The Root of All Evil?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Root of All Evil?
Reino Unido
Direção Richard Dawkins
Roteiro Richard Dawkins
Gênero Documentário televisivodocumentário
Distribuição Channel 4
Lançamento 2006
Duração 90 minuto

The Root of All Evil? (bra: A Raiz de Todo o Mal?[1]) é um documentário britânico feito para a televisão, escrito e apresentado por Richard Dawkins, que tem como foco demonstrar a prescindibilidade das religiões, evidenciando possíveis vantagens para a humanidade advindas de sua inexistência. O documentário foi exibido pela primeira vez em janeiro de 2006 na televisão inglesa, em dois episódios de 45 minutos cada. O título dado ao documentário não era o preferido por Dawkins, mas foi mantido pela emissora (Channel 4) para criar certa controvérsia.

Críticas[editar | editar código-fonte]

Richard Dawkins, em artigo publicado no New Statesman,[2] afirmou que a correspondência recebido pelo Channel 4 (emissora responsável pela produção e exibição do documentário) lhe era favorável numa razão de dois para um. Jornalistas, incluindo Howard Jacobson,[3] acusaram Dawkins de dar voz a extremistas, afirmação que Dawkins refutou, asseverando que nenhum dos maiores líderes religiosos do Reino Unido concordaram em participar do documentário. Dawkins também foi criticado pelo teólogo Keith Ward, pela suposta visão simplista acerca das religiões apresentada pelo documentário.[4] Mas uma apreciação veio de The Independent "Nós nunca precisamos de Richard Dawkins mais do que agora".

Referências

  1. «A Raiz de Todo o Mal? (2006)». Cineplayers. Brasil. Consultado em 28 de março de 2023 
  2. Richard Dawkins, 2006. "Diary." New Statesman
  3. Howard Jacobson, 2006. "Nothing like an unimaginative scientist to get non-believers running back to God Arquivado em 15 de junho de 2006, no Wayback Machine.." The Independent.
  4. Keith Ward, 2006. "Faith, hype and a lack of clarity." The Tablet.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um documentário (ou documentarista) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.