Rio Uberaba

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde maio de 2019). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde junho de 2016). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Uberaba
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda

Trecho do rio Uberaba em dia chuvoso.

Localização
País
Hidrografia
Tipo
Nascente
Chapadão do lindolfo
Altitude da nascente
1 000 m
Foz
Rio Grande

O rio Uberaba é um curso de água que banha o estado de Minas Gerais, no Brasil. Pertence à sub-bacia do rio Grande e à bacia do rio Paraná.

Está localizado no Triângulo Mineiro. O rio Uberaba nasce no chapadão do Lindolfo, a cerca de mil metros de altitude, em uma espécie de turfa constituída por capim e um solo escuro. A água de sua nascente é originária das chuvas. O rio Uberaba desagua no rio Grande. Em sua passagem pela cidade de Uberaba, margeia a cidade ao norte e a oeste. Dentro do município de Uberaba, estão catalogados 61 tributários do rio, sendo 33 afluentes na margem esquerda e 28 na margem direita. É deste rio que se retira a água que abastece toda a população uberabense. Também nele eram despejados, in natura, todo o esgoto industrial e doméstico de cerca de 300 000 pessoas. A prefeitura de Uberaba vem trabalhando no Projeto Água Viva, que trata o esgoto da cidade antes de jogá-lo no rio através da Estação de Tratamento de Esgoto Uberaba, que trata 98 por cento do esgoto antes de despejá-lo no rio. [1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Do tupi 'yberaba, que significa "água brilhante" (pela junção de 'y , "água" e berab, "brilhante"), vem o nome Uberaba.[2] Foi por conta desse rio que a cidade que se desenvolveu à sua volta chamou-se Uberaba.

Municípios banhados pelo rio[editar | editar código-fonte]

Referências