The Wings of the Dove (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura

The Wings of the Dove (em português, As asas do pombo) é um romance de Henry James publicado no ano de 19021 . Trata da história de Milly Theale, uma herdeira americana atingida por uma doença grave, e o efeito que ela tem nas pessoas que a rodeiam. Alguns se tornam seus amigos por motivos nobres, outros, por egoísmo e interesse. O livro foi adaptado para o cinema2 .

Enredo[editar | editar código-fonte]

Kate Croy e Merton Densher são dois noivos londrinos que desejam se casar desesperadamente, mas tem pouco dinheiro. Kate é constantemente perturbada por problemas familiares, e agora vive com sua tia dominadora, Maud Lowder. Entra em seu mundo Milly Theale, uma jovem americana extremamente rica, que havia conhecido e se apaixonado anteriormente por Densher, apesar de nunca ter revelado seus sentimentos. Sua companheira de viagem e confidente, a sra. Stringham, é uma velha amiga de Maud. Kate e Maud recebem Milly em Londres, e a americana conhece grande sucesso social.

Acompanhada de Kate, Milly visita o eminente médico, sir Luke Strett, porque teme estar sofrendo de uma doença incurável. O doutor não dá uma opinião definitiva, mas Milly teme o pior. Kate suspeita que Milly esteja em estado terminal. Depois de uma viagem para os Estados Unidos, onde ele havia encontrado Milly, Densher retorna a Londres, onde encontra a rica herdeira. Kate deseja que Denser seja extremamente atencioso com Milly, apesar de não saber, a princípio, porquê. Kate oculta cuidadosamente de Milly (e de todos) que ela e Densher estão noivos.

Com a ameça da terrível doença sobre sua cabeça, Milly decide viajar a Veneza com a sra. Stringham. Tia Maud, Kate e Densher a seguem. Numa festa que Milly oferece em seu palazzo em Veneza (o antigo Palazzo Barbaro3 , chamado Palazzo Leporelli no romance), Kate finalmente revela seu plano completo a Densher: ele deve se casar com Milly para que, após sua morte próxima, ele herde todo o dinheiro da jovem e finalmente possa se casar com ela. Densher suspeitava que esta era a ideia de Kate, e ele exige que eles consumam seu caso antes de ele continuar com o seu plano.

Tia Maud e Kate voltam a Londres, enquanto Densher fica com Milly. Infelizmente para Kate e ele, a moribunda descobre de o plano para ficarem com seu dinheiro através de um antigo pretendente de Kate. Ela se desliga do mundo e seu estado piora. Densher a vê uma última vez antes de voltar a Londres, onde eventualmente recebe as notícias da morte de Milly. Ela deixa uma grande quantidade de dinheiro para Densher, apesar de tudo. Mas ele se recusa a tocar no dinheiro, e não se casa com Kate, a menos que ela recuse a doação também. Por outro lado, se Kate preferir o dinheiro a ele, Densher lhe promete dar toda a doação exclusivamente para ela. Os amantes se separam no fim do romance com uma exclamação misteriosa de Kate: "Nós nunca mais seremos como fomos antes!".

Referências

  1. Texto do romance em inglês disponível online, com prefácio do autor.
  2. The Wings of the Dove, em inglês no IMDb.
  3. Mapa dos locais do romance.

Ver Também[editar | editar código-fonte]

The Wings of the Dove (filme)

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.