Viaduto Reinaldo de Oliveira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viaduto Reinaldo de Oliveira ( Ponte Metálica )
Design Ponte em arco
Data de abertura 20 de dezembro de 1992
Dimensões
Comprimento total 300 m
Largura 20 m
Maior pilar 25 m
Geografia
Via 2 vias da Avenida dos Autonomistas
Cruza A marginal do Rio Bussocaba
Localização Osasco,Brasil

O Viaduto Reinaldo de Oliveira, mais conhecido como viaduto metálico ou "Ponte Metálica, Vd. Reynaldo de Oliveira, feito de metal e localizado em Osasco . É o principal cartão postal da cidade, com seu 300m de extensão, é o segundo maior viaduto da cidade de Osasco. Foi construída pela empresa mineira, sediada em Ipatinga/MG "USIMINAS MECÂNICA", levando aproximadamente dois anos para a sua conclusão.

Reinaldo de Oliveira[editar | editar código-fonte]

Reinaldo de Oliveira foi um dos mais antigos dentistas da cidade de Osasco. Nascido e criado na região. Quando adulto, já clinicando sentiu a necessidade da separação do então bairro de Osasco da cidade de São Paulo, e juntamente com outros moradores e "osasquences por moradia" criaram uma sociedade "Amigos de Osasco", com sede então em sua própria casa e único presidente. A partir de então começaram a sua luta para obterem a emancipação da cidade. Os donos dos cartórios de Oficio existentes na época lideravam a campanha do NÃO à emancipação e do outro lado a turma do SIM, representados pelas cores preta e branca sucessivamente. Vários anos decorreram antes do plebiscito que questionava se deveriam ou não ser o bairro reconhecido como uma cidade. A luta envolve muitas fatos tragicômicos. Ao viaduto metálico construído na administração do então prefeito Francisco Rossi de Almeida foi dado o nome de Dr. Reynaldo de Oliveira, falecido pouco tempo antes da conclusão da obra, e que detinha o titulo de Patriarca da Emancipação.

Galeria de Imagens[editar | editar código-fonte]

Eventos[editar | editar código-fonte]

Osasco apaga as luzes do viaduto metálico na “Hora do Planeta” em 28 de março .
Ficheiro:PonteReinaldodeOliveiranatal2011.JPG
Viaduto Reinaldo de Oliveira 2011 (natal)

A Secretaria do Meio Ambiente apaga as luzes do viaduto metálico por uma hora, na hora do planeta, e as casas apagam tudo por uma hora![carece de fontes?]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Viaduto Reinaldo de Oliveira