The Reverberator

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Reverberator
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País  Reino Unido Estados Unidos
Gênero Romance
Editora Macmillan and Co
Lançamento 5 de Junho de 1888
Páginas Volume um, 190; volume dois, 207

The Reverberator (em português, O Reverberador) é um romance breve de Henry James, primeiramente publicado como série em Macmillan's Magazine, em 1888[1], e mais tarde como livro no mesmo ano[2]. Esta graciosa comédia traça as complicações resultantes quando histórias perversas, mas verdadeiras, sobre uma família de Paris são publicadas no tablóide sensacionalista americano que dá título à obra.

Enredo[editar | editar código-fonte]

George Flack é o correspondente para o tablóide sensacionalista americano chamado The Reverberator. Francie Dosson, uma bela mas não muito esperta jovem americana, revela a Flack algumas fofocas sobre os Proberts, a família afrancesada (mas originalmente americana) de seu noivo, Gaston Probert.

O previsível para todos, exceto Francie, acontece: as fofocas perversas acabam publicadas no tablóide, para o grande horror dos discretos Proberts. Francie não tenta sequer esconder seu papel de entregar a Flack os detalhes sórdidos. Gaston fica inicialmente chocado com as indiscrições de sua noiva. Mas com o apoio um tanto surpreendente de sua irmã Suzanne, ele decide aceitar Francie, que nunca tenta jogar a culpa em Flack. Gaston enfrenta os membros irados da família e se casa com a jovem.

Referências

  1. Prefácio do autor ao romance, disponível online em inglês.
  2. Notas ao romance, em inglês, no site da Library of America

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Texto do romance disponível online em inglês.
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.