Stockwell (Metropolitano de Londres)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Stockwell
Stockwell (Metropolitano de Londres)
Linha Northern line
Victoria line
Plataformas 4
Zona tarifária Travelcard Zone 1

Stockwell é uma estação que pertence ao sistema de metropolitano da Cidade de Londres. Foi nesta estação que, em 22 de Julho de 2005, o brasileiro Jean Charles de Menezes foi morto erroneamente pela polícia londrina.

Mosaico em homenagem a Jean Charles de Menezes no exterior da estação Stockwell

História[editar | editar código-fonte]

A estação Stockwell foi inaugurada cerimonialmente em 4 de novembro de 1890 pelo Príncipe de Gales (mais tarde Rei Eduardo VII), como a estação mais ao sul da City and South London Railway (C&SLR) – A primeira ferrovia tubular de nível profundo bem-sucedida de Londres. Os serviços de passageiros começaram pouco mais de um mês depois, em 18 de dezembro.[1]

A estação foi construída com uma plataforma de ilha única com trilhos em ambos os lados, um arranjo que hoje raramente é usado no subsolo na rede, mas que ainda existe na Clapham North e Clapham Common. A plataforma original de Stockwell ficava mais ao norte do que as novas, e os trens passam por ela hoje. O outro terminal da linha C&SLR era a King William Street na Cidade de Londres. Em 3 de junho de 1900, quando uma extensão para Clapham Common foi inaugurada, Stockwell deixou de ser um terminal.[2] Um lance de escadas na extremidade sul da plataforma também foi adicionado para levar os passageiros a um metrô que passava pelo novo túnel no sentido norte e se juntava ao poço do elevador em um nível superior.

Referências

  1. Day & Reed 2008, pp. 42,44.
  2. Wolmar 2012, pp. 144–145.
Ícone de esboço Este artigo sobre Metropolitano de Londres é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.