Saltar para o conteúdo

Talher: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 2: Linha 2:
[[Ficheiro:AB-Rast.svg|100px|miniaturadaimagem|esquerda|[[Garfo]] e [[faca]]]]
[[Ficheiro:AB-Rast.svg|100px|miniaturadaimagem|esquerda|[[Garfo]] e [[faca]]]]
'''Talheres''' são objetos utilizados para facilitar o ato de se [[Alimentação|alimentar]]. Compõem:
'''Talheres''' são objetos utilizados para facilitar o ato de se [[Alimentação|alimentar]]. Compõem:
* [[faca]]
[[faca]]
* [[garfo]]
[[garfo]]
* [[colher]]
[[colher]]
* [[hashi]] (Palitos usados no Japão que servem para comer lamen ou miojo conhecido no Brasil)
[[hashi]] (Palitos usados no Japão que servem para comer lamen ou miojo conhecido no Brasil)





Revisão das 22h17min de 24 de junho de 2013

Talheres
Garfo e faca

Talheres são objetos utilizados para facilitar o ato de se alimentar. Compõem: faca garfo colher hashi (Palitos usados no Japão que servem para comer lamen ou miojo conhecido no Brasil)


Os talheres variam de design, de acordo com seu propósito e utilidade, como comer carne, peixe, sobremesa, tomar sopa, mexer o café etc. O faqueiro é um conjunto completo de talheres da mesma marca e do mesmo material, que inclui facas, colheres, garfos e outros utensílios para servir a comida. Muitas vezes é a designação para a caixa ou estojo onde se guardam os talheres de mesa.

HISTORIA

Até o século XI, quase todo mundo comia com as mãos para levar o alimento à boca. Naquele século, Domenico Salvo, membro da corte de Veneza,casou-se com a princesa Teodora, de Bizâncio.Ela trouxe no enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que usava para espetar os alimentos.Esse primeiro garfo foi considerado uma heresia: o alimento, fornecido por Deus era sagrado e tinha de ser comido com as mãos. Mas, pouco a pouco, membros da nobreza e do clero foram adotando o talher. O hábito demorou para pegar entre a população: com mais dentes, o espeto só se tornou popular mesmo no século XIX. Já a faca é o mais antigo dos talheres: foi o Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos, quem criou o primeiro objeto cortante, feito de pedra, para caça e defesa. O primeiro a sugerir que cada homem deveria ter um talher para ser usado exclusivamente à mesa foi o cardeal francês Richelieu, um fervoroso defensor das boas maneiras, por volta de 1630.

Mito

Há um mito que o hábito de usar talheres veio de uma rainha. Ao comer com a mão, a rainha se enojava, mas não pode fazer muito sobre isso.Um dia mandou o ferreiro fazer uma faca pequena e um tipo de talher, um tridente do mesmo tamanho de uma faquinha. O boato da rainha usar talheres espalhou. Apesar dela não nomear o tal tridente, hoje o chamamos de garfo.

No Ocidente, até ao aparecimento do garfo, comia-se com uma ou duas facas; ou simplesmente com a mão. Ainda que conhecidos no mundo antigo e de uso comum na Grécia do séc. IVº, os primeiros garfos conhecidos no Occidente aparecem em Itália no século, trazidos de Constantinopla por uma princesa bizantina. Um conjunto simples de talheres, a cadena, tornou-se popular entre as classes abastadas itálianas no século XVI. A disponibilidade de garfos permaneceu rara e a sua utilização ainda mais rara. na corte de Luis XIV garfos eram colocados junto dos pratos mas ninguém os utilizava. Estes conjuntos eram ainda individuais.

Quando os primeiros portugueses chegaram à China foram classificados de bárbaros, entre outros motivos, porque comiam com as mãos, o que muito chocou os chineses do século XVI. [Desconheço os desenvolvimentos em particular mas] quando Catarina de Bragança casou com Carlos Iº (de Inglaterra) levou para a corte britânica o inovador hábito de comer com talheres (entre outros, incluindo o hábito de beber chá).

Ícone de esboço Este artigo sobre um objeto é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.