Quiet Storm

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Quiet storm)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde agosto de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Quiet storm
Origens estilísticas R&B contemporâneo - rhythm and blues - soul - black music - neo soul - smooth jazz
Contexto cultural anos 70/80 nos Estados Unidos
Instrumentos típicos Vocais - Teclados - Piano elétrico - Sintetizadores - Drum machine - Sampler - Baixo - Órgão - Bateria - Guitarra elétrica, instrumentos de sopro, Saxofone - Piano, - vocais (Spoken word - canto)
Popularidade anos 80/90 nos Estados Unidos até os dias de hoje

Quiet Storm (tranquila tempestade, traduzido do inglês) é um subgênero do R&B, estilo musical e um formato de rádio,[1] é geralmente descrito como um gênero de música calma, relaxante e de dinâmica suave. Pode ser suavemente pensativa, ou expressar o sentimento romântico.

Quiet Storm é similar ao estilo de soft rock, porém mais enraizada no R&B e soul, muitas vezes com extensões de jazz.

Características[editar | editar código-fonte]

Uma das características ocasionais de quiet storm são sons de chuva e tempestade, mais notável em músicas de Janet Jackson.

De acordo com a jornalista de música Jason King, quiet storm se desenvolveu como um subgênero do soft rock porque ele enfatizou as qualidades mais profundas do R&B.

Ben Fong-Torres da Rolling Stone disse que o gênero é " Uma mistura de pop, jazz fusion e baladas R&B, todas elegantes e de fácil de fluxo, como uma flauta de champanhe Veuve Clicquot".

Artistas expoentes do gênero[editar | editar código-fonte]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre R&B é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.