Rodrigo Dantas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o atleta, veja Rodrigo Dantas (futebolista).
Rodrigo Dantas
Deputado estadual do  Rio de Janeiro
Período 2007 - 2011
Dados pessoais
Nascimento 13 de março de 1976 (48 anos)
Rio de Janeiro
Partido Democratas
Profissão Economista

Rodrigo Dantas (Rio de Janeiro, 13 de março de 1976) é um político brasileiro.

Formado em economia pela PUC-RJ, pós-graduado em administração pelo IBMEC, trabalhou na área de finanças em diversas empresas e bancos até 2004, quando foi convidado pelo ex-Prefeito Cesar Maia para ser Subprefeito da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.[1]

Em 2006, concorreu a um cargo público pela primeira vez, disputando uma vaga para Deputado Estadual pelo então PFL, sendo eleito com 67.362 votos.[2] Foi líder da oposição ao governo Sérgio Cabral Filho (PMDB) na Alerj e membro de diversas comissões permanentes da casa, entre elas a de Ética, a de Constituição e Justiça, a de Orçamento, a de Tributação e a de Economia.

Em 2008, licenciou-se do cargo de Deputado Estadual para assumir a Secretaria de Obras da Cidade do Rio de Janeiro. Como Secretário, teve sua gestão caracterizada pela defesa da sustentabilidade por ter buscado formas de combinar a preservação ambiental com a conservação e os reparos necessários em toda a cidade.

Retornou à Alerj no início de 2009 e tentou a reeleição, pelo DEM, nas eleições gerais de 2010, não tendo conseguido, com 16.617 votos.[3]

Legisla prioritariamente nas áreas de meio ambiente, desenvolvimento econômico, educação e deficientes, além da redução de impostos e da valorização do servidor público, com atuação parlamentar voltada para o desenvolvimento da Zona Oeste do Rio de Janeiro e da economia fluminense.

Ficou marcado pelas lutas contra o Terminal Pesqueiro na Ilha do Governador, contra o Lixão em Seropédica e pela oposição ferrenha ao governador Sérgio Cabral.

É filho do ex-Deputado e ex-Secretário Eider Dantas e da professora municipal Maria Edite.[1]

Referências

  1. a b «Perfil do Deputado Estadual Rodrigo Dantas». Consultado em 16 de outubro de 2010 
  2. «UOL - Eleições 2006 - Apuração - Rio de Janeiro». Consultado em 6 de outubro de 2010 
  3. «UOL - Eleições 2010 - Apuração - Rio de Janeiro». Consultado em 16 de outubro de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]