Acústicos & Valvulados

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Rafael Malenotti)
Ir para: navegação, pesquisa
Acústicos & Valvulados
Informação geral
Origem Porto Alegre, RS
País  Brasil
Gênero(s) Rock and roll, hard rock,
indie rock, rock alternativo
Período em atividade 1991 – atualmente
Gravadora(s) Independente
Integrantes Rafael Malenotti
Alexandre Móica
Daniel Mossmann
Diego Lopes
Paulo James
Luciano Leães
Ex-integrantes Roberto Abreu
Página oficial Página oficial

Acústicos & Valvulados é uma banda brasileira de rock and roll formada em 1991 na cidade de Porto Alegre, RS. A banda é composta atualmente por Rafael Malenotti (vocal), Alexandre Móica (guitarra), Diego Lopes (baixo e teclado), Paulo James (bateria), Luciano Leães (teclado) e Daniel Mossmann (guitarra e baixo). A formação original contava com Roberto Abreu, baixista que não integra mais a banda. Diego Lopes, Luciano Leães e Daniel Mossmann vieram na segunda formação.

Após cinco discos gravados em estúdio, o grupo lançou, em 2007, um álbum acústico. Em 2008 foi lançado, pelo selo Olelê Music, o DVD Acústico, ao Vivo e a Cores, gravado no Clube Leopoldina Juvenil em Porto Alegre.

Entre seus principais sucessos, estão as canções Até a Hora de Parar, Fim de Tarde Com Você, Remédio, Milésima Canção de Amor e O Dia D é Hoje.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Antes do Acústicos & Valvulados, o vocalista Rafael Malenotti integrava uma banda de rockabilly denominada Os Nelson. Na noite de Natal de 1990, mundido de uma fita VHS com videoclipes da banda norte-americana Stray Cats, Malenotti apresentou-se em uma festa do gênero em que estavam o guitarrista Alexandre Móica, o baterista Paulo James e o baixista Roberto Abreu. Foi convidado para ensaiar com eles no dia seguinte.[2]

A banda foi oficialmente formada a partir de 1991, quando adotou seu nome, inspirado em uma seção de rockabilly de um fanzine de Curitiba. O rockabilly do Acústicos & Valvulados chamou a atenção do VJ Thunderbird, que levou a banda para uma apresentação na MTV Brasil. A exposição rendeu uma participação da coletânea Chá das Quatro em 1994, da qual também faziam parte as bandas Mr. Papoo, Pura Sangre e Quintos dos Infernos. O Acústicos tocou as últimas quatro faixas do álbum, todas com letras em inglês. Dois anos mais tarde seria lançado o primeiro álbum de estúdio, intitulado God Bless Your Ass, cujo destaque era a regravação de Minha Fama de Mau, de Roberto e Erasmo Carlos.

Em 1999, o Acústicos & Valvulados assinou contrato com a gravadora Antídoto. A partir de então, a banda mudou de estilo, passando a cantar músicas com letras em português. No mesmo ano, gravou seu segundo álbum, o homônimo Acústicos & Valvulados.

Em 2001, o terceiro álbum – Acústicos & Valvulados – foi gravado em Belo Horizonte, com produção do tecladista Henrique Portugal e do baterista Haroldo Ferretti, músicos da banda Skank. No álbum, estavam alguns hits da banda, como O Nome Dessa Rua, Milésima Canção de Amor, Suspenso no Espaço e Remédio.

Em 2007, o Acústicos lançou o CD e DVD Acústico, Ao Vivo e a Cores, em parceria com a RBS TV e Casa Elétrica, gravado na Associação Leopoldina Juvenil em Porto Alegre.

A partir de 2010, a banda optou por se autogerir, controlando da distribuição de discos à venda de shows. Neste ano, foi gravado o álbum Grande Presença!. Em conjunto com as bandas Identidade e Os Replicantes, lançou em 2013 o DVD 3x Rock, gravado de um show no bar Opinião em janeiro de 2011.[3] No ano seguinte, foi lançado o álbum Meio Doido e Vagabundo e a coletânea Diamantes Verdadeiros, com regravações dos seus maiores sucessos.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
1996 God Bless Your Ass Paradoxx
1999 Acústicos & Valvulados Antídoto
2001 Acústicos & Valvulados II Antídoto
2003 Creme Dental Rock 'n' Roll Sum Records
2005 Esse Som Me Faz Tão Bem Antídoto
2010 Grande Presença! Gravadora independente
2014 Meio Doido e Vagabundo - O Fino do Rock Mendigo Gravadora independente

Álbuns ao vivo[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
2007 Acústico, ao Vivo e a Cores Antídoto/Orbeat Music

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora
2014 Diamantes Verdadeiros - O Top 10 da Era do Rádio Gravadora independente

Álbuns split[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Observação
1994 Chá das Quatro Antídoto/Acit Dividido com as bandas Mr. Papoo, Pura Sangre e Quintos dos Infernos

Videografia[editar | editar código-fonte]

DVDs[editar | editar código-fonte]

Ano DVD Gravadora
2008 Acústico, ao Vivo e a Cores Antídoto/Orbeat Music

DVDs coletivos[editar | editar código-fonte]

Ano Álbum Gravadora Observação
2013 3x Rock Marquise 51 Produtora Dividido com as bandas Os Replicantes e Identidade

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Formação atual[editar | editar código-fonte]

Ex-integrantes[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmiação Categoria Resultado Observação
1995 MTV Video Music Brasil Democlipe Indicado Indicação pelo videoclipe da canção Dynamite

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. E-cult (31 de outubro de 2016). «Turnê "25 Anos" Acústicos & Valvulados em Pelotas». Consultado em 4 de abril de 2017 
  2. Diário Gaúcho (25 de dezembro de 2015). «25 anos de Acústicos & Valvulados». Consultado em 4 de abril de 2017 
  3. Clicrbs (2 de julho de 2013). «DVD "3XRock" é lançado com show na Fnac do BarraShopping nesta quarta». Consultado em 4 de abril de 2017 
Flag of Brazil.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.