Rio Jequitaí

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Jequitaí
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Localização
País
Localização
Coordenadas
Hidrografia
Tipo

O rio Jequitaí é um curso de água localizado no centro-norte do estado de Minas Gerais, Brasil. É afluente do rio São Francisco,[1] nascendo na serra do Espinhaço, dentro do Parque Nacional das Sempre-Vivas. Possui quedas d'água, sendo mais conhecida a cachoeira do Tombador. A vegetação ao seu redor é de cerrado e de campos rupestres, que divide espaço com as antigas fazendas de gado de corte. Suas águas abastecem os pequenos municípios do entorno, e o principal deles é o município que leva o mesmo nome do rio, Jequitaí.

É um rio mencionado na literatura que consagra a região do centro-norte de Minas Gerais. No romance Grande Sertão: Veredas e na novela Dão-Lalalão do escritor mineiro Guimarães Rosa é anunciado como lugar de passagem, de travessia de personagens e mesmo ponto de referência.

Hoje, com o desmatamento causado pelo plantio de eucalipto e pinho para a produção de carvão, algumas de suas nascentes estão desaparecendo, o que tem diminuído a vazão do rio. É ameaçado também pela poluição e por projetos de construção de barragens que não levam em conta análises de impacto ambiental. Ainda assim, possui qualidade de água razoável, e tem, como núcleo de pesquisa e defesa da saúde do rio, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Jequitaí e Pacuí – UPGRH SF6.

Em 2015 secou totalmente, pela primeira vez que se tenha notícia.[1]

Referências

  1. a b Valquiria Lopes (7 de outubro de 2015). «Afluentes do Rio São Francisco secam pela primeira vez». Consultado em 20 de junho de 2018 
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.