Usuário:Music01/Testes/21 (álbum)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Rolling in the Deep"
Single de Adele
do álbum 21
Lado B "If it Hadn't Been for Love"
Lançamento 29 de novembro de 2010 (2010-11-29)
Formato(s) CD single, download digital
Gravação 2009;
Eastcote Studios
(Londres)
Gênero(s) Pop, soul, blues
Duração 3:48
Gravadora(s) XL
Composição Adele Adkins, Paul Epworth
Produção Paul Epworth
Cronologia de singles de Adele
"Water and a Flame"
(2009)
"Someone like You"
(2011)
Lista de faixas de 21
"Rumour Has It"
(2)

"Rolling in the Deep" é uma canção da artista musical inglesa Adele, contida em seu segundo álbum de estúdio 21 (2011). Foi composta pela própria em conjunto com Paul Epworth, e produzida pelo último. A sua gravação ocorreu em 2009 nos Eastcote Studios, em Londres. Em 2009, após apresentar ao seu então namorado a balada ao piano "Take It All", Adele e ele iniciaram uma discussão que resultou no término de seu relacionamento de 18 meses. Um dia depois do término da relação, a intérprete contatou Epworth para escrever uma música com ele, e apesar de ter planejado em completar uma balada que já havia começado a compor com Epworth há mais de um ano antes do início das sessões, o produtor sugeriu que ela procurasse um som mais agressivo. Juntos eles reescreveram as letras e reestruturaram a canção para refletir a experiência da cantora, e intitularam-na de "Rolling in the Deep".

O tema foi primeiramente disponibilizado na iTunes Store holandesa em 29 de novembro de 2010 através da XL Recordings, servindo como o primeiro single do álbum, seguido de uma distribuição global em formato digital nos meses seguintes. Foi posteriormente comercializado em formato físico e promovido através de um extended play (EP) contendo sua versão original e alguns remixes. Musicalmente, "Rolling in the Deep" é uma canção derivada de gêneros musicais como pop, soul e blues, e é uma das influências mais aparentes da americana americana e do blues estadunidense que formaram o som de 21. Sua instrumentação é composta por baixo, guitarra acústica, guitarra elétrica, percussão, bateria e piano. Liricamente, a obra "vingativa" descreve os sentimentos de um amante desprezado.

"Rolling in the Deep" foi aclamada por críticos musicais, que elogiaram suas letras, sua instrumentação e os vocais de Adele. Como resultado, foi incluída em diversas listas que compilaram as melhores canções de 2011, com a Rolling Stone descrevendo-a como a melhor canção de 2011. Tal aclamação resultou em quatro Grammy Awards para a faixa em 2012, incluindo os de Record of the Year e Song of the Year. Em termos comerciais, a composição obteve um desempenho bastante positivo, representando um avanço musical para a cantora e impulsionando-a para o sucesso internacional. Culminou os mercados de mais de dez países, como Alemanha, Bélgica, Canadá, Finlândia e Suíça, e listou-se nas dez melhores posições na maioria das tabelas musicais onde entrou. Nos Estados Unidos, a música tornou-se o primeiro número um da intérprete na Billboard Hot 100, permanecendo no topo do periódico por sete semanas consecutivas e convertendo-se na mais vendida do país em 2011. Esteve presente no gráfico por 65 semanas, e foi certificada como platina óctupla pela Recording Industry Association of America (RIAA). Mundialmente, a obra foi a quinta mais vendida digitalmente em 2011 com 8.2 milhões de downloads, e registrou vendas de mais de 14 milhões de exemplares.

O vídeo musical correspondente foi dirigido por Sam Brown e estreou no canal televisivo Channel 4 em 3 de dezembro de 2010. As cenas retratam Adele cantando em uma casa abandonada, enquanto copos de água vibram com a batida de um tambor; estas sequências são intercaladas com tomadas nas quais uma pessoa misteriosa (interpretada por Jennifer White) é vista dançando. A produção foi indicada em sete categorias nos MTV Video Music Awards de 2011 e venceu três delas, nomeadamente Best Editing, Best Cinematography e Best Art Direction, além de conquistar a condecoração de Best Short Form Music Video nos Grammy Awards de 2012. Para a divulgação de "Rolling in the Deep", a cantora apresentou-a em diversos programas televisivos como Late Show with David Letterman e Jimmy Kimmel Live!, bem como nos Grammy Awards de 2012, e a incluiu no repertório de sua turnê Adele Live (2011). Além disso, a composição foi utilizada em diversos filmes e séries como I Am Number Four e Gossip Girl, bem como em diversas propagandas de produtos e eventos esportivos, como o iPhone 4s e 2011 NBA Draft, e regravada por artistas como Aretha Franklin e Nicole Scherzinger.

Créditos[editar | editar código-fonte]

Todo o processo de elaboração de "Rolling in the Deep" atribui os seguintes créditos:

Gravação
  • Gravada nos Eastcote Studios (Londres)
  • Mixada nos Punkperpad West (Van Nuys, Califórnia)
  • Masterizada nos Sterling Sound (Nova Iorque)
  • Publicada pelas empresas EMI Music Publishing, Ltd. (ASCAP) e Universal Music Publishing, Ltd. (BMI)
Equipe