The Ultra Zone

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


The Ultra Zone
The Ultra Zone
Álbum de estúdio de Steve Vai
Lançamento 7 de setembro de 1999
Gravação 1998 – 1999
Gênero(s) Rock, Rock instrumental
Duração 68:45
Gravadora(s) Epic
Produção Steve Vai
Cronologia de Steve Vai
Flex-Able Leftovers
(1998)
The Seventh Song
(2000)

The Ultra Zone é o oitavo álbum de estúdio do guitarrista virtuoso estadunidense Steve Vai. Lançado em 1999 com o selo Epic Music, o álbum contém dois tributos a dois outros guitarristas: Jibboom é uma homenagem a Stevie Ray Vaughan e Frank remete a Frank Zappa, em cuja banda Steve Vai iniciou sua carreira. A faixa "Asian Sky" conta com a participação especial do vocalista Koshi Inaba e do guitarrista Tak Matsumoto, ambos membros da banda japonesa de hard rock B'z.

O Álbum[editar | editar código-fonte]

Sobre o nome do álbum, em entrevista à revista Guitar World Magazine, Vai disse o seguinte:

Quando você se concentra em algo por tempo suficiente, você entra em um certo estado de espírito que é como a meditação. Isso é o que chamo de "The Ultra Zone". Vou entrar nessa zona e alcançar esses outros níveis de foco no instrumento. Não sei se o que estou tocando é realmente inspirador, mas é o que sinto."[1]
Steve Vai, sobre o álbum.

Estruturalmente, The Ultra Zone é semelhante ao Fire Garden (o álbum de estúdio anterior a esse), em que a primeira metade do álbum consiste principalmente de faixas instrumentais, e a segunda metade principalmente de canções com vocais; no entanto, ao contrário do Fire Garden, The Ultra Zone não é formalmente dividido em duas "fases".

Críticas[editar | editar código-fonte]

Críticas profissionais
Avaliações da crítica
Fonte Avaliação
All Music Guide 4 de 5 estrelas.[2]

O site All Music Guide deu uma nota 4 de 5, dizendo tratar-se de "uma exibição de talento em 6 cordas"[2].

Já a revista Guitar World Magazine elaborou o seguinte texto sobre o álbum: "Tão eclético como sempre, Vai lançou um esforço de amplo alcance que vai da caprichosa "Lucky Charms" à devastadoramente pesada "Oooo ...", da serenidade de "Windows to the Soul" ao estridente tributo a Stevie Ray Vaughan em "Jibboom". (...) Embora The Ultra Zone apresente Vai cantando em várias músicas e trocando solos em Asian Sky "com o guitarrista do B'z Tak Matsumoto, o álbum é dominado pelo estilo de tocar guitarra sobrenatural e experimentação sonora que rendeu a Vai seu status como um dos instrumentistas mais inovadores do rock"[1].

Guitarras e amplificadores utilizados[editar | editar código-fonte]

Para este álbum, Vai utilizou um amplificador Legacy que ele ajudou a elaborar junto a empresa Carvin[1]. ​Sobre o captador utilizado, Vai disse seguinte[1]:

Usei um captador Fernandes Sustainer que está em uma das minhas guitarras. Existem algumas coisas incríveis que você pode fazer com isso. Você pode ouvi-lo em "The Ultra Zone" e na introdução e no encerramento de "Windows to the Soul".[1]

Destaca-se neste álbum também uma guitarra chamada "Ultra Guitar", que aparece na capa do álbum. Seu design da guitarra é baseado na ilustração de Aaron Brown para a capa deste álbum, que retrata um "Steve alienígena" tocando uma guitarra de aparência futurista. A guitarra foi projetada por Alistair Hay da Irlanda[3].

Uma outro instrumento curioso utilizado neste álbum é uma guitarra em formato de coração na música "Fever Dream" (no álbum, a guitarra é creditada como "Triple-Neck Heart Guitar"). A guitarra possui 3 braços, sendo 2 pro lado esquerdo e 1 pro lado direito. Esta guitarra foi feia sob medida pela Ibanez em 1988, quando Vai pediu um instrumento "atraente" para o videoclipe de 'Just Like Paradise', de David Lee Roth (à época, Vai era o guitarrista do David Lee Roth). O próprio Steve Vai admite que a guitarra é "estranha" e houve três encarnações do instrumento - o Red Heart original, um sobressalente chamado Red Heart II e um Purple Heart[4]. Em Fever Dream, Vai utiliza esta última.

"Para "Fever Dream", usei uma guitarra em formato de coração com braço triplo que utilizei quando estava com David Lee Roth. Basicamente, era um adereço. Eu estava pensando que deveria criar algo com ela ou então iria ficar para a história parecendo um idiota toda vez que alguém publicasse uma foto minha com ela. Então tentei descobrir uma maneira muito legal de usar aquela guitarra. Eu afinei de uma forma peculiar e escrevi algo onde tocava os três braços. Eu terminei a música, e embora eu achasse que estava um pouco longa, eu deixei como estava porque a música é muito divertida de ver tocada."[1]
Steve Vai, sobre a guitarra em formato de coração.

Faixas[editar | editar código-fonte]

  • Todas as faixas foram compostas por Steve Vai
N.º Título Duração
1. "The Blood & Tears"   4:26
2. "The Ultra Zone (faixa instrumental)"   4:52
3. "Oooo (faixa instrumental)"   5:12
4. "Frank (faixa instrumental)" (homenagem a Frank Zappa) 5:09
5. "Jibboom (faixa instrumental)" (homenagem a Stevie Ray Vaughan) 3:46
6. "Voodoo Acid"   6:25
7. "Windows to the Soul (faixa instrumental, com algumas pequenas partes faladas)"   6:25
8. "The Silent Within"   5:00
9. "I'll Be Around"   4:57
10. "Lucky Charms (faixa instrumental)"   6:44
11. "Fever Dream (faixa instrumental)"   6:03
12. "Here I Am"   4:12
13. "Asian Sky (Featuring: Koshi Inaba e Tak Matsumoto)"   5:34
Duração total:
68:45

Créditos[editar | editar código-fonte]

Paradas Musicais[editar | editar código-fonte]

Álbum[editar | editar código-fonte]

Ano Ranking Posição
1999 The Billboard 200 #121[6]

Prêmios e Indicações[editar | editar código-fonte]

A canção Windows to The Soul concorreu ao Grammy de Best Rock Instrumental Performance, mas não ganhou.

Ano Canção Prêmio Indicação Resultado
1999 Windows to The Soul Grammy Awards Best Rock Instrumental Performance Indicado[7]

Referências

  1. a b c d e f guitarworld.com/ From the Archive: Steve Vai Discusses His 1999 Album, "The Ultra Zone"
  2. a b allmusic.com/ All Music Guide Review
  3. musicradar.com/ Steve’s “Ultra Zone” Emerald Ultra Guitar
  4. planetradio.co.uk/ The wildest guitars in rock music
  5. discogs.com/
  6. allmusic.com
  7. rockonthenet.com

Ligações externas[editar | editar código-fonte]