Sun Wen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sun Wen
Informações pessoais
Data de nascimento 6 de abril de 1973 (51 anos)
Local de nascimento  China
Informações profissionais
Posição Atacante
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
China Shanghai Shenhua
Seleção nacional
1990–2006 China China 152 (106)
Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Atlanta 1996 Equipe

Sun Wen (Xangai, 6 de abril de 1973) é uma renomada ex-futebolista chinesa, que atuava como atacante. No ano 2000, ela foi eleita Jogadora do Século da FIFA, prêmio que dividiu com a estadunidense Michelle Akers.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Na carreira pelos clubes, Sun defendeu o Shanghai Shenhua e o Atlanta Beat, no extinto campeonato da Federação Unificada de Futebol Feminino dos Estados Unidos. Também estudou Relações Internacionais e Jornalismo na Universidade de Fudan, em Xangai.

Seleção Chinesa[editar | editar código-fonte]

Sun estreou na seleção de seu país com 17 anos. Foi artilheira da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 1999 (junto à brasileira Sissi), quando também foi eleita a melhor jogadora do torneio. Conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1996, ela marcou um gol na decisão olímpica com a sua seleção e foi também a primeira mulher a ser indicada ao prêmio de melhor atleta do ano da Confederação Asiática de Futebol.[1]

Aposentadoria[editar | editar código-fonte]

No dia 15 de dezembro de 2005, depois de uma ausência de dois anos, ela voltou a defender a seleção chinesa. No entanto, devido a uma lesão, se aposentou definitivamente após a China conquistar a Copa da Ásia de Futebol Feminino de 2006.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Elenco CHN'96 na Sports Reference». Consultado em 13 de fevereiro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]