Sua Alteza Grão-ducal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde dezembro de 2014). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Sua Alteza Grão-ducal (SAG) é um tratamento utilizado pelos membros não-reinantes de algumas famílias alemãs, dirigidas por um grão-duque. Nenhuma família reinante o estilo atualmente, embora tenha sido utilizado mais recentemente pela irmã mais nova da falecida grã-duquesa Carlota de Luxemburgo. Desde o casamento desta última com o príncipe Félix de Bourbon-Parma, todos os seus descendentes masculinos têm utilizado o estilo Alteza Real.[1]

Breve explicação do tratamento[editar | editar código-fonte]

Um grão-duque governante, o seu herdeiro aparente, e respectivos cônjuges usariam o estilo de Alteza Real. A linha masculina descendente de um grão-duque ocupante do trono grão-ducal, que não seja o herdeiro, usaria o estilo de Alteza Grão-ducal. Esta prática foi seguida pelo acordo das famílias governantes de Luxemburgo, em Hesse e pelo Reno, e Baden. Outras famílias grão-ducais nem existiam antes deste sistema desenvolvido ou controlado por regras diferentes. Atualmente, o estilo é usado apenas pelo dirigente da Casa de Baden, sendo que a família grão-ducal de Hesse extinguiu-se.

Grão-duques e grã-duquesas do Império Russo foram os filhos ou netos do imperador (czar) e usaram o estilo Alteza Imperial.[2] O grão-duque de Toscana utilizou o estilo de Alteza Real para si próprio, mas não é claro o estilo dos outros membros da família que teriam usado na ausência dos estilos austro-húngaros. Até ao momento, o sistema de diferentes classes de "altezas" entrou em uso regular para os parentes dos governantes (no século XIX), os grão-duques de Toscana também foram membros da Casa de Áustria. Como tal, tinham o título de arquiduque e usaram o estilo Alteza Imperial e Real. [carece de fontes?]

Na nobiliarquia, o estilo de Alteza Grão-Ducal estava abaixo do que Alteza Real e Alteza Imperial, mas mais elevado do que Sua Alteza Sereníssima. Se uma mulher com o título de Alteza Real casasse com um homem com o tratamento de Alteza Grão-Ducal, a mulher teria normalmente de manter o seu estilo pré-marital. Além disso, se uma mulher com o tratamento de Alteza Grão-Ducal casasse com um homem com o título de Alteza Sereníssima, ela iria manter o seu estilo pré-marital. No entanto, se uma mulher que ostentasse o estilo de Alteza Grão-Ducal se casar com um homem que ostentasse o estilo de Alteza Real ou Alteza Imperial ela faria, sendo coerente com a tradição estabelecida de conferir estilos, assumir o do seu marido, Alteza Imperial e Real.

Referências

  1. «Cour Grand Ducale de Luxembourg» (em francês). monarchie.lu. Consultado em 12 de setembro de 2014 
  2. «HIH Grand Duchess of Russia» (em inglês). HIH Grand Duchess Maria Vladimirovna. Consultado em 12 de setembro de 2014 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]



Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.