Ronaldo Felipe Azevedo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ronaldão
Informações pessoais
Nome completo Ronaldo Felipe Azevedo
Data de nascimento 4 de setembro de 1971 (52 anos)
Local de nascimento Muriaé, Minas Gerais, Brasil
Nacionalidade brasileiro
Altura 1,80 m
canhoto
Apelido Ronaldão II
Informações profissionais
Posição ex-zagueiro
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
1996
1996
1997
1997
1998
1999–2000
2001–2002
2003–2005
Portuguesa Santista
São Paulo
São José-SP
São Caetano
Sport
Flamengo
Sport
Nacional de Muriaé

Ronaldo Felipe Azevedo, mais conhecido por Ronaldão (Muriaé, Minas Gerais, 4 de setembro de 1971), é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro, e que teve boas passagens por Flamengo e Sport.[1]

Após pendurar as chuteiras, tornou-se árbitro, onde trabalha na Liga Esportiva de Muriaé.[2]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ronaldão iniciou sua carreira futebolística no Nacional de Muriaé.[2] Ainda bem jovem, foi para o Espírito Santo, onde jogou no Comercial de Alegre. O destaque no pequeno time do interior o levou à capital capixaba para atuar na tradicional Desportiva Ferroviária, onde profissionalizou-se.

Em seguida foi para a Bahia, defendendo a Catuense. Destacando-se mais uma vez, foi disputar o Campeonato Paulista pelo América-SP.

Em 1996, transferiu-se para a Portuguesa Santista e fez parte do elenco que chegou ao vice-campeonato da Série A2.

O bom desempenho, o fez ser negociado, ainda no mesmo ano, com o São Paulo. Foi reserva durante o Campeonato Brasileiro daquele ano, entrando em duas partidas. Em uma delas, foi expulso, na goleada do Tricolor de 4–1 sobre o Flamengo.

Seguiu no futebol paulista, atuando por São José-SP e São Caetano em 1997.

Na temporada seguinte, foi jogador do Sport. Conquistou o Campeonato Pernambucano[3] e despertou o interesse de vários clubes brasileiros, escolhendo a proposta do Flamengo.

Chegou ao rubro-negro no início de 1999, chancelado pelo Romário, que havia sido marcado por ele no Brasileirão passado. Na equipe rubro-negra carioca, ele começou o ano como titular da zaga ao lado de Fabão. Naquela ocasião, havia ganhado a confiança do técnico Evaristo de Macedo e barrado o jovem Juan, que acabou retornando aos juniores. Ronaldão integrou o elenco campeão da Copa Mercosul em 1999 e bicampeão carioca. No total, segundo dados do "Almanaque do Flamengo", de Roberto Assaf e Clóvis Martins, ele atuou em 29 jogos pelo clube, sendo 9 vitórias, 4 empates e 10 derrotas.[1]

Da Gávea, retornou ao Sport. Mas, diagnosticado com um problema na coluna, retornaria ao Nacional de Muriaé para encerrar a carreira, o que ocorreu em 2005.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Sport
Flamengo

Referências