sendo o seu compositor e letrista com a voz de Isabelinha estreando os singles “se foi amor” e “outra vez”.

É apresentador do Jornal da Noite, da SIC, de segunda a sexta-feira, com Clara de Sousa. Também escreveu crónicas nas revistas Máxima e TV Mais.

Casou primeira vez com a também jornalista Paula Moura Pinheiro, de quem se divorciou e de quem tem um filho e uma filha, Rodrigo de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1992) e Benedita de Moura Pinheiro Guedes de Carvalho (1994). Casou segunda vez a 17 de Maio de 2008 com a também jornalista Teresa Dimas (22 de Abril de 1969).

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Daqui a Nada, 1992, Romance, Contexto. (2ª ed. Saitedaqui-2002; 3ª ed. Dom Quixote-2005)
  • Os Pés No Arame, 2002, Teatro, Saitedaqui.[10]
  • A Casa Quieta, 2005, Romance, Dom Quixote.
  • Mulher em Branco, 2006, Romance, Dom Quixote.
  • Canário, 2007, Romance, Dom Quixote.
  • Pianista de Hotel, 2017, Romance, Dom Quixote.
  • Jogos de Raiva, 2018, Romance, Dom Quixote.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) jornalista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.