Sophia Bush

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sophia Bush
Sophia Bush em 2012
Nome completo Sophia Anna Bush
Apelido(s) Soph, Sophie
Nascimento 8 de julho de 1982 (35 anos)
Pasadena, Califórnia
 Estados Unidos
Atividade 2002 - atualmente
Cônjuge Chad Michael Murray (2005-2006)
Página oficial
IMDb: (inglês)

Sophia Anna Bush (Pasadena, Califórnia, 8 de julho de 1982) é uma atriz estadunidense e ficou conhecida após interpretar Brooke Davis, na série One Tree Hill (de 2003 a 2012), por sua atuação no filme Todas contra John, e por interpretar Erin Lindsay na série Chicago P.D..

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sophia é filha única, ela nasceu e foi criada em Pasadena, Califórnia. Seu pai, Charles William Bush, é um famoso publicitário e fotógrafo de celebridades, e sua mãe, Maureen Bush, é fotógrafa de estúdio. Bush tem ascendência italiana, ela frequentou a Westridge School for Girls um colégio só para moças em Pasadena, onde foi obrigada a ter aulas de teatro, o que ela não gostava, bem como na Universidade do Sul da Califórnia. Ela foi um membro da fraternidade Kappa Kappa Gamma, onde atuou como Coordenadora Social. Bush frequentou a Universidade do Sul da Califórnia no curso de jornalismo por três anos antes de ser escalada para o papel de Brooke Davis em One Tree Hill em 2003.

Em 16 de abril de 2005 Bush se casou com o ator Chad Michael Murray, seu colega na série One Tree Hill. Eles namoraram por quase dois anos antes de se casarem em Santa Monica. Eles anunciaram a sua separação em 26 de setembro de 2005, após cinco meses de casamento, Bush pediu a anulação do casamento, alegando fraude, os rumores eram de que ele havia traido ela com Paris Hilton, quando ele fez o filme A Casa de Cera. Em dezembro de 2006, Bush e Murray se divórciaram oficialmente.[1] Bush estava em um relacionamento com a co-estrela de Stay Alive, Jon Foster após seu divórcio até agosto de 2007.[2] Mais tarde, surgiram rumores de que Bush e Tony Romo do Dallas Cowboys estariam namorando. Eles teriam sido vistos juntos no Texas.[3] Tambem namorou o ator Austin Nichols que interpretava Julian, também de One Tree Hill.

Em dezembro de 2007 foi relatado por Rush & Molloy no New York Daily News que Bush "agora estava saindo com a co-estrela James Lafferty", a atriz no entanto, negou que houvesse qualquer romance.[4][5] Em maio de 2008, fotos de Lafferty e Bush no Aeroporto Internacional de Los Angeles (LAX), alimentaram boatos de um possível romance.[6] Em 27 de outubro de 2008, Murray confirmou o romance entre Sophia e Lafferty. "Sophia e eu somos profissionais e maduros o suficiente para passar por isso", disse ele. "E agora isso é fácil. Somos apenas amigos. E ela tem James, e ele e eu somos amigos".[7][8]

Em 23 de abril de 2009, foi relatado que Lafferty, que esteve em Paris promovendo o DVD da quinta temporada de One Tree Hill, foi visto passeando pelas ruas e ele disse estar solteiro.[9]

Bush apoiou Barack Obama nas eleições de 2008. Em fevereiro de 2008, ela fez várias aparições no Texas, em apoio à campanha presidencial de Obama na eleição primária no Texas. Ela se juntou, em Dallas, Fort Worth e Waco ao colega ator Adam Rodriguez. Também fez um tour principalmente em campus universitários, onde convocou os jovens eleitores a se envolver politicamente.[10][11][12]

Sophia adora cães, tendo três, e gosta de fazer livros de recortes (um bocado parecida como a personagem dela em One Tree Hill). Foi considerada a #90 mulher mais sexy de 2007 pela revista FHM e #24 pela revista Maxim.

Em 2014 houve rumores de um possível relacionamento com seu colega de elenco na série Chicago P.D, Jesse Lee Soffer. Apesar de os boatos serem cada vez maiores, não foi confirmado por eles.

Carreira[editar | editar código-fonte]

. Bush fez sua primeira aparição no filme O Dono da Festa em 2002, no mesmo ano fez aparições no tele filme da HBO Ponto de Origem e na produção independente Learning Curves. Na sequência, ela fez várias aparições em séries de TV, incluindo Nip/Tuck, Sabrina, the Teenage Witch, e Punk'd. Ela estava no elenco do filme O Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas para interpretar "Kate Brewster", mas foi substituída por Claire Danes, porque o diretor a achou muito jovem para o papel.[13][14] Em 2003, ela ganhou o papel de Brooke Davis na série One Tree Hill. Com o sucesso da série, Sophia ficou muito famosa.

Entre uma temporada e outra de One Tree Hill, Bush tem feito vários filmes, tais como Supercross - O Filme, Stay Alive - Jogo Mortal, Todas Contra John, e A Morte Pede Carona (o remake de 2007).

Bush recebeu o prêmio Rising Star, no Vail Film Festival por seu trabalho em The Hitcher. Ela também ganhou três Teen Choice Awards por seu trabalho em Todas Contra John e A Morte Pede Carona.

Bush estrelou no filme de Francois Velle, The Narrows com Kevin Zegers, Eddie Cahill, Vincent D'Onofrio e Monica Keena. Ela interpretou a bonita, inteligente e auto-confiante "Kathy Popovich". As filmagens começaram em Nova York, em 24 de abril de 2008. Bush também está estrelando no filme Table for Three, que foi lançado diretamente em DVD em 23 de junho de 2009. A história central gira em torno de um jovem, "Scott Teller" (Brandon Routh), que convida um "casal perfeito", Mary e Ryan (Bush e Jesse Bradford), para partilhar o seu grande apartamento. Quando Teller encontra a garota dos seus sonhos, Leslie (Jennifer Morrison), ele acredita que Ryan e Mary estão intencionalmente sabotando suas chances com Leslie, porque precisam dele em sua vida para manter a sua relação disfuncional juntos.

Sophia interpretou também Ali na série Partners[15][16]

Participou na série Chicago PD por quatro temporadas, onde interpretava a detetive Erin Lindsay, a qual recebe críticas positivas. A série se encaminha para a quinta temporada.

One Tree Hill[editar | editar código-fonte]

Bush dando autógrafos

Na série One Tree Hill, Brooke Penelope Davis é uma personagem interpretada por Sophia Bush. Brooke nasceu em um hospital em Tree Hill, cidade fictícia da Carolina do Norte, em 1989. Ela é a melhor amiga de Peyton Sawyer desde os 7 anos. Gosta de Lucas Scott, com quem tem um relacionamento. Brooke também é muito próxima de vários personagens como a Haley James que seguem sendo amigas durante todas as temporadas da serie.

Posteriormente, Brooke se torna estilista. Mesmo realizada profissionalmente, Brooke não fica completamente feliz, pois seu lado sentimental não vai bem. Na sexta temporada conhece Julian Baker, personagem do seu ex-namorado na vida real Austin Nichols com quem finaliza na série.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2002 O Dono da Festa Sally
2003 Learning Curves Beth
2005 Supercross Zoe Lang
2006 Jogo Mortal October Bantum
2006 Todas contra John Beth McIntyre
2007 A Morte Pede Carona Grace Andrews
2008 The Narrows Kathy Popovich
2009 Table for Three Mary Também dirigiu o filme
2011 Mob Wives Carla Facciolo Curta-metragem, com Drea de Matteo (para o Funny or Die)
2011 Chalet Girl Chloe
2012 Mob Wives 2: The Christening Carla Facciolo Curta-metragem, com Drea de Matteo (para o Funny or Die)

Televisão[editar | editar código-fonte]

Ano Título Papel Notas
2002 Point of Origin Carrie Orr Filme para TV
2003 The Flannerys Katie Flannery Filme para TV
2003 Sabrina, the Teenage Witch Fate Mackenzie 7ª temporada, episódio 17: "Romance Looming"
2003 Nip/Tuck Ridley Lange 3 episódios da 1ª temporada
2003–2012 One Tree Hill Brooke Davis Baker Protagonista
2005 Punk'd Herself 6 temporada, episóido 2
2010 Southern Discomfort Haley Filme para TV
2011 Phineas and Ferb Sara 2ª temporada, episódio 39-parte 2: "Candace Gets Busted"
2012–2013 Partners Ali Landow Protagonista, 13 episódios
2013 Hatfields & McCoys Emma McCoy Filme para TV
2013–2014 Chicago Fire Erin Lindsay Papel recorrente, 8 episódios
2014 MythBusters Ela mesma / Princess Leia Episódio 208: "Star Wars Special"
2014 Law & Order: Special Victims Unit Erin Lindsay 15ª temporada, episódio 15: "Comic Perversion"
2014–2017 Chicago P.D. Erin Lindsay Protagonista

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

Prêmios
Ano Resultado Premiação Categoria Título
2005 Indicada Teen Choice Award Escolha Atriz de TV: Drama One Tree Hill
2006 Indicada Teen Choice Award Escolha de Atriz de TV: Drama/Ação Aventura One Tree Hill
2007 Venceu Teen Choice Award Melhor Atriz de Comédia Todas Contra John
Venceu Teen Choice Award Melhor Atriz de Horror The Hitcher
Venceu Teen Choice Award Revelação Feminina The Hitcher
2008 Indicada Teen Choice Award Escolha Atriz de TV: Drama One Tree Hill
2010 Indicada Teen Choice Award Escolha Atriz de TV: Drama One Tree Hill

Referências

  1. «Chad Michael Murray and Sophia Bush's Divorce Is Final.». People.com. Consultado em 1 de agosto de 2007 
  2. Josh Hart (24 de outubro de 2007). «Carrie Underwood Who: Tony Romo Gets Cozy With Sophia Bush». The National Ledger. Consultado em 17 de novembro de 2007 
  3. «Sophia Bush and Tony Romo meet up in Texas». People.com. Consultado em 25 de outubro de 2007 
  4. «Side Dish». Daily News. 24 de dezembro de 2007. Sophia Bush has chosen another lover from her castmates on "One Tree Hill," say sources. Despite her failed marriage to Chad Michael Murray, we hear she's now hooked up with co-star James Lafferty, much to the dismay of their "OTH" colleagues. Her rep swears there's no romance.  |coautores= requer |autor= (ajuda);
  5. Doug Camilli (27 de dezembro de 2007). «Cohen buries Borat, Ali G. characters». canada.com. Consultado em 27 de dezembro de 2007 
  6. Sophia Bush & James Lafferty: Couple Going Strong? | James Lafferty, One Tree Hill, Sophia Bush: Just Jared
  7. «Sources Confirm: Sophia Bush Dating James Lafferty». E! Online. 28 de outubro de 2008. Consultado em 9 de novembro de 2008 
  8. «Chad Michael Murray Settles 'One Tree Hill' Rumors And Talks Season 6». cw11.com. 27 de outubro de 2008. Consultado em 28 de outubro de 2008 
  9. «JAMES & MARK PROMOTE IN PARIS!». onetreehillweb.net. 23 de abril de 2009. Consultado em 23 de abril de 2009 
  10. Sanders, Shaley (29 de fevereiro de 2008). «Celebrities encourage Obama supporters to vote». DailySkiff.com. Consultado em 19 de março de 2008 
  11. «Hollywood Stars Cast Votes for Obama in Rally at UT Dallas». UT Dallas. 29 de fevereiro de 2008. Consultado em 19 de março de 2008 
  12. «Rally held in Waco for Democratic Presidential Candidate Barack Obama». KCEN TV. 29 de fevereiro de 2008. Consultado em 19 de março de 2008 
  13. «Sophia Bush Biography». Yahoo! Movies. Consultado em 19 de novembro de 2007 
  14. «Danes Lands Terminator Role». IMDb. Consultado em 25 de julho de 2007 
  15. «Routh, Bush and Bradford Set for Three». ComingSoon.net. Consultado em 17 de junho de 2008 
  16. «Table for Three (2008)». IMDb. Consultado em 18 de junho de 2008 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Sophia Bush

|}