98 FM (Maceió)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rádio Gazeta (Maceió))
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
98 FM Maceió
[1]
Rádio Gazeta de Alagoas 1260 AM Ltda.
País  Brasil
Frequência(s) 98.3 MHz FM
Antigas frequências:
AM 1260 kHz
Sede Maceió, AL
Slogan "A Rádio Que Te Move"
Fundação 2 de outubro de 1960 (58 anos)
Fundador Arnon Afonso de Farias Melo
Pertence a Organização Arnon de Mello
Proprietário(s) Fernando Collor de Melo
Afiliações Rede Gaúcha SAT
Idioma Língua portuguesa
Prefixo ZYH 242
Nome(s) anterior(es) Rádio Gazeta de Alagoas AM

Rádio Gazeta

Emissoras irmãs
  • Gazeta FM
  • TV Gazeta
  • Rádio Gazeta Pão de Açúcar
Cobertura Estado de Alagoas
Coord. do transmissor -9.617955, -35.761188
Dados técnicos Potência: 50 Kw
Página oficial http://www.98fmmaceio.com.br

A 98 FM Maceió é uma estação de rádio brasileira com sede em Maceió, AL. No ar na frequência FM 98.3 MHz[1] desde 29 de abril de 2019, já foi Rádio Gazeta AM - 1260 KHz.

História[editar | editar código-fonte]

A então Rádio Gazeta foi inaugurada no dia 2 de outubro de 1960 pela Organização Arnon de Mello na frequência de AM 1260 KHz. Ela surgiu doze anos após a instauração do rádio em Alagoas, no governo de Silvestre Péricles de Góis Monteiro, que inaugurou a pioneira Rádio Difusora, emissora oficial do Estado.[2]

Quando a Gazeta surgiu, a Organização Arnon de Mello já produzia o jornal Gazeta de Alagoas, líder ainda hoje na preferência dos leitores alagoanos. Na década de 60, a Rádio Gazeta já consolidava sua liderança em audiência junto ao mercado publicitário e de ouvintes.

A Rádio Gazeta é marcada por atravessar a era em que o rádio AM era exclusivamente musical, se consagrando como uma emissora jornalística. Sua programação eclética abreviou a programação musical, abrindo espaço à informação e ao esporte.

No mês de fevereiro de 2019, a emissora com autorização da Anatel, migra para FM 98.3 MHz. Como o grupo já possui á Gazeta FM, a nova emissora passará á se chamar 98 FM Maceió no mês de abril.

Na madrugada de do dia 7 para o dia 8 de abril depois de muito tempo á operar, a rádio encerra sua fase como Rádio Gazeta e encerrando sua fase no AM 1260, no dia seguinte passa á se chamar 98 FM Maceió focando apenas em FM 98.3 com música, entretenimento e informação. Brevemente o grupo focará também na migração da Rádio Gazeta Pão de Açúcar.

Está classificada [carece de fontes?] entre as dez maiores emissoras do Brasil na cobertura de eventos esportivos internacionais, como a Copa do Mundo, Olimpíadas, Copa América e torneios esportivos das mais diversas modalidades. O Timaço da Gazeta comandado por Arivaldo Maia detém a liderança de audiência nas transmissões esportivas em Alagoas acompanhando os times do estado como o CSA e o CRB além de acompanhar os campeonatos nacionais e internacionais de futebol.

Em sua programação diária, o ouvinte acompanha todos os momentos políticos e históricos. O ouvinte participa da programação da emissora seja por telefone, site e redes sociais.

Referências

  1. «A história do rádio em Alagoas». História de Alagoas. 6 de junho de 2015. Consultado em 29 de dezembro de 2017 
  2. Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza; Ferro, Ricardo José Oliveira (2010). «Panorama do Rádio em Maceió» (PDF). Fortaleza. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (em português brasileiro): 1-15. Consultado em 9 de junho de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Rádio é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.