Gerardo Majella

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de São Geraldo Magela)
Gerardo Majella
Gerardo Majella
Irmão leigo e Confessor
Nascimento 6 de abril de 1726
Muro Lucano, Basilicata
Morte 16 de outubro de 1755 (29 anos)
Caposele, Campânia
Veneração por Igreja Católica
Beatificação 29 de janeiro de 1893
por Papa Leão XIII
Canonização 11 de dezembro de 1904
por Papa Pio X
Principal templo Santuário de São Gerardo Majella, Materdomini, Avellino , Itália
Festa litúrgica 16 de outubro
Atribuições Homem abraçado a um crucifixo.
Padroeiro da gravidez, dos falsamente acusados, das boas confissões e da maternidade.
Portal dos Santos

São Gerardo Majella ou Maiella C.Ss.R. (Muro Lucano, 6 de abril de 1726Caposele, 16 de outubro de 1755) foi um irmão leigo da Congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) italiano, venerado como santo pela Igreja Católica.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Majella era filho de um alfaiate. Seu pai morreu quando ele tinha doze anos de idade e sua família ficou em estado de extrema pobreza. Tentou entrar na Ordem dos Capuchinhos, mas este os recusaram devido a sua condição de saúde. Já junto à Congregação dos Redentoristas, este foi aceito sem resistências e serviu como sacristão, jardineiro, porteiro, enfermeiro e alfaiate.

Durante sua trajetória como religioso, em 1754, foi acusado falsamente de ser o pai do filho de uma mulher gravida, Néria Caggiano. Ele retirou-se, entrou em retrete. A referida mulher se arrependeu, retratando-se e inocentando-o. Por isso sua ligação como patrono de todos os aspectos da gravidez. Ele também tinha a fama de ser bilocate (a capacidade de estar presente em dois lugares ao mesmo tempo) e de ser vidente.

Faleceu vítima de tuberculose, foi beatificado em 29 de janeiro de 1893 pelo Papa Leão XIII, e canonizado em 11 de dezembro de 1904 pelo Papa Pio X. O seu dia é comemorado em 16 de outubro e é padroeiro dos alfaiates, das boas confissões, das crianças, das pessoas falsamente acusadas, das gestantes, dos irmãos leigos, das mães, das maternidades, do movimento pró-vida, de Muro Lucano, dos nascituros, do parto e dos porteiros.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Gerardo Majella