Apesar de ser um clube com diversas modalidades e com um vasto e rico historial, existem três que se destacam das restantes: o Voleibol, a Natação e o Futebol.
O Leixões possui no seu historial futebolístico de grandes êxitos, dos quais se destacam uma vitória na Taça de Portugal frente ao Futebol Clube do Porto no ano de 1961, várias presenças na Taça UEFA e uma presença na Taça das Taças indo até aos quartos-de-final desta mesma competição.
O Leixões é ainda um clube conhecido pelo seu grande número de adeptos e é considerado por muitos um dos maiores clubes ao nível do desporto nacional.[carece de fontes?]. É importante referir que o Leixões possui ainda uma filial no Luxemburgo com o nome Leixões do Luxemburgo formada por emigrantes do Leixões.
O Leixões tem alguns livros dedicados ao clube, tem uma longa metragem ("És a Nossa Fé" de Edgar Pêra) dedicada aos adeptos de futebol e em especial do Sporting Club de Portugal e o clube [1][2] .
É até ao momento a primeira e única equipa da Europa a qualificar-se para a Taça UEFA estando na terceira divisão do seu país, tendo sido graças à Taça de Portugal em 2002, onde acabaria por perder na final contra o Sporting CP, no entanto este já estaria qualificado para a Liga dos Campeões graças a sua classificação na liga.
Ao longo da história foi tendo como principais rivais o Varzim Sport Club e o Rio Ave Futebol Clube por causa de situações geográficas e culturas piscatórias sendo os jogos entre eles conhecidos como os Dérbis do Mar.