Raabe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Raabe de Jericó
Raabe
Raabe representada em uma pintura.
Heroína da Fé e Ancestral de Jesus
Veneração por Igreja Ortodoxa
Igreja Oriental
Igreja Ortodoxa Copta
Atribuições Espiã de Jericó
Hospedeira de Jericó
Portal dos Santos

Raabe (em hebraico: רָחָב, Hebraico moderno: Raẖav, Hebraico tiberiano: Rāḥāḇ; "amplo", "grande"; em grego: Ῥαάβ), era de acordo com o Livro de Josué, uma mulher que vivia em Jericó, na Terra Prometida e que ajudou os israelitas na captura da cidade.

Quase todas as traduções do livro de Josué para o português a descrevem como uma prostituta ou hospedeira, Segundo a Bíblia, seu filho Boaz foi bisavô do rei Davi, linhagem da qual, veio Jesus Cristo.

Profissão[editar | editar código-fonte]

O comentarista judeu medieval Rashi afirma que ela era uma feirante em Jericó. O historiador do primeiro século d.C. Flávio Josefo menciona que Raabe manteve uma pousada, mas é omisso quanto a saber se apenas o arrendamento de quartos era sua única fonte de renda. No Novo Testamento Cristão, a Epístola de Tiago e a Epístola aos Hebreus seguem a tradição estabelecida pelos tradutores da Septuaginta no uso da palavra grega "πόρνη" (que geralmente é traduzido para o Português como "meretriz" ou "prostituta") para descrever Raabe.[1][2][3]

História[editar | editar código-fonte]

De acordo com o relato bíblico, Raabe teria convertido-se a Deus e ajudado os espiões israelitas antes da invasão da cidade, hospedando-os em sua casa.

Após a conquista de Jericó por Josué, a vida de Raabe é preservada juntamente com sua família. Após a destruição de Jericó, Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deu à luz Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem de Jesus. O Novo Testamento, no Evangelho segundo Mateus, informa que Raabe teria sido esposa de Salmom e mãe de Boaz, o Evangelho segundo Lucas também cita Salmom como pai de Boaz, entrando assim para a genealogia de Jesus e do rei Davi.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a Bíblia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.