The Europeans

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
The Europeans
Os europeus
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País  Estados Unidos Reino Unido
Gênero Romance
Editora Macmillan and Co., Londres

Houghton, Osgood and Company, Boston

Lançamento Macmillan: 18 de Setembro de 1878

Houghton: 12 de Outubro de 1878

Páginas Macmillan: volume um, 255; volume dois, 272

Houghton: 281, Penguin: 205

Edição portuguesa
Tradução José Vieira de Lima
Editora Contexto
Lançamento 1990
Páginas 223
Edição brasileira
Tradução Laura Alves
Editora Ediouro
Lançamento 1994
Páginas 187
ISBN 85-00-12670-1

The Europeans (em português: Os Europeus: um rascunho) é um romance escrito por Henry James, publicado em 1878. É essencialmente uma comédia, contrastando o comportamento e atitudes de dois visitantes da Europa com os de seus parentes vivendo no ‘novo’ mundo da Nova Inglaterra. O romance foi publicado como série em The Atlantic Monthly, entre julho e outubro de 1878[1]. James fez inúmeras revisões secundárias para a publicação em livro, lançada no mesmo ano[2].

Enredo[editar | editar código-fonte]

A história começa em Boston e na Nova Inglaterra, em meados do século XIX, e descreve dois irmãos europeus mudando do “velho” para o “novo” mundo. Os dois protagonistas são Eugenia Munster e Felix Young, que, desde sua infância viveram na Europa, mudando-se da França para a Itália, e da Espanha para a Alemanha. Neste último lugar, Eugenia realizou um casamento desigual com o príncipe Adolf de Silberstadt-Schreckenstein, o irmão mais novo do príncipe reinante, que acabou sendo pressionado por sua família a desfazer o casamento por motivos políticos. Por causa disso, Eugenia e Felix decidem viajar para a América, para encontrar primos distantes, para que Eugenia possa “encontrar sua sorte” na forma de um marido americano rico.

Todos os primos vivem no interior, ao redor de Boston, e passam seu tempo juntos. O primeiro encontro com eles é também a primeira visita de Felix a sua família. A família do senhor Wentworth é puritana, distante dos hábitos europeus. Felix fica fascinado pelo patriarcal sr. Wentworth, por seu filho, Cliford, e pelas duas irmãs, Gertrude e Charlotte. Eles passam um longo tempo junto com o senhor Robert Acton e sua irmã Lizzie, os vizinhos.

A reação de Eugenia após esta primeira aproximação difere da de Felix. Ela não está muito interessada em dividir seu tempo com este círculo. Não gosta das damas da família e não quer visitá-los com freqüência. Em contraste, seu irmão está contente de dividir seu tempo ocioso com Charlotte e Gertrude, passando horas na piazza ou no jardim, criando retratos das duas jovens.

Referências

  1. A publicação original na revista encontra-se disponível online.
  2. Notas sobre a novela no site da Library of America, em inglês.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • Texto em inglês da primeira publicação em livro, disponível online.
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura
Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.