Watch and Ward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Watch and Ward
Autor(es) Henry James
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Romance
Editora Houghton, Osgood and Company, Boston
Lançamento 29 de Maio de 1878
Páginas 219

Watch and Ward é um romance breve de Henry James, publicado originalmente como série em The Atlantic Monthly em 1871[1] e posteriormente como livro em 1878 após inúmeras revisões[2]. Esta é a primeira tentativa de James com o gênero, apesar de ter desprezado o livro mais tarde. Ele ainda era um aprendiz em sua carreira de escritor, e Watch and Ward apresenta uma imaturidade previsível. É uma história estranha, às vezes melodramática, de como o protagonista, Roger Lawrence, adota uma orfã de doze anos, Nora Lambert, e a educa como sua futura noiva. Mas surgem complicações, geralmente de forma estranha. James declarou, mais tarde, que Roderick Hudson (1875) seria seu primeiro romance, em detrimento de Watch and Ward[3].

Enredo[editar | editar código-fonte]

O rico e desocupado Roger Lawrence adota a jovem de doze anos Nora Lamber após o suidício do pai da menina em um quarto de hotel vizinho ao de Lawrence. Ele havia recusado ajuda financeira ao homem, e sente remorso. Nora não é uma criança bonita, mas quando começa a se desenvolver, também se desenvolve em Roger a ideia de desposá-la.

Infelizmente para ele, quando Nora amadurece para se tornar uma bela mulher, ela se atrai por outros dois: o inútil George Fenton e o ministro um tanto hipócrita, Hubert Lawrence (primo de Roger). Depois de várias aventuras, Nora acaba nas garras de Fenton em Nova York, mas Roger vem resgatá-la. Eles se casam em um final feliz convencional.

Referências

  1. A publicação original na revista encontra-se disponível online.
  2. Nota sobre o romance no site da Library of America, em inglês.
  3. "Roderick Hudson was my first attempt at a novel." ("Roderick Hudson foi minha primeira tentativa com um romance.") - No prefácio a Roderick Hudson, disponíve online (consultado em 14/01/2013).
Books-aj.svg aj ashton 01.png A Wikipédia possui o
Portal de Literatura
Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.