Toddy

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Para a bebida tradicional africana, asiática e sul americana, veja Vinho de palma.

Toddy é uma linha de achocolatados em pó fabricada pela PepsiCo, principalmente comercializada e vendida na Argentina, no Brasil, na Venezuela e, com menor quota de mercado, nos Estados Unidos.

Na Venezuela e em algumas regiões do Brasil, o termo Toddy se refere a qualquer tipo de bebida feita de chocolate em pó (independentemente de sua marca) devido a sua grande popularização.

História[editar | editar código-fonte]

A Toddy foi fundada em 1916 pelo porto-riquenho Pedro Santiago.[1]

Em 15 de março de 1933, Pedro Santiago obteve licença do governo provisório de Getúlio Vargas para comercializar o produto no Brasil. Santiago inovou em campanhas publicitárias contratando até mesmo aviões para escrever o nome do produto com fumaça nos céus do Rio de Janeiro.[1]

Em 1981 a Toddy foi vendida para a Quaker Oats, que introduziu no ano seguinte o Toddynho, leite achocolatado preparado para o consumo que tem público alvo infantil.[1]

Nos últimos anos a marca vem se modernizando, principalmente após a compra da Quaker Oats pela PepsiCo, em 2001. Atualmente as campanhas publicitárias são estreladas por vacas com espírito jovem, "doidas" por música e também pelo achocolatado. A música aliás tem sido um ponto forte nos projetos de Toddy.

Publicidade[editar | editar código-fonte]

Publicidade à Toddy num bonde de Lisboa, en 1969.

Vaca de Toddy[editar | editar código-fonte]

Toddy começou apresentando vacas em comerciais de TV. Ora em versões de pessoas fantasiadas, ora em animações, as vacas logo foram parar também nas embalagens do achocolatado.

Seguindo a estratégia da marca de se associar à música, as vacas parecem ter diferentes preferências musicais. Vaca metaleira, vaca funkeira etc. Anos atrás a marca distribuía adesivos das diferentes personagens nos produtos, o que ajudou a popularizar o mascote.

Com o sucesso das comunidades virtuais como o Orkut, a vaca ganhou dezenas de representantes na web, o que inclusive fugiu do controle da própria empresa. Atualmente a vaca continua sendo a estrela da comunicação de Toddy, além de aparições virtuais e reais em eventos patrocinados pelo achocolatado.

Informação nutricional[editar | editar código-fonte]

Informação nutricional de Toddy
Porção de: 20g (duas colheres de sopa)
Quantidade
por porção
VD%
Valor energético 80 Kcal = 336kJ 4%
Proteínas 0,5 g 1%
Carboidratos 19g 1%
Sódio 28mg 1%
Vitamina A 90 mcg 15%
Vitamina B1 0,18 mg 15%
Vitamina B2 0,19 mg 15%
Vitamina B3 2,4 mg 15%
Vitamina B6 0,19 mg 15%
Vitamina C 6,7 mg 15%
Vitamina D 0,75 mcg 15%

Referências

  1. a b c «Toddy chegou ao Brasil em 1933». iG. 1 de outubro de 2010 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]