Staraya Russa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Staraya Russa
Flag of Staraya Russa (Novgorod oblast).png Coat of Arms of Staraya Russa.svg
Cognome(s): Старая Русса
Staraya Russa asv2018-07 various09 SobornayaSq3.jpg
Catedral Square em Staraya Russa
País Rússia
Área 18.54 (7.16 sq mi) km²
População Censo de 2010: 31809 [1] habitantes
Densidade 1700 (4.400/sq mi) hab/km²
Altitude 25 (82 ft) metros
Fuso horário UTC+3 (MSK)
Fundação 1167 [2]
Website http://admgorod.strussa.net/
Cidade da Rússia Rússia

Staraya Russa (em russo: Старая Русса, IPA: [ˈstarəjə ˈrusə]) é uma cidade no Oblast de Novgorod, Rússia, localizada no Rio Polist, 99 quilômetros (62 mi) ao sul de Veliky Novgorod, o centro administrativo do oblast. Sua população tem diminuído constantemente nos últimos anos, passando de 41.538 registrados no Censo de 1989 [3] para 35.511 no Censo de 2002 [4] para 31.809 no censo de 2010. [1]

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A origem do nome de Staraya Russa não é clara. A hipótese mais envolvida e difundida foi apresentada pelos filólogos e linguistas RA Akheyeva, VL Vasilyev e MV Gorbanevsky. De acordo com essa hipótese, Russa vem de Rus' - um povo de composição eslava, fino-ugrica e varangiana que se estabeleceu na vizinhança para controlar as rotas comerciais que ligavam Novgorod a Polotsk e Kiev - que, por sua vez, é geralmente originado de um termo nórdico antigo para "os homens que remam" ( canas ) como remo era o principal método de navegar pelos rios da Europa Oriental, e que podia ser ligado à área costeira sueca de Roslagen (as equipes de remo) ou Roden, como era conhecido nos tempos antigos. [5] [6] Staraya é russo para "velho".

História[editar | editar código-fonte]

Pensado para ter originado em meados do século 10, foi mencionado pela primeira vez como Rusa (cirílico: Руса) em crônicas para o ano de 1167 [2] como uma das três principais cidades da República de Novgorod, ao lado de Pskov e Ladoga. Depois que Pskov se tornou independente, Russa tornou-se a segunda cidade e centro comercial mais importante da República de Novgorod, depois da própria cidade de Novgorod. [carece de fontes?]  Até o fim do século 15, conteve aproximadamente mil homesteads. Salinas de água salgada tornaram a fábrica de sal a principal atividade comercial da cidade, que era o maior centro da indústria do sal na região de Novgorod. [7] Catarina II nomeou o especialista em mineralogia alemã Franz Ludwig von Cancrin como diretor das obras de sal em 1783.

As fortificações de madeira de Russa se tornaram cinzas em 1190 e depois em 1194, após o que foram substituídas pela fortaleza de pedra. Em 1478, foi incorporada ao Grão-Ducado de Moscou juntamente com Novgorod. A palavra Staraya ( Antiga ) foi prefixada ao nome no século XV, para distingui-la dos novos assentamentos chamados Russa. No entanto, o nome atual firmemente estabelecido apenas no século 19, quando os assentamentos de mineração de sal ao redor da cidade se tornaram coletivamente conhecidos como Novaya Russa ( Nova Russa ).  

Quando Ivan, o Terrível subiu ao trono em 1533, Staraya Russa era uma cidade populosa. Durante o Tempo das Perturbações, ele foi mantido por bandidos poloneses e fortemente despovoado. Apenas trinta e oito pessoas viviam lá em 1613.

No decorrer da reforma administrativa realizada em 1708 por Pedro, o Grande, Staraya Russa foi incluída na Província de Ingermanland (conhecida desde 1710 como St.   Província de Petersburgo ). Em 1727, a província de Novgorod foi separada. Em 1776, Staraya Russa tornou-se a sede de Starorussky Uyezd do vice-reinado de Novgorod. Em 1796, o vice-reino foi transformado em Novgorod Governorate. Na década de 1820, os assentamentos militares foram organizados em Staraya Russa e arredores, de acordo com o projeto projetado por Aleksey Arakcheyev, um influente estadista. Era inconveniente ter a administração civil e militar em Staraya Russa e, portanto, o uyezd foi abolido em 1824. A cidade de Staraya Russa e alguns territórios adjacentes estavam diretamente subordinados ao Ministério da Defesa. Os assentamentos militares mostraram-se ineficientes, em particular, em 1831, a área participou das Revoltas da Cólera .   Eles foram abolidos em 1856. Em 1857, Starorussky Uyezd foi restabelecido. [8]

A autoridade soviética em Staraya Russa foi estabelecida em 5(18) de novembro de 1917.

Em agosto de 1927, os uyezds foram abolidos e, a partir de 1 de outubro de 1927, o distrito de Starorussky foi estabelecido, com o centro administrativo em Staraya Russa. [9] A província de Novgorod também foi abolida e o distrito tornou-se parte do Novgorod Okrug de Leninegrado Oblast. [9] Em 23 de julho de 1930, os okrugs foram abolidos e os distritos foram diretamente subordinados ao oblast. [9]

Em 19 de setembro de 1939, Staraya Russa foi elevado em status ao de uma cidade de significado oblast e, assim, deixou de ser uma parte do distrito. [10] A cidade foi ocupada pelos alemães entre 9 de agosto de 1941 e 18 de fevereiro de 1944. Totalmente destruído durante a guerra, foi posteriormente restaurado. Em 5 de julho de 1944, Staraya Russa foi transferida para a recém-criada Novgorod Oblast e permaneceu lá desde então. [10] Em 16 de fevereiro de 1984, Staraya Russa recebeu a Ordem da Guerra Patriótica.

Status administrativo e municipal[editar | editar código-fonte]

No âmbito das divisões administrativas, Staraya Russa serve como o centro administrativo do distrito de Starorussky, embora não faça parte dele. [11] Como uma divisão administrativa, é, juntamente com duas localidades rurais, incorporada separadamente como a cidade de importância de Staraya Russa - uma unidade administrativa com o status igual ao dos distritos (um dos três em Novgorod Oblast). [11] Como uma divisão municipal, a cidade do significado oblast de Staraya Russa é incorporada dentro do distrito municipal de Starorussky como o estabelecimento urbano de Staraya Russa. [12]

Economia[editar | editar código-fonte]

Moeda de dez rublos representando Staraya Russa, 2003

Indústria[editar | editar código-fonte]

A maior empresa em Staraya Russa é a reparação de aeronaves. A fábrica de engenharia mecânica faliu em 2011 e não existe mais. [13]

Transporte[editar | editar código-fonte]

Uma ferrovia que liga Bologoye e Pskov passa por Staraya Russa.

O Staraya Russa é conectado por estradas com Novgorod, Demyansk e Bezhanitsy via Kholm . Existem também estradas locais.

Há um cais no rio Polist, na bacia do lago Ilmen . O Polist é navegável a jusante de Staraya Russa.

A cidade é servida pelo Aeroporto Staraya Russa .

Atrações[editar | editar código-fonte]

O Mosteiro da Transfiguração
Igreja de São Jorge, o Vitorioso

Staraya Russa é um spa, comemorado por suas fontes minerais usadas para banhos, bebidas e inalações; lama de lodo medicinal dos lagos Verkhneye e Sredneye e lama de reservatórios artificiais. Uma residência de verão do romancista russo Fyodor Dostoyevsky, que escreveu seus romances, The Brothers Karamazov and Demons, está aberta aos visitantes como um museu.

O rio Malashka em Staraya Russa

Os monumentos incluem o Mosteiro da Transfiguração, que inclui uma catedral construída em setenta e poucos dias em 1198 e parcialmente reconstruída no século XV, e vários edifícios e igrejas do século XVII. A principal catedral da cidade (1678) é dedicada à Ressurreição de Cristo. Outras igrejas notáveis são consagradas a St. George (1410) (a família Dostoiévski ficou na casa do sacerdote desta igreja [14] ), Mina Mártir (século XIV) e a Santíssima Trindade (1676).

Fontes[editar | editar código-fonte]

  • igaçõesНовгородская областная Дума.  Областной закон   №559-ОЗ   de   11 de novembro de 2005 г. «Próximo», em inglês. Областного закона №730-ОЗ от   26 fev. 2015 г.   «О внесении изменений в Областной закон" Об административно-территориальном устройстве Новгородской области "». Вступил в силу   1   января 2006   г. Опубликован: "Новгородские ведомости", №75, 23 de nov 2005 2005 г. (Novgorod Oblast Duma.   Lei do Oblast  # 559-OZ   do   novembro   11, 2005 Sobre a estrutura administrativo-territorial do Oblast de Novgorod , conforme emendado pela Lei do Oblast  # 730-OZ de   fevereiro   26, 2015 sobre a alteração da lei do Oblast "Sobre a estrutura administrativo-territorial do Oblast de Novgorod" . Efetivo a partir de   janeiro   1, 2006. ).
  • Администрация Новгородской области.  Постановление   №121   de   8 de abril de 2008 «Página Anterior | Постановления №408 de   4 de agosto de 2014 г.   «О внесении изменений в реестр административно-территориального устройства области». Descrição: "Новгородские ведомости", №49–50, 16 abr 2008 г. (Administração de Novgorod Oblast.   Resolução  # 121   do   abril   8, 2008, sobre o registro da estrutura administrativa e territorial de Novgorod Oblast, alterada pela Resolução  # 408 de   agosto   4, 2014, sobre a alteração do Registo da Estrutura Administrativa-Territorial do Oblast de Novgorod . ).
  • Новгородская областная Дума.  Областной закон   №284-ОЗ   de   7 de junho de 2004 г. «О наделении сельских районов и города Великий Новгород статусом муниципальных районов и городского округа Новгородской области и утверждении границ их территорий Новгородская областная Дума.  31 de agosto de 2015 г.   «Ославании изменений в некоторые областные Законы, устанавливающие границы муниципальных образований». Вступил в силу   со дня, следующего за днём официального опубликования. Опубликован: "Новгородские ведомости", №86, 22 июня 2004 г. (Novgorod Oblast Duma.   Lei do Oblast  # 284-OZ   do   Junho   7, 2004 Sobre a concessão do status dos distritos municipais e urbanos de Okrug Novgorod aos distritos rurais e à cidade de Veliky Novgorod e ao estabelecimento das fronteiras de seus territórios , conforme emendado pela Lei Oblast  # 802-OZ de   agosto   31, 2015 sobre a emenda de várias leis de oblastas que estabelecem as fronteiras das formações municipais . Efetivo a partir de   no dia seguinte ao da publicação oficial. ).
  • Новгородская областная Дума.  Областной закон   №377-ОЗ   de   27 de dezembro de 2004 г. «Об установлении границ муниципальных образований, входящих в состав территории Старорусского муниципального района, наделении их статусом городского и сельских поселений, определении административных центров и перечня населённых пунктов, входящих в состав территорий поселений», в ред. Областного закона №216-ОЗ от   1 de março de 2013 г.   «Оснесении изменений в некоторые областные законы, содержащие перечни населённых пунктов, входящих в состав территорий поселений». Вступил в силу   со дня, следующего за днём официального опубликования. Опубликован: "Новгородские ведомости", №6–7, 19 января 2005 г. (Novgorod Oblast Duma.   Lei do Oblast  # 377-OZ   do   dezembro   27, 2004 Sobre Estabelecer as Fronteiras das Formações Municipais dentro do Território do Distrito Municipal de Starorussky, em Concedê-las a Situação dos Assentamentos Urbanos e Rurais, em Estabelecer seus Centros Administrativos e em Compilar as Listas de Localidades Habitadas nos Territórios de Assentamento , como emendada pela Lei do Oblast  # 216-OZ de   Março   1, 2013, sobre a alteração de várias leis de Oblast contendo as listas de localidades habitadas nos territórios de assentamento . Efetivo a partir de   no dia seguinte ao da publicação oficial. ).
  • Снытко, О. В.; et al. С. Д. Трифонов; Т. Б. Чуйкова; Л. В. Федина; А. Э. Дубоносова, eds. (PDF). [S.l.: s.n.] http://novarchiv.org/images/novarchiv/nsa/adm_delenie_novg_obl.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda) Снытко, О. В.; et al. С. Д. Трифонов; Т. Б. Чуйкова; Л. В. Федина; А. Э. Дубоносова, eds. (PDF). [S.l.: s.n.] http://novarchiv.org/images/novarchiv/nsa/adm_delenie_novg_obl.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda) Снытко, О. В.; et al. С. Д. Трифонов; Т. Б. Чуйкова; Л. В. Федина; А. Э. Дубоносова, eds. (PDF). [S.l.: s.n.] http://novarchiv.org/images/novarchiv/nsa/adm_delenie_novg_obl.pdf  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Referências

  1. a b Федеральная служба государственной статистики (Seviço Federal de Estatísticas Estatais) (2011). «Всероссийская перепись населения 2010 года. Том 1 (2010 All-russo Population Census, vol. 1)». Всероссийская перепись населения 2010 года (2010 All-Russia Population Census) (em russo). Seviço Federal de Estatísticas Estatais. Consultado em 29 de junho de 2012 
  2. a b Энциклопедия Города России. [S.l.: s.n.] ISBN 5-7107-7399-9 
  3. «Всесоюзная перепись населения 1989 г. Численность наличного населения союзных и автономных республик, автономных областей и округов, краёв, областей, районов, городских поселений и сёл-райцентров. (All Union Population Census of 1989. Present population of union and autonomous republics, autonomous oblasts and okrugs, krais, oblasts, districts, urban settlements, and villages serving as district administrative centers.. Всесоюзная перепись населения 1989 года (All-Union Population Census of 1989) (em russo). Demoscope Weekly (website of the Institute of Demographics of the State University—Higher School of Economics. 1989. Consultado em 9 de fevereiro de 2012 
  4. Федеральная служба государственной статистики (Seviço Federal de Estatísticas Estatais) (21 de maio de 2004). «Численность населения России, субъектов Российской Федерации в составе федеральных округов, районов, городских поселений, сельских населённых пунктов – районных центров и сельских населённых пунктов с населением 3 тысячи и более человек (Population of Russia, its federal districts, federal subjects, districts, urban localities, rural localities—administrative centers, and rural localities with population of over 3,000. Всероссийская перепись населения 2002 года (All-Russia Population Census of 2002) (em russo). Seviço Federal de Estatísticas Estatais. Consultado em 9 de fevereiro de 2012 
  5. «The Varangians of Byzantium». ISBN 978-0-521-03552-1 
  6. The Russian Primary Chronicle: Laurentian Text Translated by O. P. Sherbowitz-Wetzor ISBN 0-910956-34-0
  7. Bernadsky, Viktor Nikolayevich. Новгород и новгородская земля в XV веке (Novgorod and the Novgorod Land in the 15th century). [S.l.: s.n.] 
  8. Snytko et al., p. 26
  9. a b c Snytko et al., p. 85
  10. a b Snytko et al., pp. 137–138
  11. a b Law #559-OZ
  12. Law #377-OZ
  13. «ИТОГИ социально-экономического развития Старорусского муниципального района за 1 полугодие 2019 года | Администрация Старорусского муниципального района». www.admrussa.ru. Consultado em 12 de agosto de 2019 
  14. (em Russian) http://www.md.spb.ru/dostoevsky/other_museums/staraja_russa/?more [ligação inativa]  Em falta ou vazio |título= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]