Sporting Clube de Braga B

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Nota: Este artigo refere-se apenas à equipa B de futebol do SC Braga. Se procura informação sobre o clube em geral ou sobre outra(s) modalidades(s), consulte o artigo Sporting Clube de Braga.
Sporting Clube de Braga
Nome Sporting Clube de Braga B
Alcunhas Arsenalistas
Guerreiros do Futuro
Fundação 1998–2006
2012–
Estádio Estádio Centenário
Capacidade 2 500
Presidente António Salvador
Treinador(a) Custódio Castro
Patrocinador(a) Betano
Material (d)esportivo Hummel
Competição Terceira Liga
Website http://www.scbraga.pt
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Sporting Clube de Braga é um clube desportivo da cidade de Braga, Portugal, onde se praticam diversas modalidades. O presente artigo é sobre a sua equipa B de futebol, que joga no Terceira Liga, o terceiro escalão da modalidade em Portugal.

O Sporting Clube de Braga B, é a segunda equipa de futebol do Sporting Clube de Braga. Foi fundada em 1998 e dissolvida em 2006, sendo reiniciada novamente em 2012. Nesse mesmo ano, foi determinado que as equipas "B" podem entrar diretamente para a Segunda Liga, não podendo disputar a Taça de Portugal ou a Taça da Liga, nem subir à Primeira Liga.[1] Funciona como uma equipa de reservas ou satélite, os jogadores nela inscritos podem representar a equipa principal. Por esta razão, Esta equipa tem como principal funções estabelecer a ligação entre a formação e a equipa principal e proporcionar competição a jogadores menos utilizados, de forma a que quando sejam chamados à equipa principal apresentem um bom ritmo competitivo.

Além disso, terão de incluir nas respetivas fichas de jogo pelo menos dez jogadores formados no clube, com idades entre os 15 e os 21 anos de idade, e que tenham sido inscritos na Federação há três épocas desportivas.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Desde a sua fundação, o SC Braga teve em vários períodos equipas de reservas ou "B", sendo que um dos últimos projetos existiu entre os anos de 1998 e 2006. Neste ano o SC Braga anunciou o fim da sua equipa B, (na altura a competir na II Divisão B) devido aos custos associados à competição, e ausência de competitividade, que impediam os clubes "B" de ascenderem à Segunda Liga, uma ação que foi consentânea com os restantes clubes que possuíam equipas "B", (com excepção do Marítimo que manteve a sua equipa em atividade até à atualidade).

Na época 2007/08 a AF Porto cria a Liga Intercalar, uma competição destinada a rodar os jogadores menos utilizados, jogadores juniores e jogadores que regressem de lesão, para a qual foi convidada a equipa do SC Braga, conseguindo chegar à final da competição onde foi batida pela formação do Varzim SC.

Estava lançada a discussão sobre a utilidade da equipas "B", que levariam a que Liga Portuguesa de Futebol anunciasse o alargamento da Segunda Liga a partir da época 2012/13 para 24 equipas, com a inclusão de 6 equipas "B" (dos 6 mais bem classificados da Primeira Liga da época anterior).[2]

O treinador Artur Jorge, antigo jogador do clube e que na época 2011/12 levou a equipa de juniores do SC Braga ao 3º lugar no Campeonato Nacional foi o escolhido para chefiar a equipa técnica na época 2012/13. No entanto devido ao excesso de juventude e falta de entrosamento, os resultados não foram os melhores, com a equipa a classificar-se nos lugares de despromoção, sendo substituído no comando técnico, em outubro de 2013, por António Conceição.

A equipa viria a ganhar novo fôlego e, com o contributo de algumas contratações na reabertura do mercado de transferências de jogadores no período de inverno, recuperaria até ao 16º lugar final (em 22 equipas). António Conceição acabaria por sair no final da época por desejar treinar uma equipa de Primeira Liga.

Plantel[editar | editar código-fonte]

Guarda-redes
N.º Jogador
31 Brasil Bernardo Fontes
60 Portugal Gonçalo Dias
98 Portugal Gonçalo Machado
Defesas
N.º Jogador Pos.
43 Portugal Marco Torres C
' Brasil João Matos C
46 Portugal Mário Júnior C
63 Portugal Rodrigo Beirão C
81 Guiné-Bissau Fode Pascoal C
73 Portugal José Pedro C
76 Portugal Tomás Marques LD
72 Portugal André Ferreira LD
55 Portugal Francisco Chissumba LE
58 Portugal Miguel Vilela LE
Médios
N.º Jogador Pos.
66 Portugal Vasco Moreira T
50 Portugal Diego Rodrigues T
86 Portugal Ricardo Rei T
61 Portugal António Eirô T
90 Senegal Djibril Soumaré M
68 Portugal Nuno Cunha M
64 Brasil D' Avila M
52 Portugal Idalécio Dias M
Avançados
N.º Jogador
99 Brasil Kauan Kelvin
80 Portugal João Vasconcelos
75 Portugal Mathys Jean Marie
97 Portugal Dinis Rodrigues
59 Portugal Yan Said
Equipa técnica
Nome Pos.
Portugal Custódio Castro TR

Atualizado em 2024[3][4]

Referências

  1. a b «Plano B – Ciclo 2012-20 em números». Liga Portugal. Consultado em 25 de novembro de 2023 
  2. Lusa (28 de maio de 2012). «Seis clubes da I Liga inscreveram Equipas B». PÚBLICO. Consultado em 5 de dezembro de 2023 
  3. «Futebol». Sporting Clube de Braga. Consultado em 5 de dezembro de 2023 
  4. «SC Braga B - Perfil do clube». www.transfermarkt.pt. Consultado em 5 de dezembro de 2023