The Pursuit of Happyness

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde outubro de 2016). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
The Pursuit of Happyness
Em Busca da Felicidade (PRT)
À Procura da Felicidade (BRA)
 Estados Unidos
2006 •  cor •  117 min 
Direção Gabriele Muccino
Produção Todd Black
Jason Blumenthal
James Lassiter
Will Smith
Steve Tisch
Teddy Zee
Roteiro Steven Conrad

(Baseado em Romance homônimo do Autor "Chris Gardner")

Elenco Will Smith
Jaden Smith
Thandie Newton
Gênero drama biográfico
Música Andrea Guerra
Edição Hughes Winborne
Distribuição Columbia Pictures
Sony Pictures Entertainment
Lançamento Estados Unidos 15 de Dezembro de 2006
Portugal 1º de Fevereiro de 2007
Brasil 2 de Fevereiro de 2007
Idioma inglês
Orçamento US$ 50 milhões
Receita US$ 307 077 300
Página no IMDb (em inglês)

The Pursuit of Happyness (br: À Procura da Felicidadept: Em Busca da Felicidade) é um filme estadunidense de 2006, do gênero drama, dirigido por Gabriele Muccino e com roteiro baseado em uma história real.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Em 1981, o vendedor de São Francisco, Chris Gardner, investiu toda a sua economia em scanners portáteis de densidade óssea, o que demonstra aos médicos e ao campo como um útil salto quântico em relação aos raios X padrão. Os scanners desempenham um papel vital em sua vida. Embora ele seja capaz de vender a maior parte deles, o intervalo de tempo entre as vendas e suas crescentes demandas financeiras enraivece sua esposa já amarga e alienada, Linda, que trabalha como empregada de hotel. A instabilidade financeira corrói cada vez mais seu casamento, apesar deles cuidarem de Christopher Jr., seu futuro filho de cinco anos de idade.

Enquanto Chris está tentando vender um dos scanners, ele conhece Jay Twistle, um gerente do Dean Witter Reynolds, e o impressiona resolvendo um cubo mágico durante uma corrida de táxi. Depois que Jay sai, Gardner não tem dinheiro para pagar a passagem e opta por correr, levando o motorista a persegui-lo furiosamente em uma estação BART. Gardner embarca em um trem, mas perde um de seus scanners no processo. Seu novo relacionamento com Jay lhe dá a chance de se tornar um corretor de ações. No dia anterior à entrevista, Gardner relutantemente concorda em pintar seu apartamento para adiar o despejo devido a sua dificuldade em pagar o aluguel. Enquanto pinta, Gardner é recebido por dois policiais à sua porta, que o levam para a estação, afirmando que ele tem que pagar pelos inúmeros bilhetes de estacionamento que acumulou. Como parte da sanção, Gardner é condenado a passar a noite na prisão, complicando sua agenda para a entrevista na manhã seguinte. Ele consegue chegar ao escritório de Dean Witter a tempo, embora ainda em suas roupas surradas. Apesar de sua aparência, ele impressiona os entrevistadores e consegue um estágio não remunerado. Ele estaria entre 20 estagiários competindo por uma posição remunerada como corretora de valores.

O estágio não remunerado de Gardner não agrada a Linda, que eventualmente vai para Nova York porque pode conseguir um emprego no novo restaurante do namorado de sua irmã. Depois que Gardner diz que ela é incapaz de ser uma mãe solteira, ela concorda que Christopher Jr. permanecerá com seu pai. Gardner é ainda mais atrasado quando sua conta bancária é guarnecida pelo IRS por impostos de renda não pagos, e ele e Christopher são despejados. Ele acaba com menos de US $ 22, resultando em eles serem desabrigados, e eles são obrigados em um ponto para ficar em um banheiro em uma estação BART. Outros dias, ele e Christopher passam noites em um abrigo, no BART, ou, se ele conseguir dinheiro suficiente, em um hotel. Mais tarde, Gardner encontra o scanner de osso que ele perdeu na estação BART mais cedo e, depois de repará-lo, vende-o para um médico, completando assim todas as suas vendas de seus scanners.

Desiludido por suas horas de trabalho limitadas, e sabendo que maximizar os contatos e lucros de seu cliente é a única maneira de conquistar a posição de corretor, Gardner desenvolve várias maneiras de fazer chamadas telefônicas de vendas com mais eficiência, incluindo alcançar potenciais clientes de alto valor, desafiando protocolo. Uma perspectiva simpática que é gerente de fundos de pensão de alto nível leva Chris e Christopher a um jogo de San Francisco 49ers. Independentemente de seus desafios, ele nunca revela suas humildes circunstâncias aos seus colegas, chegando mesmo a emprestar a um de seus chefes US $ 5 por tarifa de táxi, uma quantia que ele não pode pagar. Concluindo seu estágio, Gardner é chamado para uma reunião com seus gerentes. Um deles observa que ele está vestindo uma camisa nova. Gardner explica que é seu último dia e pensou em se vestir para a ocasião. O gerente sorri e diz que ele deve usar outro novo amanhã, deixando-o saber que ele ganhou a cobiçada posição de tempo integral e devolver seus US $ 5 como prometera. Lutando contra as lágrimas, Gardner aperta a mão deles, então corre para a creche de seu filho para abraçar Christopher. Eles caminham pela rua, brincando uns com os outros (e são passados ​​pelo verdadeiro Chris Gardner, em um terno de negócios). O epílogo revela que Gardner passou a formar sua própria corretora multimilionária.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Personagem Ator / Atriz Dublagem
Chris Gardner Will Smith José Luiz Barbeito
Christopher Jaden Smith Luciano Monteiro
Linda Thandie Newton Izabel Lira
Jay Twistle Brian Howe Júlio Chaves
Alan Frakesh Dan Castellaneta Sérgio Stern
Reverendo Williams Cecil Williams Waldyr Sant'anna
Martin Frohm James Karen Jomeri Pozzoli
Senhora Chu Takayo Fischer Maria Helena Pader
Walter Ribbon Kurt Fuller Alfredo Martins
Wayne Mark Christopher Lawrence[1] Samir Murad
Roy Maurice Sherbanee Orlando Drummond
Tim Brophy Scott Klace André Belizar
Jim Finnerty Jim Finnerty Waldyr Sant'anna
Doutor David Michael Silverman Júlio César
Motorista de Taxi Zuhair Haddad Ednaldo Lucena
Placas Ricardo Vooght

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Oscar 2007 (EUA)

  • Indicado na categoria de Melhor Ator (Will Smith).

Capri, Hollywood - Kimbo International Film Festival 2006 (Itália)

  • Recebeu o Prêmio Capri na categoria de Filme do Ano.

Globo de Ouro 2007 (EUA)

  • Indicado nas categorias de Melhor Ator - Drama (Will Smith) e Melhor canção - Cinema (A Father's Way).[2]

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Se(c)ções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios (desde dezembro de 2009).
  • O título original contém a grafia incorreta da palavra happiness, substituindo a letra I por Y; este erro foi intencional, sendo uma referência a uma cena importante do filme.
  • Jaden Smith, que faz o papel de Christopher, é filho de Will Smith na vida real, com a atriz Jada Pinkett Smith.
  • Moradores de rua foram contratados como extras para as filmagens.
  • O verdadeiro Chris Gardner é visto em uma pequena ponta no fim do filme, cruzando o caminho de seus intérpretes.
  • O diretor italiano Gabriele Muccino foi indicação de Will Smith, que havia assistido O último beijo (2001) e Ricordati di me (2003) a havia gostado muito.
  • O livro estudado por Chris Gardner em seu emprego chama-se Security Analysis. Foi escrito por Benjamin Graham, o qual foi o professor de Warren Buffett, um dos homens mais ricos da atualidade. Buffet estudou este livro e como ele diz, foi fundamental para seu sucesso financeiro.

Referências

  1. «The Pursuit of Happyness - Full cast & crew». IMDb. Consultado em 29 de outubro de 2016 
  2. «The Pursuit of Happyness - Awards». IMDb. Consultado em 29 de outubro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]