Severo Snape

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Severus Snape
Severo Snape
Severo Snape.jpg
Alan Rickman caracterizado como Professor Severo Snape
Dados pessoais
Sexo Masculino
Nascimento 9 de janeiro de 1960
Olhos Negros
Sangue Mestiço
Família Pais: Tobias Snape & Eileen Prince
Dados biográficos
Casa Blason Serpentard.svg Slytherin
Organizações as
quais pertence
Diretor da Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts

Diretor da Sonserina Corpo Docente de Hogwarts Comensal da Morte (como um espião de Dumbledore), Ordem da Fênix

Na série
Primeira aparição
em livro
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Primeira aparição
em filme
Harry Potter e a Pedra Filosofal
Intérprete Alan Rickman
Personagem da série Harry Potter

Severus Snape (Severo Snape na tradução brasileira) é um personagem ficcional na série Harry Potter da J. K. Rowling. Ele é caracterizado como uma pessoa de grande complexidade, cujo exterior controlado e friamente sarcástico oculta angústia e emoções profundas. No primeiro livro da série, Snape é um professor que desde o começo é hostil para com Harry. Conforme a série progride, o personagem de Snape torna-se mais enigmático e profundo. Rowling não revela totalmente os detalhes de suas reais lealdades até o fim do livro final, Harry Potter and the Deathly Hallows. Durante o correr da série, a representação de Snape muda daquele professor malicioso e perseguidor para um personagem principal de considerável intringância e ambiguidade moral.

Na série, Snape é um bruxo excepcionalmente habilidoso que ensina Poções na Escola de Hoghwarts. No sexto livro, ele ensina Defesa Contra as Artes das Trevas, uma posição que sabe-se que ele queria ao longo da história. Na maior parte da série, as ações de Snape parecem servir ao vilão maior, Lord Voldemort, apesar de que o mentor de Harry, Dumbledore, frequentemente aconselha Harry de quê, apesar das ações e animosidade de Snape, ele e suas reais lealdades são confiáveis. Snape tornar-se Diretor de Hogwarts no último livro, após matar Dumbledore no fim do sexto livro. Porém, nos capítulos finais do sétimo livro, morre nas mãos de Voldemort, revelando suas memórias e a história de fundo real de Harry, em seus últimos minutos, para o leitor. No epílogo, Harry descreve-o como "um dos mais valentes homens que conheci".

O personagem foi largamente aclamado pelos leitores e críticos; Rowling descreveu-o como "uma bênção de personagem"[1] cuja história ela já sabia desde o primeiro livro. O ator Alan Rickman interpretou Snape em todos os oito filmes de Harry Potter, lançados entre 2001 e 2011.

Representação nos filmes[editar | editar código-fonte]

Severus Snape aparece em todos os oito filmes de Harry Potter,[2] representado pelo ator britânico Alan Rickman. Rickman foi escolha pessoal da Rowling para esse personagem.[3] Alan teve conversas com Rowling sobre seu personagem aonde tornou-se um dos poucos da série a saberem da autora o futuro do personagem antes do fim da série de livros.[4] "Bem cedo ele já sabia que o personagem esteve apaixonado por Lily," disse Rowling. "Alan precisava entender […] de onde veio essa amargura em relação ao garoto que é o exemplo vivo da preferência de Lily por outro homem."[5]

Rickman usou esse conhecimento das lealdades máximas de Snape ao longo dos filmes para decidir como executar certas cenas, entregar falas específicas, ou usar a linguagem corporal para cobrir emoções específicas.[6] Quando os diretores do filme perguntavam a Alan o porquê dele estar executando a cena de certa maneira, ou entregando uma fala de maneira específica, Rickman simplesmente respondia que ele sabia algo que eles não.[6]

A performance de Rickman como Snape foi amplamente elogiada pelos críticos, fãs e pela própria Rowling. O Entertainment Weekly listou Rickman como uma das estrelas de cinema mais populares de 2007 por sua performance de Snape, dizendo "Como o frio, sem humor, instrutor de magia Severus Snape, Rickman pode não ter muito tempo de tela—mas cada minuto em que aparece é todo dele."[7] Rickman também notou as reações dos fãs; em uma entrevista, ele disse ter descoberto "que as pessoas em geral adoram o Snape. Ele é sarcástico, inflexível, etc, etc. Mas ele também é fascinante. Eu me divirto bastante personificando ele."[8] Rickman foi nomeado para diversos prêmios por sua representação de Snape, e em 2011, conseguiu ser eleito a melhor representação de personagem da série de filmes Harry Potter.[9]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Rowling on Snape». half-bloodprince.org. Arquivado desde o original em 26 July 2011. Consultado em 3 November 2012. 
  2. Sneak peak of Part 2
  3. Jess Cagle (5 November 2001). «The First Look At Harry» time.com [S.l.] Consultado em 31 March 2008. 
  4. «JK Rowling interview in full» CBBC [S.l.] 2 November 2001. Consultado em 29 July 2007. 
  5. «Anelli, Melissa, John Noe and Sue Upton. "PotterCast Interviews J.K. Rowling, part two."». Consultado em 31 March 2008. 
  6. a b Boucher, Geoff. «‘Harry Potter’: Alan Rickman looks back on decade of dark magic». Hero Complex. Los Angeles Times. Consultado em 9 June 2013. 
  7. «The movie stars we're loving right now» EW.com [S.l.] Consultado em 23 March 2008. 
  8. «Alan Rickman – French Interview Translation». 
  9. Serjeant, Jill (14 July 2011). «Snape voted greatest "Potter" character in MTV poll». Reuters [S.l.: s.n.]