Pneumócito tipo II

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Pneumócito tipo II é uma célula do tipo pneumócito, encontrada no pulmão. Essas células são responsáveis pela produção e secreção de surfactante um tipo de substância defosfolipídeo e proteínas que reduz a tensão superficial alveolar. Impedindo a aproximação das moléculas de água e colabamento dos alvéolos pulmonares, esse tipo de pneumócito é produzido a partir do sexto mês de vida.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Biologia celular é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Do terceiro ao sexto mês de gestação (17° a 26° semana), ocorre o Período Canalicular. Este recebe o nome devido à grande proliferação de vasos sanguíneos no Interstício do Pulmão Primordial (formado no Período Pseudoglandular). Por volta da 24° semana de gestação, surgem os corpos lamelares contendo proteínas surfactantes e fosfoipídeos nos Pneumócitos do tipo II. Neste período também ocorrem algumas alterações importantes na estrutura pulmonar, como a diferenciação dos Pneumócitos tipo I, que é acompanhada pela aproximação dos capilares ao epitélio, iniciando a formação da Barreira Hematogasosa.




Editado por Ar, Briza de Mar. Ref. BRITTO, Raquel Rodrigues; BRANT, Tereza Cristina Silva; PARREIRA, Verônica Franco. Recursos manuais e instrumentais em fisioterapia respiratória. 2. ed. rev. e ampl. Barueri, SP: Manole, 2014. (Capitulo 09)