Estádio Municipal Prefeito José Liberatti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
José Liberatti (Rochdalão)
Estádio José Liberatti
Nomes
Nome Estádio Municipal Prefeito José Liberatti
Apelido Rochdalão
Características
Local Osasco, SP, Brasil
Gramado Grama natural (105 x 68 m)
Capacidade 11.780 pessoas [1]
Construção
Data 1992-1996
Inauguração
Data 26 de dezembro de 1996
Partida inaugural Palmeiras 1x0 Corinthians
Primeiro gol Sérgio Manoel (Palmeiras)
Outras informações
Proprietário Prefeitura Municipal
Administrador Prefeitura Municipal
Mandante GE Osasco
Osasco FC
Grêmio Osasco Audax

O Estádio Municipal Prefeito José Liberatti conhecido também como "Rochdalão" está localizado na Avenida Brasil nº 1361 no Jardim Rochdale, zona norte do município de Osasco, São Paulo, Brasil e tem capacidade atual para um pouco mais de 12 mil pessoas.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado pelo Prefeito Celso Antonio Giglio em 26 de Dezembro de 1996. Na inauguração o primeiro gol foi marcado por Sérgio Manoel (Palmeiras), durante o primeiro jogo no local, que foi entre Palmeiras 1x0 Corinthians. O nome do estádio foi uma homenagem a um antigo prefeito da cidade, José Liberatti (1970-1973).

O povo da região e a mídia carinhosamente apelidou o Estádio de "Rochdalão" por se situar no Rochdale, bairro da Zona Norte do município. O estádio serve de casa para Grêmio Osasco Audax na Série A1 do Paulista , o Grêmio Osasco na Série A3 do Paulista e na Copa Paulista, para o Osasco FC na Série B do Paulista e de outros diversos clubes, da Copa São Paulo de Futebol Júnior e outros torneios regionais como jogos escolares.

O União Esportiva Rochdale também é um dos clubes que representa a região, atualmente apenas disputando o futebol amador.

No dia 14 de Maio de 2015, o Oeste Futebol Clube, de Itápolis no interior de São Paulo, sem estadio para a disputa do Brasileirão Série B fechou uma parceira com o Município de Osasco e o clube Grêmio Osasco Audax, para utilizar o estadio Rohdalão na disputa da competição, como time casa atraindo novos investidores e parceiros esportivos para manutenção e melhorias do estadio, que vêm se tornando cada vez mais popular.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

O estadio já foi casa para outros clubes de outras cidades da Grande São Paulo e áreas metropolitanas de São Paulo, Isso graças ao fácil acesso a ônibus e caravanas, nas proximidades da Rodovia_Anhanguera e Marginal Tietê. Dentre estes times estão o "Audax São Paulo Esporte Clube", "Grêmio Barueri, e tradicionais como "Clube Atlético Juventus da Mooca". Em uma partida interessante na primeira fase da série B, do campeonato brasileiro em 1998, o "Juventus-SP" enfrentou o tricolor carioca, "Fluminense Football Club" no estadio em Osasco. O Juventus-SP, mostrou porque é chamado de "Moleque Travesso" e acabou vencendo a partida por 1x0. Acredita-se que essa partida tenha sido um ponto crucial para a queda do time carioca naquele ano. No jogo de volta no Maracanã, o tricolor descontou vencendo a partida por 2x0, mas ambas equipes não conseguiram pontos suficientes para escapar do rebaixamento.

Em 30 de Janeiro de 2014 por volta das 20 horas, o atual prefeito de Osasco Jorge Lapas e Britaldo Soares, presidente da AES Brasil, em uma grande parceria, inauguraram oficialmente, o sistema de iluminação do Estádio Municipal José Liberatti, com luzes de LED econômicas e duradouras. Um reconhecimento aos torcedores osasquenses, e o esporte regional que vem melhorando a cada ano.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CNEF da CBF (PDF) (em português) Site Oficial da CBF. Visitado em 09/03/12.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Estádio Municipal Prefeito José Liberatti
Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.