Universíada de Verão de 2015

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sports icon.png
Este artigo ou seção contém informações sobre um evento desportivo que ainda não ocorreu.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente à medida que novas informações estiverem disponíveis.
XXVIII Universíada de Verão
Gwangju 2015
Dados
Slogan 내일 점등 / Light Up Tommomorow
(Acenda o Amanhã)
País anfitrião  Coreia do Sul
Eventos  ??? em 21 modalidades
Cerimônia de abertura 3 de julho
Cerimônia de encerramento 14 de julho
Estádio principal Estádio Guus Hiddink
◄◄ Rússia Cazã 2013 {{{evento}}} Taipei 2017 Taipé Chinesa ►►
Gwangju na Coreia do Sul, cidade-se da XXVIII Universíada de Verão.
Edmonton no Canadá.
Taipé na República da China.

A XXVIII Universíada de Verão será realizada em Gwangju na Coreia do Sul entre 3 e 14 de julho de 2015 (datas ainda provisórias).

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

Apenas 3 cidades entregaram na sede da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) os seus livros de candidatura em 15 de março de 2009.[1]

Em 23 de maio de 2009, na sede da FISU em Bruxelas na Bélgica foi escolhida a cidade-sede. Já a cidade de Granada na Espanha foi aclamada sede da XXVII Universíada de Inverno no mesmo ano, uma vez que Poznan na Polônia, retirou sua candidatura em 9 de março de 2009.[2] De um total de 410 pontos dados pelo Comitê de Avaliação, Gwangju conseguiu 397 pontos, Edmonton 389 e Taipei 354.[3]

Gwangju[editar | editar código-fonte]

Gwangju na Coreia do Sul foi a vencedora e é a sexta maior cidade do país com 1,5 milhão de habitantes. É um hub de transportes e um importantíssimo centro comercial desde o século I a.C.. É a sede da Universidade de Chosun (1946) e se destaca pela produção de arroz, tecidos e carros.[4]

Edmonton[editar | editar código-fonte]

Edmonton no Canadá é conhecida como a "Cidade Festival" por causa de sua intensa vida cultural. É a quinta maior cidade do país com 750 mil habitantes. A Universidade de Alberta é um forte centro de pesquisas com mais de 35 mil alunos.

Havia sido escolhido pela candidatura o período de 1 a 12 de julho e as modalidades opcionais:

Taipé[editar | editar código-fonte]

Taipé na República da China é uma cidade de prédios altos e de infraestrutura moderna. Tem por volta de 2,6 milhões de habitantes e é a capital e centro turístico do país. Sua universidade está centrada em títulos referentes a tecnologia.

Havia sido escolhido pela candidatura as modalidades opcionais:

Modalidades[editar | editar código-fonte]

Obrigatórias[editar | editar código-fonte]

As modalidades obrigatórias (oito esportes) são determinadas pela FISU e, salvo alteração feita na Assembléia Geral da FISU, valem para todas as Universíadas de Verão.[5] O taekwondo passará a ser modalidade obrigatória a partir dessa edição.[6]

Opcionais[editar | editar código-fonte]

As modalidades opcionais são determinadas pela Federação Nacional de Esportes Universitários (National University Sports Federation - NUSF) do país organizador e devem ser de, no mínimo, três esportes. Estas eram as propostas durante a candidatura de Gwangju:

Referências

  1. Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). 28ª Universíada de Verão - Cidades candidatas entregam seus livros (em inglês). Página visitada em 16 de março de 2009.
  2. Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). Poznan retira sua candidatura (em inglês). Página visitada em 16 de março de 2009.
  3. JoongAng Daily. Em 2015 Gwangju sediará a Universiada de Verão (em inglês). Página visitada em 3 de junho de 2009.
  4. Calgary Herald. Edmonton perde Universíada de 2015 (em inglês). Página visitada em 23 de maio de 2009.
  5. Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU). FISU Hoje - Universíadas (em inglês). Página visitada em 30 de setembro de 2009.
  6. Prefeitura de Edmonton. Fatos da Universíada (em inglês). Página visitada em 16 de março de 2009.
  7. Gwangju 2015. Cidadãos de Gwanju escolhem beisebol como sétima modalidade opcional (em inglês). Página visitada em 20 de novembro de 2010.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]