Serra de São Bernardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Broom icon.svg
As referências deste artigo necessitam de formatação (desde maio de 2017). Por favor, utilize fontes apropriadas contendo referência ao título, autor, data e fonte de publicação do trabalho para que o artigo permaneça verificável no futuro.
Serra de São Bernardo
Serra de São Bernardo vista da zona leste de Caicó.
Coordenadas 6° 25′ 21″ S, 37° 00′ 05″ O
Altitude 638 m
Localização Caicó, Rio Grande do Norte, (Brasil)
Cordilheira ramificação do Planalto da Borborema
Rota mais fácil Caicó (Rio Grande do Norte)

Serra de São Bernardo, também conhecida como Serra de Queicuó ou Serra de Samanaú,[1] trata-se de uma serra originária de uma ramificação do maciço principal do Planalto da Borborema.[2] Localizada a aproximadamente 10 km ao norte do centro da cidade de Caicó,[3] alcança a altitude de 638 metros, se configurando como o ponto mais alto daquela cidade.[4]

A Serra de São Bernardo é vista pelos turistas como importante local para prática de trekking, caminhadas, cicloturismo e atividades verticais (rapel), além de local de observação de pássaros e da flora da caatinga.[5]

Referências

  1. Manoel Pereira da Rocha Neto (2002). «Jornal das Moças (1926-1932):Educadoras em manchete» (PDF). Consultado em novembro 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. Vingt-un Rosado e América Rosado. «Geografia, geologia, suprimento d'água, transportes e açudagem nos estados orientais do norte do Brasil» (PDF). Consultado em novembro 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. IBGE (1981). «Azimutes, coordenadas, altitudes» (PDF). Consultado em novembro 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. IDEMA. «Compartimentos de relevo» (PDF). Consultado em novembro 2011. Arquivado do original (PDF) em 3 de fevereiro de 2014  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. Roteiro Seridó. «Trekking na Serra de São Bernardo». Consultado em novembro 2011. Arquivado do original em 19 de dezembro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)


Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.