Polyvox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Polyvox S.A. Indústrias Eletrônicas
Atividade Eletro-eletrônica
Fundação 1967
Sede Osasco, São Paulo,  Brasil
Locais Osasco, São Paulo,  Brasil
Manaus, Amazonas,  Brasil
Produtos Atari 2600, Amplificadores 5000
Website oficial http://www.polyvox.com.br

A Polyvox é uma empresa brasileira de eletroeletrônicos fundada em 1967 que atingiu grande sucesso nas décadas de 70 e 80. Foi adquirida pela Gradiente[1], outro fabricante de equipamentos eletrônicos, em 1979.[2] Fabricou a famosa linha de áudio profissional 5000 e o videogame Atari 2600 no Brasil.

Foi fundada por Moris Arditti e Mario Pucci, que também eram sócios em uma loja de som em São Paulo, a Studio3. Mais tarde juntou-se a eles o Eng. Luis Alberto Leme Salvatore, que além de participar da diretoria adquiriu uma participação minoritária na companhia. Durante muitos anos, a Polyvox foi a maior concorrente da Gradiente até ser adquirida por ela em dezembro de 1979. Além de suas instalações em Osasco, SP, a empresa também mantinha uma planta industrial em Manaus, AM.

Pouco após a aquisição, os equipamentos modulares Polyvox deram suporte a nova marca que então começou a fabricação de aparelhos populares: conjuntos integrados tipo 3-em-1 e radio-gravadores além do lendário videogame Atari.

No fim da década de 1980 os equipamentos modulares foram descontinuados, e por sua vez os mais populares conjuntos integrados deram lugar definitivo na prateleiras.

Ainda nos anos 90 era possível ver na loja ambas marcas em toda a linha da empresa.

A partir de meados da década de 1990 os produtos com a marca Polyvox foram desaparecendo até que ela não foi mais usada.

Em 2017, a marca voltou ao mercado, comercializando caixas amplificadas com Bluetooth em dois modelos: Bazuka X-Beat XB-650 e XB-850. Em 2018, a marca lançou os produtos XB-450 e a XB-860(igual a 850, mas com Radio FM), contudo a 850 não foi mais produzida.

Referências

  1. «A história da Gradiente, uma marca histórica do Brasil». tecmundo. 19 de dezembro de 2017. Consultado em 5 de julho de 2019 
  2. Ethevaldo Siqueira. «Um pouco de história do áudio de alta fidelidade». Mundo Digital. Consultado em 5 de julho de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma empresa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.