Poets of the Fall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Poets of the Fall
Poets of the Fall performing.jpg
Poets of the Fall durante um show em Berlim, 24 de Abril de 2008
Informação geral
Origem Helsinque
País  Finlândia
Gênero(s) Rock alternativo, post-rock, rock progressivo
Período em atividade 2002 - atualmente
Gravadora(s) Insomniac
Rough Trade
Integrantes Marko "Mark" Saaresto
Olli "Ollie" Tukiainen
Markus "Captain" Kaarlonen
Página oficial www.poetsofthefall.com

Poets of the Fall, ou POTF, é uma banda de rock da Finlândia. Os membros são Marko (vocalista), Olli (guitarrista), e Captain (Produtor/Tecladista).[1] Eles lançaram os singles "Late Goodbye" e "Lift" antes de lançar o álbum completo "Signs of Life". "Signs of Life" chegou a gold[2] vendendo 15.000 cópias em apenas alguns meses e vendeu mais de 30.000 cópias até agora. Ele liderou a Top 40 na Finlândia, sendo o número um em Abril e Julho de 2005 e ficou nessa posição por mais de 52 semanas - um ano, o que o faz um dos mais bem sucedidos álbuns na história da música finlandesa.

A banda foi formada 2002 em Helsinque, Finlândia, começando com Mark e Ollie, e depois completada por Captain. A música "Late Goodbye" deve ser mencionada como o começo da popularidade da banda, a qual foi vista no jogo "Max Payne 2" como o tema principal. O segundo single, "Lift" foi lançado no programa de benchmark para computadores "3DMark05".

A banda ganhou vários prêmios incluindo o prêmio na categoria "Melhor Música - Pop" da Game Audio Network Guild (G.A.N.G.) com a música "Late Goodbye", "Melhor Banda Nova" nas melhores de 2004 da YleX's, "Finland's Mr. Pop 2005" para Mark no Stara.fi, "Nova Banda de 2005" durante o evento Musiikki & Media, dois prêmios Emma para melhor banda nova do ano, melhor álbum de estréia do ano, e o "Melhor Show Finlandês" nas premiações de 2006 da MTV Europe Music.

Os Poets' querem disponibilizar sua música internacionalmente. Eles fizeram um show ao vivo pela primeira vez fora da Finlândia em Berlim no seu primeiro concerto na Alemanha durante a Popkomm 2005 e eles lançaram o álbum "Signs of Life" em alguns países. O segundo álbum foi lançado na Suécia[3] em Setembro, na Austrália, Rússia e Ucrânia[4] em Outubro de 2006 e na Alemanha em 20 de Abril de 2007. Eles se apresentaram ao vivo na Suécia, Estônia e Rússia no fim de 2006. Em Março de 2007 participaram da Sunrise Avenue com quatro shows na Alemanha.

Uma nova single chamada "The Ultimate Fling" foi lançada na Finlândia e na loja virtual da banda em 6 de Fevereiro de 2008.[5] O terceiro álbum da banda, "Revolution Roulette" foi lançado na Finlândia em 26 de Março de 2008.[6]

Em 2010 lançaram se quarto álbum de estúdio, "Twilight Theater" que alcançou posição #1 na Finlândia. Em 2012 lançaram o quinto álbum "Temple of Thought".

A banda confirmou em 2014, através de sua página oficial no Facebook, estar trabalhando em seu próximo álbum de estúdio.[7]

História da banda[editar | editar código-fonte]

O Começo (2002-2004)[editar | editar código-fonte]

Como dito acima, Poets of the Fall começou em 2002 com Mark e Ollie. Depois de pouco tempo, Captain aderiu à banda. Isso trouxe três mundos diferentes para a formação do PotF: um cantor de rock, um guitarrista de jazz, e uma pessoa da área industrial/machine/trance. O grupo produziu música suficiente para vários álbuns. Aproximadamente cem músicas foram escritas, porém apenas algumas selecionadas foram produzidas, o que explica a alta qualidade das faixas.

Em 2003, os Poets' finalmente cresceram a uma audiência maior quando Sam Lake, um roteirista da Remedy Entertainment (produtora do jogo Max Payne 2) pediu a Mark para escrever uma música para o seu futuro lançamento, Max Payne 2. Quando o jogo foi lançado em 2004, o interesse na banda cresceu em todo o mundo. Pouco depois, "Late Goodbye" ganhou o primeiro lugar no prêmio anual G.A.N.G. em San Jose, Califórnia.[7] A cerimônia foi televisionada na MTV Internacional e G4TV, porém os Poets' não puderam comparecer devido a compromissos em outro local.

Desde então, "Late Goodbye" se espalhou pelo mundo, com mais de dois milhões de cópias vendidas de Max Payne 2. Em junho de 2004, o single "Late Goodbye" foi lançado.[8] Ele continha muitas diferentes variações da faixa título (incluindo uma edição para rádio, edição unplugged, e piano instrumental), também com uma faixa bônus chamada "Everything Fades". O single chegou ao Top 10 na Finlândia e ficou lá por vários meses.

Em 15 de setembro de 2004, os Poets' lançaram o segundo single "Lift", mantendo-se fiel ao estilo da banda. Assim como "Late Goodbye", "Lift" também teve uma considerável exposição já que apareceu no programa de benchmark para computadores, 3DMark05.[9] O software divulgou "Lift" pelo mundo em mais de onze milhões de downloads.

A faixa adicional que foi incluída no single "Lift", "The Beautiful Ones" manteve o estilo poético dos Poets'. Em todos os seus outros trabalhos, eles apresentaram um senso de estilo que permaneceu no seu álbum de estréia.

A banda foi eleita como melhor banda nova em 2004 na Finlândia. "Lift" ganhou o segundo lugar na categoria melhor música do ano.[10]

Em 18 de Dezembro de 2004, os Poets' lançaram para download na internet o single "Maybe Tomorrow is a Better Day" por quase três semanas.

"Maybe Tomorrow is a Better Day (talvez amanhã seja um dia melhor)...

... fala sobre esperança. Porém esperança, é uma coisa complicada. Uma faca de dois gumes. É a força principal que mantém a humanidade caminhando. Olhando para frente. Mesmo em tempos de crise. Uma força indispensável da natureza. Mas enquanto a esperança pode ser verdadeira... ela também pode ser falsa. Nós escolhemos o caminho a seguir, mas o caminho vai nos deixar ir? Eu escrevi a letra de "Maybe Tomorrow is a Better Day" no contexto de dualidade. Em outras palavras, aonde há esperança deve haver dúvida. Não existe um sem o outro. E então, cruelmente, partes da letra podem ser experimentadas tanto como dúvidas, tanto como esperança real... cabe a você encontrar o real significado."[11]

Reconhecimento mundial (2005-2006)[editar | editar código-fonte]

"Signs of Life", o primeiro álbum dos Poets' começou a ser vendido, tendo recebido mais pré-vendas do que foi esperado. Depois de ser lançado em 19 de Janeiro de 2005, ele foi a primeiro lugar em sua primeira semana no Top 40 de álbuns oficial da Finlândia. Ele foi a ouro em Abril de 2005[2], e passou mais de 52 semanas na lista, chegando a platina.[12] Isso faz de "Signs of Life" um dos mais bem-sucedidos álbuns na Finlândia em 2005.

Também está incluído no álbum um link para uma página secreta no site, bem como uma senha. Na página, uma versão remixada de Lift (intitulada "Dramadance Remix") pode ser encontrada bem como vários papéis de parede da arte do folheto do álbum.

O álbum ganhou o prêmio anual Emma, na categoria Melhor Álbum de estréia de 2005 e também o prêmio de melhor banda nova do ano.[13]

"Signs of Life" também foi lançado na Suécia, Dinamarca, Noruega, Austrália, Nova Zelândia, Ucrânia e África do Sul. Outros singles do álbum foram lançados como promocionais de rádio, "Illusion & Dream e "Stay", seguindo os passos de "Late Goodbye" e "Lift".

Em 13 de Agosto de 2005, o segundo vídeo dos Poets' foi lançado para ser televisionado na Finlândia. Desse ponto em diante, "Signs of Life" foi lançado no iTunes na Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca. Em Outubro de 2005 o vídeo da Lift foi disponibilizado para ser visto online no site oficial da banda.[14] Em 19 de Janeiro de 2006, a banda ganhou um prêmio na rádio finlandesa NRJ. Foram eleitos como "melhor surpresa Finlandesa".[15]

Em 9 de Fevereiro de 2006, os Poets' fizeram o anúncio do próximo single que seria lançado dia 22 de Março. "Carnival of Rust" inclui duas versões da faixa título (uma versão de rádio, e a versão álbum), junto com uma gravação ao vivo exclusiva de "Don't Mess With Me", uma das mais populares músicas do álbum "Signs of Life".

Em março, os Poets' anunciaram as datas da turnê "Carnival of Rust". Também chamou a atenção dos fans que o seu baterista, Tapio deixou a banda para seguir carreira de fotógrafo. Entrando em seu lugar Jari. Eles mantém contato com o ex-integrante e desejam a ele o melhor na sua carreira.[16]

Antes do lançamento do próximo single, chamou atenção o fato de que o álbum "Carnival of Rust" foi direto ao topo do canal de música da Finlândia YleX devido a votos de fãs.[17] Foi reconhecido como "Álbum da Semana" depois de ficar em primeiro lugar por três semanas consecutivas. Depois da semana de 3 de Abril, músicas do novo álbum foram tocadas, e novas informações reveladas, bem como entrevistas com os integrantes da banda. Em 30 de Março, o vídeo da música "Carnival of Rust" foi lançado e visto na The Voice e MTV Finlândia.[18] O diretor do vídeo da Lift continuou seu trabalho com a banda para esse novo projeto, e o resultado não é nada menos que notável. Depois de muita antecipação, o segundo álbum foi lançado a 21 de Abril, depois de ser atrasado de sua data original de lançamento, 5 de Abril. O álbum inclui 11 novas músicas, e uma versão remasterizada de "Maybe Tomorrow is a Better Day", bem como o vídeo da música "Carnival of Rust".

"Carnival of Rust" seguiu os passos de seu predecessor, quando em 19 de Abril o Show Top40 anunciou que os Poets' teriam dois álbuns em sua lista. Depois de uma semana nas prateleiras das lojas, o álbum foi a primeiro lugar nos Tops da Finlândia.[19][20]

Em 10 de Maio, "Signs of Life" saiu da Top40, na qual "Carnival of Rust" continua a ficar no topo da lista. O álbum foi a ouro apenas três semanas após ser lançado[21], e platina em 11 de Dezembro de 2006.[22] O álbum foi lançada na Suécia em 12 de Setembro de 2006[3], e na Alemanha em 20 de Abril de 2007.

Em 6 de Fevereiro de 2008 a single "The Ultimate Fling" foi lançada[5], com três versões da faixa titular, bem como uma versão ao vivo de "Fire", a primeira faixa do álbum "Carnival of Rust". Essa versão ao vivo foi gravada durante um show no Ankkarock Festival 2007 em 5 de Agosto.[23] Uma amostra de 43 segundos da nova single está disponivel no site oficial.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Discografia de Poets of the Fall

Turnês[editar | editar código-fonte]

Anos Turnês Países N. Shows
2004-2005 Signs of Life-Tour 5 (Dinamarca Finlândia Alemanha Noruega Suécia)[24] 62[24]
2006-2007 Carnival of Rust-Tour 8 ( Dinamarca Estónia Finlândia Alemanha Índia Flag of Lithuania.svg Rússia Suécia)[23][25] 126 [23][25]
2008 Revolution Roulette-Tour 6*(Finlândia Alemanha Índia Flag of Japan.svg Rússia Estados Unidos)[26] 12* [27]
2010 Twilight Theater-Tour 3 (Finlândia, Alemanha, Rússia) 24[28]
2011 Alchemy-Tour 4 (Finlândia, Índia, Rússia, Ucrânia) 15[29]
2012 Temple of Thought-Tour 4 (Estónia, Finlândia, Rússia, Ucrânia) 24
2014-2015 Jealous Gods-Tour 8 (Bélgica, Finlândia, Alemanha, Índia, Itália, Países Baixos, Rússia, Ucrânia, Reino Unido) 69
2016-2017 Clearview-Tour 8 (Bélgica, Finlândia, Alemanha, Índia, Itália, Países Baixos, Rússia, Ucrânia, Reino Unido) 35

"*"= a data pode ser alterada conforme mais shows forem acrescentados.

Premios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho (álbum/canção) Resultado Ref,
2004 Game Audio Network Guild Awards Best Original Vocal Song – Pop Late Goodbye Venceu [7]
YleX's "Best of 2004" Best Finnish Newcomer Eles mesmos (a banda) Venceu [10]
Best Finnish Song Lift 2o lugar
Late Goodbye 7o lugar
2005 Musiikki & Media Events Newcomer of '05 Eles mesmos (a banda) Venceu [30]
Radio City Album of the Year Signs of Life 7o lugar [31]
The Voice Top 106 Lift 10o lugar [32]
2006 NRJ Radio Awards Best Finnish Breakthrough 2005 Eles mesmos (a banda) Venceu [15]
Emma Awards Best Newcomer of the Year Eles mesmos (a banda) Venceu [13]
Best Debut Album of the Year Signs of Life Venceu
MTV Europe Music Awards Best Finnish Act Eles mesmos (a banda) Venceu [33]
The Voice Best Music Video 2006 Carnival of Rust Venceu [34][35]
Locking Up the Sun 12o lugar [35]
YLE Audience Choice Award Best Finnish Music Video of All Time Carnival of Rust Venceu [36]
2007 NRJ Radio Awards Best Finnish Band Eles mesmos (a banda) Venceu [37]
Best Nordic Band Eles mesmos (a banda) Indicado [38]
Best Finnish Album Carnival of Rust Indicado [38]
Muuvi Awards Bronze Muuvi Award Carnival of Rust Venceu [34]
Muuvi People's Choice Award Carnival of Rust Venceu
Emma Awards Best Rock Album Carnival of Rust Indicado [39]
Helsingin Sanomat Most Beloved Finnish Rock Song Late Goodbye Indicado [40]
2011 Emma Awards Best Music Video War Indicado [41]

Old Gods of Asgard[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Old Gods of Asgard

Old Gods of Asgard é uma banda de rock ficticia criada para o universo da franquia do jogo eletrônico Alan Wake.

Na trilha sonora do jogo aparecem 3 músicas creditadas ao Old Gods of Asgard. Na vida real elas foram interpretadas pelo Poets of the Fall - por isso diz-se que o Old Gods of Asgard é um Heterônimo do POTF. As suas canções são[42]:

Canção Duração Episódio em que a música é encontrada
The Poet and the Muse 4:17 The Truth (Alan Wake)
Children of the Elder God 3:37 The Truth (Alan Wake)
Balance Slays the Demon 5:15 Alan Wake's American Nightmare

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Este artigo foi parcialmente traduzido de sua versão em inglês

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. About Poets http://www.poetsofthefall.com/aboutpoets
  2. a b Signs of Life sells gold in Finland http://www.poetsofthefall.com/news, May 24, 2005
  3. a b Carnival of Rust out now in Sweden http://www.poetsofthefall.com/news, September 12, 2006
  4. Carnival of Rust released in Australia, Russia and Ukraine http://www.poetsofthefall.com/news, October 6, 2006
  5. a b Brave new Poets single out soon http://www.poetsofthefall.com/news, January 9, 2008
  6. Poets of the Fall : The Ultimate Fling - www.stara.fi - January 29, 2008 (Finnish)
  7. a b c Poets Of The Fall - March 29, 2004 Making of new album 2014 March 29, 2004 https://www.facebook.com/media/set/?set=a.10151956318127896.1073741827.7555982895&type=1 Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "Gang" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  8. Late Goodbye single OUT NOW! http://www.poetsofthefall.com/news, June 30, 2004
  9. POTF's music featured in 3DMark05 http://www.poetsofthefall.com/news, September 29, 2004
  10. a b POTF is the Best Newcomer of 2004 http://www.poetsofthefall.com/news, January 1, 2005 Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "BFN" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  11. A new free POTF released http://www.poetsofthefall.com/news, December 18, 2004
  12. Signs of Life sells platinum http://www.poetsofthefall.com/news, April 26, 2006
  13. a b POTF wins two Emma Awards http://www.poetsofthefall.com/news, March 4, 2006 Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "emma" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  14. Lift video released http://www.poetsofthefall.com/news, August 13, 2005
  15. a b POTF wins @ NRJ Radio Awards http://www.poetsofthefall.com/news, January 19, 2006 Erro de citação: Código <ref> inválido; o nome "break" é definido mais de uma vez com conteúdos diferentes
  16. First Carnival of Rust Tour dates announced http://www.poetsofthefall.com/news, March 12, 2006
  17. Carnival of Rust straight to #1 on YleX's Most Wanted http://www.poetsofthefall.com/news, March 18, 2006
  18. Carnival of Rust video released http://www.poetsofthefall.com/news, April 3, 2006
  19. Carnival of Rust straight to #1 http://www.poetsofthefall.com/news, April 19, 2006
  20. Finnish Charts: Albums – 16/2006
  21. Carnival of Rust sells gold http://www.poetsofthefall.com/news, May 24, 2006
  22. Carnival of Rust sells platinum http://www.poetsofthefall.com/news, December 11, 2006
  23. a b c http://www.poetsofthefall.com - 2007 Tour
  24. a b http://www.poetsofthefall.com - 2005 Tour
  25. a b http://www.poetsofthefall.com - Tour 2006
  26. Poets Of The Fallin ”The Ultimate Fling” syntyi riidasta http://www.voice.fi, February 14, 2008
  27. http://www.poetsofthefall.com - 2008 Tour
  28. www.poetsofthefall.com – 2010 Tour retrieved on 27 January 2011
  29. www.poetsofthefall.com – 2011 Tour
  30. POTF wins the Newcomer of '05 Award http://www.poetsofthefall.com/news, 25 October 2005
  31. Vote for SoL as the Album of the Year http://www.poetsofthefall.com/news, 14 November 2005
  32. Vote for Poets in The Voice's Top 105 http://www.poetsofthefall.com/news, 11 December 2005
  33. http://www.pop100.com/news_detail.php3?id=3671 written for www.pop100.com on 3 November 2006, retrieved on 30 September 2010
  34. a b stobe.net http://stobe.net/#art, 8 September 2010
  35. a b Carnival of Rust is the best video of the year on The Voice http://www.poetsofthefall.com/news, 31 December 2006
  36. Carnival of Rust is the best Finnish music video of all time http://www.poetsofthefall.com/news, 30 December 2006
  37. Poets of the Fall are the Best Finnish Band at NRJ Radio Awards 2007 http://www.poetsofthefall.com/news, 20 January 2007
  38. a b Vote for Poets in NRJ Radio Awards 2007 http://www.poetsofthefall.com/news, 16 December 2006
  39. Emma Awards 2007 – Best Rock Album – Nominees
  40. Vote to make a difference http://www.poetsofthefall.com/news, 28 June 2007
  41. Emma Gaala 2011 – Ehdokkaat – Musiikkivideo retrieved 6 March 2011
  42. dualshockers.com