Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de T.I. Kawahíwa do Rio Pardo)
Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo
Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo
Colniza (Mato Grosso) - Estrada que leva ao distrito de Guariba e marca o limite da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)
País  Brasil
Estado  Mato Grosso
Dados
Área 411.844 ha.
Gestão Funai

Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo é uma terra indígena localizada entre os municípios de Colniza, no Mato Grosso, e Novo Aripuanã, no Amazonas[1]. Ocupa uma área de 411.844 hectares, habitada por cerca de 290 índios Tupi-Kawahib.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Em 1999, a Funai, depois de receber informações sobre a presença de índios isolados na região, enviou equipes para recolher informações. Confirmada a presença do grupo, em 2001 o órgão isolou a Terra Indígena Rio Pardo, junto à Serra Grande, entre o Rio Aripuanã e o Guariba[2].

Os estudos prosseguiram e levaram à publicação em 2007 do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo. A Funai estabeleceu então restrições ao direito de ingresso, locomoção e permanência de pessoas no local[3]. Entretanto, grileiros e madeireiros atuantes na área criticaram a decisão, alegando que não havia índios ocupando aquela área. Em 2011 o sertanista Jair Candor conseguiu filmar os Kawahiva, comprovando a existência de um grupo isolado. Somente em 2016, porém, o Ministério da Justiça declarou oficialmente o território como TI[4].

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre povos indígenas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.