Quitaúna

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Quitaúna é um bairro da cidade de Osasco, estado de São Paulo.

Bairro Osasquense de
Quitaúna
Área 83,1 ha - 0,83 km²
População 9.247 hab. (2006)
Renda média R$ 2.433,71
IDH 0,871 - Osasco (7º)
Região Administrativa Sudoeste


Disambig grey.svg Nota: Se procura estação com mesmo nome, veja Estação Quitaúna (CPTM).

Quartel[editar | editar código-fonte]

O quartel de Quitaúna também conhecido como 4° Batalhão de Infantaria Leve (4º BIL), anteriormente o 4º Batalhão de Infantaria Blindado (4º BIB) e antigamente o 4º Regimento de Infantaria (4º RI) Regimento Raposo Tavares.

As instalações do 4º BIB estão em terras outroras pertecentes ao bandeirante Raposo Tavares, daí originar-se o nome: "Regimento Raposo Tavares".

Em sua história destacam-se duas passagens importantes. Foi do 4º BIB que o Capitão de Infantaria Carlos Lamarca desertou do Exército Brasileiro levando consigo dentro de uma própria viatura do Batalhão fuzis FAL 7.62 para se juntar aos movimentos de resistência ao governo militar. Foi também do 4º BIB o soldado Mário Kozel Filho, que morreu vitimado por um ataque desses mesmos movimentos quando se encontrava de sentinela no Quartel General no Comando Militar do Sudeste.

Conhecido como Regimento Raposo Tavares, pertence ao Ministério do Exército, atual Ministério da Defesa, Comando Militar do Sudeste (CMSE), 2ª D.E - 11ª Brigada de Infantaria Blindada - extinta Cia.Ped.do MT (Companhia de Pedestres do Mato Grosso de 1754) Em seu pórtico, na entrada, existe as fotos dos soldados que mais se destacaram na unidade.

Como um Batalhão de pronto emprego participou das mais diversas operações como por exemplo: a segurança das instalações da Polícia Federal na greve do ano de 1992. No ano de 1994 participou da segurança nos deslocamentos dos caminhões que transportavam a nova moeda (real) para os mais diversos destinos. No ano de 1995 ocupou a Refinaria de Capuava durante a greve dos petroleiros e mais recentemente participa ativamente da missão de paz das Nações Unidas no Haiti.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Hístoria do 4º Batalhão de Infantaria Leve — Exército Brasileiro

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Apenas uma correção : o Regimento de Infantaria de onde Carlos Lamarca desertou e furtou os fuzis era o 4o. R.I., Regimento de Infantaria, em Quitaúna. Posteriormente, o 4o. R.I. deu lugar a dois batalhões, 39º BIMtz (Batalhão de Infantaria Motorizada) e o 4º BIB (Batalhão de Infantaria Blindado) Atualmente, o local do quartel em Quitaúna abriga o 4o. B.I.L. ( Batalhão de Infantaria Leve ). Em 1980 o 4 B.I.B participou na seguranca durante a greve dos metalúrgicos no ABC paulista e também na primeira vinda do Papa João Paulo em São Paulo.

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Quitaúna