RedeTV! Esporte

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
RedeTV! Esporte
RedeTV! Esporte
Logotipo entre 2009 e 2011
Informação geral
Formato telejornal
Gênero Esportivo
Duração 45 minutos
Elenco Marcelo Bianconi
Bruno Prado
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Sidnei Bortotto
Apresentador(es) Gabriela Pasqualin (Diária)
Juliana Franceschi (Especial)
Exibição
Emissora original
Formato de exibição 1080i (HDTV)
Transmissão original Primeira Fase: 28 de fevereiro de 2005 - 24 de agosto de 2007 Segunda Fase: 18 de maio de 2009 - 01 de março de 2013

RedeTV! Esporte foi um telejornal esportivo da RedeTV!, que era exibido sempre de segunda a sexta e aos sábados, com a edição especial. Trazia as principais informações do mundo esportivo e as últimas notícias dos clubes brasileiros, além de gols e imagens com a participação do telespectador.

Primeira Fase[editar | editar código-fonte]

A primeira fase do programa entrou no ar no dia 28 de fevereiro de 2005, com a apresentação de Fernando Vanucci e Roberto Avallone. Em Abril, Avallone é demitido da emissora por ter acertado, às escondidas, a transferência para a Rede Bandeirantes. No final do mês, Cristina Lyra começa a apresentar o programa ao lado de Vanucci, formando a dupla que, até então, apresentava a atração. Uma curiosidade: os dois já chegaram a apresentar juntos, em 2004, o extinto Jornal da TV!, na folga dos titulares Augusto Xavier e Rita Lisauskas. O Editor-chefe era o jornalista Alex Fogaça, e o diretor de esportes, Terence Mattar (hoje na Band). Em Outubro de 2005, após o final da Liga Futsal daquele ano, o programa chegou a ter uma edição aos domingos apresentada por Cristina Lyra, com uma retrospectiva dos fatos ocorridos durante a semana e lances dos jogos do Brasileirão e da Liga dos Campeões da UEFA. No entanto, a edição dominical foi retirada do ar por não alcançar a repercussão esperada pela emissora. Desde que estreou, o programa sofreu seguidas trocas de horário. De Fevereiro até Novembro de 2005, o programa tinha meia hora de duração e começava às 19:20. Com a demissão de João Kléber, a RedeTV! reformulou sua grade de programação e deu mais meia hora para o programa, que passou a ser exibido às 18:15. Mas em Dezembro, a emissora teve de cumprir sentença judicial apresentando o Direitos de Resposta por 30 dias. Chegou-se a falar em férias para a atração, mas resolveu-se por tirar meia hora desta, que passou a ser apresentada de 18:50 às 19:20. Em Fevereiro do ano seguinte, com o fim do prazo da sentença judicial, o RedeTV! Esporte ganhou novamente mais meia hora, sendo apresentado de 18:50 às 19:50. No dia 11 de Abril, foi reduzido a 35 minutos e passou a ser apresentado às 19:15. Outra troca de horário aconteceu em 10 de Julho, quando passou para as 20:05. Com a chegada do Horário Político, o programa passou a ser exibido das 20h00 as 20h30, e no dia 29 de Setembro voltou à duração anterior. No início de Dezembro, sofreu outra alteração de horário, passando a ser exibido às 18:10. A baixa audiência obtida (1 ponto apenas), no entanto, fez com que o programa voltasse ao horário de 19:30 em Março de 2007, mas tal alteração durou pouco tempo: devido à mudanças de programação causadas pelo programa Encontro Marcado, o programa retornou ao horário de 18:10, ganhando mais 20 minutos de duração, mas a pouca audiência (1 ponto, perdendo até para a MIX TV) fez terminar a primeira fase do RedeTV! Esporte, em 24 de Agosto de 2007. O programa foi substituído pelo Notícias das 6.

Minas Gerais[editar | editar código-fonte]

No início de 2006 o programa ganhou uma edição local pela RedeTV! Belo Horizonte, exibida diariamente a partir de 19h00. Era apresentada por Chico Maia e Lélio Gustavo, e ficou no ar até 2008.

Volta ao ar[editar | editar código-fonte]

Em 18 de maio de 2009, o programa voltou ao ar, agora sob o comando de Flávia Noronha, no horário de 11:30 da manhã. Seguindo a linha do Leitura Dinâmica, passou a mostrar notícias curtas sobre os clubes, jogos e gols pelo Brasil e pelo mundo e estreou o quadro Achei na Net, com vídeos da Internet. Inicialmente com duração de 15 minutos, em fins de junho do mesmo ano teve duração ampliada para 25 minutos, devido à reclamações de telespectadores sobre cortes de matérias por escassez de tempo.

Em 5 de abril de 2010, o programa ganhou mais cinco minutos e mudou de horário, passando a ser exibido ao meio-dia. Na semana seguinte, em 9 de Abril, Flávia Noronha despede-se da atração, convidada que foi para assumir o TV Fama. No dia 19 de abril em seu lugar, entrou Paloma Tocci. Durante a Copa do Mundo, o programa mudou para às 14h00 para não concorrer com os jogos exibidos às 11h00 além de poder oferecer as informações atualizadas sobre os mesmos. No dia 12 de julho, o programa novamente muda de horário passa a ser das 11h15 às 12h00 tendo assim 45 minutos de duração.

No dia 21 de fevereiro de 2011, o programa passou a exibido a partir das 11h00 da manhã passando a ter uma hora de duração. Em 2012, o programa passa a ser exibido às 18h00.[1] Com o retorno de Paloma Tocci à Rede Bandeirantes, em maio de 2012, Gabriela Pasqualin assumiu o programa diário. No dia 1 de março de 2013, o programa foi exibido pela última vez. Em 29 de abril, estreou o Bola Dividida.

Edição Especial[editar | editar código-fonte]

Em Junho de 2011, o programa passa a ter uma edição especial também aos sábados, apresentado por Gabriela Pasqualin e eventualmente, por Roberta Gabardo e tendo Paloma Tocci, apresentando uma mesa redonda. A atração ia de 13h00 as 16h00, a não ser quando se tinha futebol. Em Julho de 2012, o programa passou a ser apresentado de 13h00 às 14h00, com uma hora de duração, tendo o comando de Juliana Franceschi. Deixou de ser exibida em 2013.

Quadros[editar | editar código-fonte]

  • Abre o Jogo - uma entrevista com um ídolo do futebol e do esporte em geral, que contava sua história, suas manias e preferências.
  • Por Onde Anda - uma personalidade esportiva sumida da mídia revelava o que fazia hoje em dia e contava curiosidades sobre sua época de jogador.
  • Isto é Esporte - neste quadro, o telespectador conhecia esportes pouco divulgados na mídia.
  • Loucuras do Torcedor - um torcedor contava uma história inacreditável que viveu para assistir um jogo, bastando apenas mandar um e-mail para o programa.
  • Alô, Você - os torcedores mandavam seu recado ou bronca para jogadores e dirigentes como se estivessem conversando ao telefone
  • Interativa - enquete sobre um assunto de destaque.
  • Mancadas - vídeos da Internet com as principais trapalhadas dos esportes.
  • Frase do Torcedor - Uma citação ou gozação do telespectador, encerrando a parte nacional do programa.
  • O Melhor do Bola na Rede - compacto curto, exibido às terças, com os melhores momentos do debate esportivo dominical.
  • Parada de Sucessos - era tocada uma música relativa a um assunto de destaque, ou em homenagem a uma personalidade.
  • O RedeTV! Esporte Pictures Apresenta... - um assunto de destaque era sempre comparado com um filme de sucesso.
  • Fala, Torcida - o repórter Fernando Fontana entrevistava torcedores que davam sua opinião e faziam seu show, seja narrando um lance ou fazendo embaixadas.
  • E aí? - o torcedor dava a sua opinião sobre um assunto polêmico em destaque.
  • Parece que Foi Ontem - um jogador que brilhava no futebol do exterior teve revisada neste quadro sua participação em clubes brasileiros
  • Da Redação - As notícias dos clubes brasileiros eram analisadas por Rodrigo Cabral ou Fernando Fontana, da redação da RedeTV!
  • Pergunta Divertida - Os apresentadores perguntavam ao maior pontuador do dia na promoção Copa de Prêmios um pergunta fácil, que lhe dava direito a um prêmio extra de 1000 reais.
  • Achei na Net - um vídeo esportivo curioso e engraçado, vindo da Internet, era exibido e comentado.

Cronologia de apresentadores[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Esporte&Mídia (29 de dezembro de 2011). «RedeTV! muda programação e altera horário do 'RedeTV! Esporte'». Consultado em 30 de dezembro de 2011. Arquivado do original em 9 de janeiro de 2012 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site Oficial