Kilari

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ships)
Kirarin Revolution
きらりん☆レボリューション
Kirarin Reboryūshion
Kilari
Capa do primeiro volume do mangá.
Informações gerais
Gêneros Comédia romântica, Drama, Musical
Mangá
Escrito e ilustrado por An Nakahara
Editoração Shogakukan
Revistas Japão Ciao
França Glénat
Itália Star Comics
Coreia do Sul Daewon C.I.
China Ever Glory Publishing
Hong Kong Jade Dynasty
Demografia Shōjo
Período de publicação março de 2004junho de 2009
Volumes 14
Anime
Kirarin Revolution
Kirarin Revolution STAGE-3
Kilari (PT)
Direção Masaharu Okuwaki
Estúdio de animação SynergSP, G&G Entertainment, N/S KP TX 2006
Emissoras de televisão Japão TV Tokyo, AT-X, BS Japan
França Télétoon+
Itália Italia 1, Boing, Hiro
Hungria Animax
Coreia do Sul KBS
Período de exibição 7 de abril de 200627 de março de 2009
Episódios 153
Portal Animangá

Kirarin Revolution (きらりん☆レボリューション Kirarin Reboryūshon?, lit. "Revolução Cintilante" ou "Revolução de Kirarin"), e em Portugal conhecida apenas por Kilari, foi um mangá shōjo escrito por An Nakahara entre março de 2004 até junho de 2009, finalizando com 14 volumes. O título da franquia se originou por causa do nome do single de estreia de Kilari.[1]

Em agosto de 2007, o mangá foi editado pela revista Ciao e publicado pela Shogakukan. Em 2009, ganhou o Prêmio Shogakukan de Mangá [2] de melhor mangá do gênero Kodomo.

A adaptação do anime foi uma coprodução entre o Japão e a Coreia do Sul, e estreou dia 7 de abril de 2006 no Japão na TV Tokyo e encerrou suas transmissões em 27 de março de 2009, tendo 153 episódios.[3] A partir do episódio 103, o anime foi emitido em Alta Definição no formato 16:9 em animação 3D.

Em Portugal a primeira temporada do anime estreou no Canal Panda dia 5 de setembro de 2011, a segunda temporada no dia 17 de setembro de 2012 e a terceira temporada no dia 16 de setembro de 2013, todas com dobragem portuguesa.[4][5][6]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Kirari/Kilari Tsukishima é uma garota que tem 14 anos de idade, que não se preocupa com o ídolo japonês e o mundo de entretenimento porque está ocupada demais pensando em comida. Sua obsessão por comida só faz com que ela seja ignorante sobre o amor. Um dia, depois de salvar uma tartaruga que estava presa em uma árvore, Kilari conhece um garoto gentil chamado Seiji, que lhe dá um bilhete para o concerto dos SHIPS (um grupo ídolo popular) para mostrar a sua gratidão por ela ter salvado seu animal de estimação. No entanto, quando Kirari aparece no show, um outro garoto chamado Hiroto, rasga o bilhete e avisa a ela para ficar longe de Seiji, porque ambos vivem em mundos diferentes. Kilari indignada, vai para o concerto, apenas para descobrir quem são Seiji e Hiroto, e descobre que eles são membros dos SHIPS. Finalmente compreende o significado de "mundos diferentes", mas Kilari se recusa a desistir de perseguir Seiji e declara que ela também vai se tornar um ídolo. No entanto, ser um ídolo requer muito treinamento e talento. Prestes a dividir a fama e confrontar os rivais e os escândalos, Kilari fica determinada para se tornar uma grande ídolo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Kirari Tsukishima (月島きらり Tsukishima Kirari?) (Kilari na dobragem portuguesa)
Dublada por Koharu Kusumi, e no CD drama por Miyu Matsuki na versão original japonesa, e dobrada por Bárbara Lourenço na dobragem portuguesa.
Kirari é uma garota que tem 14 anos que se esforça para ser um ídolo, e a razão principal para se tornar uma, foi porque ela se apaixonou pelo Seiji dos SHIPS a primeira vista e quer se aproximar dele. Ela tem um enorme apetite por comida, e ela é desajeitada, confia demais nos outros, e não tem bom senso. Apesar de seus problemas e sua falta de talento, ela consegue perseverar, com resultado da ajuda que ela recebe dos seus amigos e com sua resiliência inabalável. Como um ídolo, ela ganha inúmeros amigos e apoiadores, mas seu vínculo mais forte é com Hiroto e Seiji, que agem como seus protetores. Ela tem uma característica única de transformar todos os projetos artísticos em formas de cogumelos.[7] A cor do tema é azul, depois amarela, e depois rosa.
Ao longo da série, ela fica presa em um triângulo amoroso com Hiroto e Seiji. No começo, ela gostava do Seiji e pensava nele como seu príncipe. Ela tenta fazer o que pode para impressioná-lo e tenta fazê-lo se apaixonar por ela. Conforme o tempo passa e ela passa um tempo com Hiroto, ela começa a se apaixonar por Hiroto também. No mangá, ela finalmente confessa seu amor a ele durante seu primeiro encontro.[8]
Apenas no anime, ela também é um membro do grupo de ídolos chamados Kira Pika que consiste nela e Hikaru Mizuki, que também são talentosas, mas têm medo do palco. Mais tarde, ela começa um outro grupo conhecido como Milky Way com outras duas meninas: Noel (azul) e Kobeni (amarela).
Na-san (なーさん Naa-san?)
Dublado por: Chigusa Ikeda e no CD drama por Kumiko Higa.
O gato de Kirari. Ele é um gato excepcional que pode costurar, cozinhar e fazer outras tarefas. Na-san recebeu reconhecimento por sua inteligência e habilidades de canto. Como um personagem mascote para a heroína, ele fornece uma grande quantidade de ajuda para Kirari e a protege do perigo. Também é mostrado que ele é um gato gênio que se destaca tanto em Inglês quanto Matemática.
Hiroto Kazama (風真 宙人 Kazama Hiroto?)
Dublado por: Akio Suyama (episódios 1-102), Takuya Ide (episódios 103-153) e no CD drama por Masaki Mimoto.
Um membro do popular grupo ídolo de boy bands chamado SHIPS. Ele se tornou um ídolo quando ele se juntou com Seiji aos 12 anos. Ele é o mais velho dos cinco irmãos, a quem ele cuida, enquanto seus pais estão fora. Por alguma razão, ele fica frio coincidentemente quando a avó de Kirari fala com ele ou quando ela é mencionada.
Ao contrário de Seiji, que é amável e gentil, Hiroto é honesto e rigoroso e às vezes é amargo com Kirari. Apesar de como ele a trata, ele realmente se preocupa com ela e gosta de vê-la sorrir alegremente. Embora ele suporta os sentimentos de Kirari por Seiji ao longo da série, muitas vezes ele se preocupa com ela quando ela enfrenta situações difíceis, e ele é geralmente aquele que ajuda-a. Ele é muito inteligente e talentoso em tarefas domésticas, e ensina Kirari e ajuda ela no trabalho.
Hiroto tem um lado macio escondido, ele gradualmente mostra mais carinho por Kirari, e ele também fica com ciúmes de outros caras como Cloudy, que tenta chegar perto dela, e em raras ocasiões, Seiji. No final do mangá, ele percebe seus verdadeiros sentimentos pela Kirari[9] e retribui seus sentimentos quando ela confessa a ele. No mangá, ele também beija Kirari depois que ele regressa de Nova Iorque.
Seiji Hiwatari (日渡 星司 Hiwatari Seiji?)
Dublado por: Souichiro Hoshi (episódios 1-102), Shikou Kanai (episódios 103-153) e no CD drama por Wataru Hatano.
Um membro do popular grupo ídolo de boy bands chamado SHIPS, que também tem um interesse amoroso no começo pela Kirari. Seiji aos 12 anos, tornou-se um ídolo quando ele se juntou com Hiroto. Ele é de uma família muito rica, e seus pais não concordam com ele ser um ídolo e quer que ele se case com outra família rica.[10] Durante todo o início da série, ele parece alheio aos sentimentos de Kirari, e ele a trata como uma irmã mais nova, mesmo quando ele fica com ciúmes de sua proximidade com Hiroto no episódio 12. Já que Seiji é tão denso quanto Kirari, ele sempre tem uma expressão calma e sem noção.
Ele tem um profundo amor por Kame-san e tem um olhar assassino quando algo é derramado sobre ele.[11] Quando ele está vagando na cidade, ele se disfarça como um otaku.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Mangá[editar | editar código-fonte]

O mangá, foi escrito e desenhado por An Nakahara, e começou a serialização na edição da Ciao Comics em março de 2004. O primeiro volume foi lançado dia 28 de agosto de 2004. Originalmente, Nakahara planejou o nome de Kirari para ser "Konomi Hazuki" e o sobrenome de Hiroto para ser "Tsukishima".[12]

Data das publicações do mangá[editar | editar código-fonte]

Nº. dos volumes  Japão
1 28 de agosto de 2004
2 1 de fevereiro de 2005
3 27 de abril de 2005
4 27 de agosto de 2005
5 26 de dezembro de 2005
6 31 de março de 2006
7 29 de julho de 2006
8 29 de novembro de 2006
9 30 de março de 2007
10 31 de agosto de 2007
11 31 de janeiro de 2008
12 1 de julho de 2008
13 28 de novembro de 2008
14 24 de julho de 2009

Anime[editar | editar código-fonte]

O anime, foi produzido em uma colaboração entre o estúdio de animação japonês SynergySP e o estúdio sul-coreano G&G Entertainment, que estreou na TV Tokyo. Além disso, as unidades especiais da banda criadas pela Up-Front Agency promoveu a série. O anime não utilizou qualquer parte do elenco do CD drama, e em vez disso, escolheu um novo elenco de voz. Koharu Kusumi, então com 13 anos, foi escolhida para expressar Kirari e também emprestou sua voz na maior parte das canções da abertura e encerramento. Além disso, ela retratou a personalidade de Kirari ao vivo, especialmente durante as sequências de ação ao vivo no programa matinal infantil Oha Star. Outra unidade chamada Kira Pika, que era formada por Kusumi e Mai Hagiwara da banda °C-ute, seguiu um formato semelhante, apesar de que a personagem Hagiwara era uma criação original do anime. Após episódio 103, o anime ficou animado em 3D e foi visto em Alta Definição. O título foi Kirarin Revolution STAGE 3 (きらりん☆レボリューションSTAGE3 Kirarin Reboryūshon STAGE3?). Outra unidade de anime exclusiva, MilkyWay, foi formada, com Yuu Kikkawa e Sayaka Kitahara, que também iria interpretar as personagens na série. A maior mudança, no entanto, eram os dubladores originais de Seiji e Hiroto, Souichiro Hoshi e Akio Suyama, que foram substituídos por Shikou Kanai e Takuya Ide, e, então, formaram a versão da banda ao vivo dos SHIPS, algo que os antigos dubladores não fizeram.

O anime, sob o título Kilari!, foi licenciado em Portugal pela distribuidora espanhola LUK Internacional.[13]

Episódios da versão portuguesa[editar | editar código-fonte]

Primeira temporada
  1. Episódio 001 - Kilari! A Revolução de uma Artista!
  2. Episódio 002 - Uma Audição Emocionante
  3. Episódio 003 - Tudo pelo Anúncio
  4. Episódio 004 - Oh Não! O Pai não Concorda
  5. Episódio 005 - O Primeiro Grande Trabalho
  6. Episódio 006 - Aprender a ser Artista
  7. Episódio 007 - Desafio de Vozes
  8. Episódio 008 - Que Medo! O Meu Primeiro Programa em Directo!!
  9. Episódio 009 - Abracadabra! O Ilusionista Arashi! Que Belo Tormento
  10. Episódio 010 - Que Bom! Vou Entrar numa Escola para Artistas!!
  11. Episódio 011 - Uau! Vou ser Protagonista!!
  12. Episódio 012 - Um Encontro de Filme
  13. Episódio 013 - Um Beijo para o Filme
  14. Episódio 014 - Será a Minha Canção! Os SHIPS ou a Competição?
  15. Episódio 015 - Será Amor! Outro Êxito de Vendas!
  16. Episódio 016 - Uma Audição Muito Difícil
  17. Episódio 017 - Olha! Um Concurso de Natação para Artistas!!
  18. Episódio 018 - Férias de Verão com a Sayaka e a Miku
  19. Episódio 019 - Ui! Uma Reportagem de Morrer de Susto
  20. Episódio 020 - Na! O Meu Irmão Veio Visitar-nos
  21. Episódio 021 - Miau! Num Desafio de Artistas contra a Super Fubuki
  22. Episódio 022 - Ai! Seiji ou Hiroto, com qual é que eu me Caso
  23. Episódio 023 - Não te Piques! Um Vestido Surpresa e os Irmãos do Hiro!
  24. Episódio 024 - Uma Canção de Amor ao Som das Ondas
  25. Episódio 025 - Babum! Fogo de Artificio do Amor
  26. Episódio 026 - Quem leva o Título – Na! Mya! Yan!
  27. Episódio 027 - O Ataque do Profiterole! Risos a Falar pelos Cotovelos!!
  28. Episódio 028 - Na Na Na! Revolução Na!!
  29. Episódio 029 - O Pânico Espalha-se! Como é que os Artistas Enfrentam os Exames!
  30. Episódio 030 - Notícia Exclusiva no Festival da Escola
  31. Episódio 031 - Miau! Nova Iorque o Labirinto do Amor
  32. Episódio 032 - A Revolução da Tina e da Kilari
  33. Episódio 033 - Olhar Sexy! Alma de Atriz num Mar Infinito
  34. Episódio 034 - Hiro! A Avô nos Becos do Amor
  35. Episódio 035 - Fogo! Kilari contra o Misterioso Ladrão X
  36. Episódio 036 - Na, Mia ou o Crocodilo! Quem é a Melhor Mascote!!
  37. Episódio 037 - Kasumi, A Cinderela da Primavera
  38. Episódio 038 - Uma Confissão! A Festa dos Chips!!
  39. Episódio 039 - Fantástico!! O Prémio da Melhor Artista da Atualidade!!
  40. Episódio 040 - Adeus Na! Regressa Na!
  41. Episódio 041 - Aoi! Kilari!! E o Concerto para Donas de Casa
  42. Episódio 042 - Ranger Pontapé Rosa! Transformação!
  43. Episódio 043 - O Espectáculo Aquático do Ayashi
  44. Episódio 044 - Quociente Intelectual! Kilari contra um Pequeno Génio!!
  45. Episódio 045 - Maravilhoso!! O Na vai ao Circo!
  46. Episódio 046 - Tartaruga! Os Chips Estarão Zangados!
  47. Episódio 047 - Toma! Irina, a Má Chegou!!
  48. Episódio 048 - A Kilari e a Akane!? Do Carril ao Confronto!!
  49. Episódio 049 - Consegui! Kilari e o Baile Galáctico!
  50. Episódio 050 - Digressão Nacional! Um Amor Ardente sobre Campos de Neve!
  51. Episódio 051 - Que Brilhe a Rainha de Diamantes
Segunda temporada
  1. Episódio 053 - Bem-vindos ao Café Kilari
  2. Episódio 054 - Myuu Apaixona-se por Naa!? O Duelo!!
  3. Episódio 055 - Impossível! Cogumelos e Banda-Desenhada!?
  4. Episódio 056 - O Beijo! Hiroto e Izumi estão Juntos!?
  5. Episódio 057 - Yoka! Choro em Exclusivo num Combate a Três Mãos
  6. Episódio 058 - A Toda a Velocidade! O Grande Plano para Proteger Hiroto!!
  7. Episódio 059 - Aí Está!? O Milagre Veste-se de Yukata!
  8. Episódio 060 - Odisseia no Espaço!
  9. Episódio 061 - Pela Revolução!! A Jovem e o Relógio de Flores
  10. Episódio 062 - Hikaru, uma Artista Impertinente!
  11. Episódio 063 - Que Nervos! É a Primeira Atuação de Kilari e Hikaru!!
  12. Episódio 064 - Smash! A Dupla Vitoriosa?
  13. Episódio 065 - Kilari e Hikaru! Os Polos Opostos!!
  14. Episódio 066 - Golo! Uma Carta que Chega ao Coração!!
  15. Episódio 067 - Grande Audição! SuperNova as mais Recentes Rivais!!
  16. Episódio 068 - Aqui Estão as Caçadores de Espíritos
  17. Episódio 069 - Senhoras e Senhores!! Um Concurso de Duplas Cómicas!?
  18. Episódio 070 - O Perfume Kilari! Queres ser Feliz!
  19. Episódio 071 - É Verão! Todas as Estrelas em Fato de Banho
  20. Episódio 072 - Experimentem! Os Conjuntos de Kilari e Hikaru
  21. Episódio 073 - Que Medo! O Duplo Crescente Desaparece!?
  22. Episódio 074 - Musicais, Explosões e Emagrecimento!!
  23. Episódio 075 - Tacham! Hikaru Sozinha contra o Perigo!
  24. Episódio 076 - KilaPika – Uma Armadinha Horrível para as Separar!?
  25. Episódio 077 - Para Sempre – O Último Concerto da KilaPika
  26. Episódio 078 - Os SHIPS contra os GEPS. Um Combate de Dança
  27. Episódio 079 - O Final dos SHIPS!? É o Adeus aos Hiroto...
  28. Episódio 080 - A Embaixadora dos Cogumelos Distribui Felicidade
  29. Episódio 081 - SOS! O Ataque dos Robôs Na!!
  30. Episódio 082 - O Seiji Estreia-se Sozinho!!
  31. Episódio 083 - Gêmeos ao Ataque! Vamos Cozinhar!
  32. Episódio 084 - Amor aos Quatro Ventos! A Erina Apaixona-se!
  33. Episódio 085 - Kilari e Seiji! Um Namora Elétrico!?
  34. Episódio 086 - Ambições Obscuras! Lançamento da Blackwood!!
  35. Episódio 087 - Chega a Revolução, Akira Kuroki! A Agência Muranishi corre Perigo!!
  36. Episódio 088 - Black Moon!? A Estreia de uma Misteriosa Estrela!!
  37. Episódio 089 - Kilari – A Secretária e o Segredo do Akira Kuroki
  38. Episódio 090 - Festival de Black Wood! Reunião de Estrelas!!
  39. Episódio 091 - O Primeiro Encontro – O que Vestir?
  40. Episódio 092 - Tchás-Tchás! A Kilari contra uma Grande Cabeleireira
  41. Episódio 093 - A Formatura da Aoi
  42. Episódio 094 - Voltas e mais Voltas! A Kilari sobre o Gelo!!
  43. Episódio 095 - 24 Horas de Seguimento Intensivo – Os Segredos de uma Artista!!
  44. Episódio 096 - A Princesa Kiari!! Aventuras na Realidade Virtual
  45. Episódio 097 - Hollywood! Luna, a Grande Atriz Chega ao País!!
  46. Episódio 098 - O Inimaginável? A Audição do Diretor Lucas Berg!!
  47. Episódio 099 - Luna e Kilari – O Grande Encontro!!
  48. Episódio 100 - Ta-Chan! Naomi e Sakurako com o Grande Encontro!!
  49. Episódio 101 - Mamã...! Um Final Emotivo
  50. Episódio 102 - O Concerto de Despedida de Kilari!?
Terceira temporada
  1. Episódio 103 - Ei! Há Procura da Segunda Kilari!!
  2. Episódio 104 - Noel! Operação Espionagem!
  3. Episódio 105 - Vamos Lá Ver?? Kobeni – Uma Rapariga Misteriosa
  4. Episódio 106 - Pandeiretas! Três Estrelas Radiantes
  5. Episódio 107 - Milky Way – Desfile de Noivas
  6. Episódio 108 - Mi e Ni – Uma História de Amor e Juventude
  7. Episódio 109 - Ao Ataque! Estrela da Felicidade
  8. Episódio 110 - Misaki! Uma Kilari em Miniatura!!
  9. Episódio 111 - Que Problema – A Tristeza da Kobeni
  10. Episódio 112 - Amizade entre Rapazes – Seiji e Hiroto
  11. Episódio 113 - Uma, Duas ou Três Estrelas! Vamos Melhorar o Estilo da Noel!!
  12. Episódio 114 - Boa! Chegou o Primeiro Concerto!!
  13. Episódio 115 - Para Todos Vocês! Um Desejo às Estrelas
  14. Episódio 116 - Que Sonho! Um Dia Livre para as Milky Way
  15. Episódio 117 - Bom Apetite! Uma Doce Competição à Beira Mar!!
  16. Episódio 118 - São Todas uma Deusas! As Raparigas em Fato de Banho
  17. Episódio 119 - Que Corajosas? Um Longo Dia para Na
  18. Episódio 120 - Tic Tac! Uma Mensagem Através do Tempo
  19. Episódio 121 - Uma Medalha de Ouro! O Segredo da Familia Yukino
  20. Episódio 122 - Protagonista! O Primeiro Filme das Milky Way!?
  21. Episódio 123 - O Amor Nasceu no Verão... Só que Eles não Sabem
  22. Episódio 124 - Que Fresquinho! A Visita dos Pinguins
  23. Episódio 125 - Que Alguém me Salve! O Herói da Kilari
  24. Episódio 126 - A Dúvida! Os Sentimentos da Kilari estão Divididos!?
  25. Episódio 127 - Bip Bip – O Produtor Robô Misterioso
  26. Episódio 128 - Milky Way – A Nova Melodia
  27. Episódio 129 - Que Misterioso! Um Novo Artista!
  28. Episódio 130 - O Cavaleiro Negro! Este é o Claudy!
  29. Episódio 131 - Que Galã! O Concurso de Beleza!?
  30. Episódio 132 - Oh Não... Noel e o seu Amor não Correspondido
  31. Episódio 133 - A Armadilha... O Claudy e os seus Estratagemas
  32. Episódio 134 - Impossível... Um Beijo Roubado
  33. Episódio 135 - Mas Porquê?... Uma Amizade de Vidro
  34. Episódio 136 - Troca! Kilari por Mi!?
  35. Episódio 137 - Cuidado! Um Aniversário com Armadilha
  36. Episódio 138 - O Grande Escândalo! Não Desistas Kilari
  37. Episódio 139 - A Kilari Tsukishima volta a ser uma Rapariga como as Outras
  38. Episódio 140 - Em Frente! Um Concerto para Começar do Zero
  39. Episódio 141 - Boa Sorte, Irina! Um Adeus para Sempre!?
  40. Episódio 142 - Super Estrelas – As Milky Way ao Natural
  41. Episódio 143 - MuMu! Ni – Uma História com muito Amor
  42. Episódio 144 - Super Poderes!! O Esquadrão Ki-No-Ko?
  43. Episódio 145 - Que Azar – A Maldição das Máscara Mágica?
  44. Episódio 146 - Sobreviventes!? A Lenda da Ilha Deserta
  45. Episódio 147 - O Rico Chocolate! Um São Valentim Cheio de Emoção
  46. Episódio 148 - Miravilhoso – A Grande Marcha do Gatos
  47. Episódio 149 - 723 Minutos! Milky Way, a Grande Abordagem Televisiva!?
  48. Episódio 150 - Bem-Vinda de Novo... Chega o Pássaro Azul da Felicidade
  49. Episódio 151 - Subam o Pano! Quem Será a Rainha de Diamantes!?
  50. Episódio 152 - O Combate do Século! Sorrisos Radiantes e um TanTanTan!
  51. Episódio 153 - Kilari – A Revolução de uma Artista

Canções[editar | editar código-fonte]

Temas de aberturas (Openings)
  1. Temporada 1, episódios 01 até ao 26 : Koi☆Kana, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  2. Temporada 1, episódios 27 até ao 51 : Balalaïka, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  3. Temporada 2, episódios 52 até ao 67 : Happy☆彡, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  4. Temporada 2, episódios 68 até ao 77 : Hana wo Pūn, de Kira☆Pika
  5. Temporada 2, episódios 78 até ao 102 : Chance!, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  6. Temporada 3, episódios 103 até ao 128 : Anataboshi, de MilkyWay
  7. Temporada 3, episódios 129 até ao 153 : Tan Tan Taan!, de MilkyWay
Temas de encerramentos (Endings)
  1. Temporada 1, episódios 01 até ao 17 : SUGAO-flavor, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  2. Temporada 1, episódios 18 até ao 26 : Ōkina Ai de Motenashite de °C-ute
  3. Temporada 1, episódios 27 até ao 38 : Mizuiro Melody, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  4. Temporada 1, episódios 39 até ao 51 : Love da yo☆Darling (de l'album Mitsuboshi), de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu
  5. Temporada 2, episódios 52 até ao 64 : Koi no Mahō wa Habibi no Bi, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  6. Temporada 2, episódios 65 até ao 67 : Hana wo Pūn, de Kira☆Pika
  7. Temporada 2, episódios 68 até ao 77 : Futari wa NS, de Kira☆Pika
  8. Temporada 2, episódios 78 até ao 90 : Ramutara, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  9. Temporada 2, episódios 91 até ao 102 : Olala (de l'album Kirarin Land), de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  10. Temporada 3, episódios 103 até ao 115 : Sansan GOGO, de MilkyWay
  11. Temporada 3, episódios 116 até ao 128 : Papancake, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  12. Temporada 3, episódios 129 até ao 141 : Gamusharara, de MilkyWay
  13. Temporada 3, episódios 142 até ao 152 : Hapi☆Hapi Sunday!, de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)
  14. Temporada 3, último episódio : Medley-remix dos últimos singles de Tsukishima Kirari starring Kusumi Koharu (Morning Musume)

Elenco[editar | editar código-fonte]

Seiyūs Japão[editar | editar código-fonte]

Jogos eletrônicos[editar | editar código-fonte]

  • Na-san Tamagotchi
    • Console: Handheld Electronics
    • Região: Japão
    • Gênero: Quebra-cabeças, Cuidando do animal de estimação
  • Kirarin Revolution: Kira Kira Idol Audition
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 10 de agosto de 2006
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Quebra-cabeças, Música
  • Kirarin Revolution: Naa-san to Issho
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 7 de dezembro de 2006
    • Região: Japão, Europa
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Simulador
  • Kirarin Revolution: Mezase! Idol Queen
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 12 de julho de 2007
    • Região: Japão, Europa
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Estratégia
  • Kirarin Revolution: Tsukutte Misechao! Kime*Kira Stage
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 13 de dezembro de 2007
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música
  • Kirarin Revolution: Minna de Odorou Furi Furi Debut!
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 24 de julho de 2008
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música
  • Kirarin Revolution: Atsumete Change! Kurikira * Code
    • Console: Nintendo DS
    • Data de Lançamento: 20 de dezembro de 2008
    • Região: Japão
    • Desenvolvido por: Konami
    • Gênero: Ação, Música

Referências

  1. «きらりん☆レボリューション 1» (em japonês). Leisha. Consultado em 23 de julho de 2009 
  2. «小学館漫画賞:歴代受賞者» (em japonês). Shogakukan. Consultado em 19 de agosto de 2007 
  3. «あにてれ:きらりん☆レボリューション» (em japonês). TV Tokyo. Consultado em 15 de setembro de 2012 
  4. Regresso às aulas com o canal Panda[ligação inativa] (em português)
  5. Canal Panda com sugestões de verão para meninos e meninas Arquivado em 2 de abril de 2015, no Wayback Machine. (em português)
  6. Canal Panda estreia série que estimula a atividade física (em português)
  7. Episódio 55 do Anime (ao desenhar) e no episódio 23 do Anime (quando aprende a costurar para um projeto do vestido).
  8. Kirarin Revolution, mangá vol. 14
  9. Kirarin Revolution, mangá vol. 13
  10. Kirarin Revolution episódio 85 - somente no anime (não conhecido no mangá)
  11. Kirarin Revolution, episódio 46 do anime
  12. «きらりん☆レボリューション 8» (em japonês). Shueisha. Consultado em 23 de julho de 2009 [ligação inativa] 
  13. Página de Kilari na Luk Internacional (em castelhano)
  14. a b A partir do episódio 103, na terceira temporada.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]