Toyota Celica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Toyota Celica
TC2004GTS-AP.jpeg
Visão Geral
Produção 19702006
Fabricante Toyota
Modelo
Classe Compacto esportivo
Carroceria Coupé
Modelos relacionados Toyota MR2
Toyota Supra
Fiat Coupé
Mitsubishi Eclipse
Honda Prelude
Cronologia
Toyota 2000GT
Scion tC

O nome Toyota Celica designou sete gerações de carros do tipo coupe fabricado pela empresa japonesa Toyota. O nome Celica pensa-se ser derivado da palavra latina coelica (IPA[selika]) querendo dizer "celestial".[carece de fontes?]

Ao longo das várias gerações do veículo, foi sempre utilizada a motorização de quatro cilindros. A mudança mais significativa ocorreu em 1986, quando a tracção passou a ser proporcionada pelas rodas da frente em oposição à tracção traseira anteriormente utilizada.

A primeira geração do Celica foi revelada no ano de 1970, no Tokyo Motor Show e era direccionada para um público alvo que desejava uma maior poupança de gasolina, espírito desportivo e bastantes extras a um reduzido preço. O protótipo da primeira geração do Celica foi o 2000GT um dos carros com melhor performance e inovação dos finais dos anos 60.

O Celica dispunha de 4 versões de equipamento, versão LT, ST, GT e GTV. Sendo a última exclusiva do mercado doméstico Japonês.

As diferenças entre as três versões revelam-se quer em diferentes pormenores de interiores e exteriores quer no compartimento do motor.

Ao nível do compartimento do motor, a gama mais baixa LT era equipada com um único carburador, sendo o motor denominado 2T com 1600 cm³, enquanto que a versão ST apresentava carburadores Aisan duplos, 2TB e caixa de 5 velocidades.

A versão GT era equipada com o motor 2T-G consistindo num bloco de motor DOHC (Dupla Árvore de Cames) com carburadores duplos Solex.

A versão GTV consistia basicamente na versão GT com menos equipamento de série de forma a se tornar mais leve e uma suspensão mais rígida.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Primeira geração (1970-1977) 
Segunda geração (1977-1981) 
Tercerira geração (1981-1985) 
Quarta geração (1985-1989) 
Quinta geração (1989-1993) 
Sexta geração (1993-1999) 
Sétima geração (1999-2006) 

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Toyota Celica
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.