Aero Fighters

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Sonic Wings Special)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Aero Fighters / Sonic Wings
Produtora Video System (Sonic Wings) / Mc O'River (Aero Fighters)
Editora(s)
Plataforma(s) SNES, Arcade, Play Station 2
Data(s) de lançamento Fliperama
Super Famicom
SNES
Gênero(s) Shoot'M'Up
Modos de jogo Single-player / Cooperative Multi-player
Número de jogadores 1 ou 2 (co-op)
Classificação Inadequado para menores de 6 anos i ESRB (América do Norte)
Controles Joystick

Aero Fighters (conhecido como Sonic Wings no Japão) é um game eletrônico de nave estilo Shot em up com rolagem vertical. Lançado originalmente com o nome "Sonic Wings" para os fliperamas em 1992, e em 1993 para o Super Famicom. Em 1994 o jogo foi lançado para o SNES, onde seu título seria mudado para "Aero Fighters".

Recebeu duas continuações para o Neo-Geo, uma para o PlayStation e Sega Saturn e uma em 3-D para o Nintendo 64, chamado Aero Fighters Assault nos Estados Unidos, ou Sonic Wings Assault, no Japão.

A maioria da equipe criativa que trabalhou em Aero Fighters criou o Strikers 1945 e mais alguns outros jogos deste género para outros consoles.

Versão SNES[editar | editar código-fonte]

A versão SNES acrescenta ataques ocultos aos chefes (não encontrados nas outras versões) e o modo Time-Attack, além de 2 jogadores extras, Rabio e Lepus.

Esta versão foi lançada em quantidades limitadas, fora do Japão, e é um dos cartuchos para o Super NES raros de serem encontrados.

A versão japonesa não usa texto em Kanji, como na versão arcade.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Neste grande clássico dos fliperamas e do SNES, você é um piloto de avião e, com uma nave militar, tem o desafio de acabar com as bases inimigas. Detone todas as naves e ataques que estão contra você, pegue novas armas e tiros e conquiste grandes territórios.

Estágios[editar | editar código-fonte]

O game é composto por 8 fases. Os estágios iniciais consistem em áreas escolhidas ao acaso, entre as nações dos lutadores não selecionados (assumindo que os lutadores têm nações). Se Rabio ou Lepus for escolhido, todas as quatro fases de nações rivais se tornam jogáveis. Depois de completar todas as fases nas nações rivais, há mais quatro estágios. No jogo você não destrói apenas aviões inimigos, mas também helicópteros, tanques, construções, naves alienígenas e até um gorila voador assassino devorador de pilotos (último chefe). o grande número de inimigos e de tiros vindo em sua direção exige uma boa concentração e reflexos rápidos dos jogadores, apesar de poder se movimentar por toda a tela, você logo vai perceber que ela nem é tão grande assim no meio do fogo cruzado.

Personagens[editar | editar código-fonte]

O jogo lhe permite escolher com qual personagem jogar, podendo selecionar entre 4 países; cada um com seu respectivo representante e seus tipos de tiros e poderes. Um jogador só pode escolher um lutador do lado respectivo. Em um jogo com 2 jogadores, o jogador que começa o jogo determina a nação à disposição de ambos os lutadores, até que o jogo termine.

São eles:

Nação Player 1 Player 2
Estados Unidos Estados Unidos da América Blaster Keaton (F/A-18 Hornet) Keith Bishop (F-14 Tomcat)
Japão Japão Hien (FSX) Mao Mao (F-15 Eagle)
Suécia Suécia Kohful The Viking (AJ-37) Tee-Bee 10 (JAS 39 Gripen)
Reino Unido Reino Unido Lord River N. White (Tornado IDS) Villiam Syd Pride (AV-8 Harrier II)
? Rabio (red rabbit) Lepus (green rabbit)

Cada modelo de avião no jogo tem suas características próprias e seus poderes especiais. De início, cada avião começa com sua artilharia básica, mas no decorrer das fases podem ir melhorando seu poder de fogo com "upgrades", até se tornarem em armas imbatíveis de guerra! Os poderes especiais de cada avião são bem variados, e podem ser desde uma hyper-ultramega rajada laser até o poder de paralisar o tempo, por alguns segundos! Os aviões nunca foram tão poderosos em um game como em Sonic Wings!

Gráficos e trilha sonora[editar | editar código-fonte]

Graficamente Sonic Wings é bem bonito, com cenários ricos em detalhes, com cores na medida certa e bem variados. A aventura acontece em cenários que vão de cidades a desertos, e até mesmo no espaço sideral. Os desenhos dos aviões, tanto dos mocinhos quanto dos inimigos, foram muito bem feitos.

Os efeitos sonoros são bem básicos, mas todos cumprem bem seu papel. A trilha sonora é bacana, com temas que variam de acordo com o tipo de cenário, e que passam um clima gostoso de aventura. Os temas dos chefes são bem tensos e agitados, e o tema da última fase é de dar medo.

Staff e equipe técnica responsável[editar | editar código-fonte]

Staff: Shin Nakamura, Ogawa Hyone, Armored Cruiser, Wataru Yamazaki, Alice Itoh, Tako Bekku, Neko ikeda, Hikihara, Manbow, H. Motono, K. Yamamotoya, H. Hino, You-Chan, M. Tsukada, Kazzo, Y. Fukuda, Y. Nakanishi, Naoki Itamura, Masato Arikawa, Soushi Hosoi, M. Sakakibara, Hironobu Urata

Jogos da série Aero Fighters (Sonic Wings)[editar | editar código-fonte]

1. Aero Fighters (1992)
2. Aero Fighters 2 (1994, SNK Neo-Geo CD)
3. Aero Fighters 3 (1995, SNK Neo-Geo CD)
4. Sonic Wings Limited (1996, "Sega Saturn" & "Play Station")
5. Aero Fighters Assault (1997, Nintendo 64)

Ver também[editar | editar código-fonte]