Retórica a Alexandre
Aspeto
A Retórica a Alexandre (também amplamente conhecida por seu título em latim: Rhetorica ad Alexandrum; em grego clássico Τέχνη ῥητορική) é um tratado tradicionalmente atribuído a Aristóteles. Acredita-se, hoje em dia, que seja, em realidade, um trabalho de Anaxímenes de Lâmpsaco[1]. Quintiliano parece se referir a este trabalho sob o nome de Anaximenes na Institutos de Oratória[2], como o filólogo renascentista Piero Vettori primeiramente reconheceu. Essa atribuição, contudo, foi discutida por alguns acadêmicos. Como o único manual completo de retórica ainda sobrevivente do mundo grego antigo, a Retórica a Alexandre fornece um olhar inestimável ao universo retórico com que Aristóteles convivia.
Traduções em português
[editar | editar código-fonte]- ARISTÓTELES. Retórica a Alexandre. Tradução do grego e notas de Edson BINI. São Paulo: Edipro, 2012. 128p. ISBN: 9788572837798
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Ian Worthington, A Companion to Greek Rhetoric, Wiley-Blackwell, 2006, pg. 90
- ↑ «Institutio Oratoria, 3.4.9». Consultado em 6 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 21 de julho de 2011
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- Texto em grego, editado por Immanuel Bekker, Oxford, 1837
- Texto em grego com comentário em latim editado por Leonhard von Spengel, Leipzig, 1847
- English translations: A retórica de Aristóteles ao rei Alexandre (London, 1686); De Rhetorica ad Alexandrum, traduzida para o inglês por E. S. Forster, Oxford, 1924 (começando na página 231 do PDF)