Rumour Has It

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
"Rumour Has It"
Single de Adele
do álbum 21
Lançamento 5 de novembro de 2011
Formato(s) Download digital
Gênero(s) Soul, jazz, blues
Duração 3:43
Gravadora(s) XL Recordings
Composição Adele Adkins, Ryan Tedder
Produção Tedder
Certificação(ões) Estados Unidos: RIAA Platinum.png Platina
Cronologia de singles de Adele
Último
Último
"Set Fire to the Rain"
(2011)
"Turning Tables"
(2011)
Próximo
Próximo

"Rumour Has It" é uma canção da cantora e compositora britânica Adele, e o quarto single do seu segundo álbum de estúdio, 21. A música foi composta por Adele e Ryan Tedder, enquanto a produção ficou a cargo de Tedder. Adele revelou que a música não foi inspirada pela imprensa, mas que era destinada as coisas que seus amigos contavam a ela e a mesma acreditava. Musicalmente, "Rumour Has It" contém elementos de jazz, blues, e pop acompanhado por uma batida vibratória pelo piano.

A canção recebeu opiniões positivas dos críticos que elogiaram a voz de Adele na canção "simpatia". Ainda sem ser liberada como um single, entrou na Billboard Hot 100, no número 96 e liderou as paradas Triple A. Ela recebeu um cover por Jeremih e outra versão da canção com um medley de Someone Like You foi feita pelo Glee durante o episódio "Mash Off" que alcançou a posição #11 no Hot 100 da Billboard. Adele adicionou a música na set-list da sua segunda turnê mundial Adele Live.

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

"Rumour Has It" foi escrita por Adele e Ryan Tedder, sendo produzida pelo último. Falando sobre a colaboração da canção, Adele revelou: "Você pode realmente dizer quando ouve uma música do Ryan Tedder, a qual eu gosto, mas eu queria criar algo que iria surpreender todos quando nós fizessemos uma música juntos, por isso saiu essa canção tipo blues-pop vibratória." Adele explicou que a canção não foi inspirada pela imprensa, mas destinava-se a seus próprios amigos, que muitas vezes espalham rumores sobre um rompimento com o seu namorado: "As pessoas podem pensar que é sobre blogs, revistas e jornais, mas não é. É sobre meus próprios amigos que ouviam coisas sobre mim e me contavam, o que é muito humilhante". Adele disse que "Rumour Has It" e "Rolling in the Deep" foram liricamente opostas de "Someone Like You". Ela disse que escreveu "Someone Like You" depois que estava cansada de "ser uma vadia" em relação a "Rolling in the Deep" ou "Rumor Has It".

Composição[editar | editar código-fonte]

"Rumour Has It" é um número de jazz[1] , contando com elementos de blues[2] e Adele descrevendo-a como "canção blues com batidas pop". Ian Walker do website AbsolutePunk escreveu que a música "detalha a complexidade que, obviamente, vêm a ser um triângulo amoroso." No piano despojado, os vocais de Adele leva uma "pontada de doçura" antes "de ser levado embora pelo coro infeccioso" como afirma Walker[1] . Noel Murray do The A.V. Clube encontrou um "contratempo persuasivo" comparando a música aos materiais antigos de Adele durante seu primeiro álbum de estúdio 19 (2008), devido à sua instrumentação similares consistindo o piano e a guitarra. Ian Wade do BBC Online escreveu que a música abre "canais do soul ao rock'n'roll como Wanda Jackson.Tom Townshend do MSN Music encontrou uma "prisão primitiva semelhante" a "Rolling in the Deep" (2011), que mistura "Pacey, hipnótica, funk, e interrompimento de uma sublime sinfonia de blues." De acordo com a partitura publicado pelo Universal Music Publishing Group no site Musicnotes.com, "Rumor Has It" é escrita no tom de ré menor[3] . Ele é definido em um compasso de tempo comum com um ritmo acelerado de 126 batidas por minuto. Incorpora elementos pop, adult alternative, pop rock e neo soul, enquanto os vocais de Adele vão da nota ré3 para a nota si bemol4[3] .

Recepção[editar | editar código-fonte]

Recepção da crítica[editar | editar código-fonte]

Ian Walker do AbsolutePunk comentou que em "Rumour Has It", Adele é "partes iguais de cenas humilhantes e sedutoras, esvoaçando entre os pólos emocionais com uma elegância impressionante que é muito rara na cena musical de hoje". Ao analisar o álbum 21, Matt Collar do Allmusic concluiu que "Rumour Has It" e "He Won't Go" são "terrivelmente cativantes, números despojados e agitados, e exatamente o tipo de músicas que você quer e espera de Adele."

Desempenho Comercial[editar | editar código-fonte]

"Rumor Has It" debutou na 96ª posição da Billboard Hot 100 na semana que se encerrou em 3 de agosto de 2011[4] . Até novembro de 2011, bem antes de seu lançamento oficial a canção já havia vendido 408,000 de cópias só nos Estados Unidos de acordo com a Nielsen SoundScan[5] . Em março de 2012 a canção recebeu certificação de platina pela RIAA[6] .

Referências

  1. a b Album Review - Adele 21 (em inglês). AbsolutePunk. Página visitada em 10 de junho de 2012.
  2. Adele 21 - Review (em inglês). All Music. Página visitada em 6 de junho de 2012.
  3. a b [http://www.musicnotes.com/sheetmusic/mtdVPE.asp?ppn=MN0091336 Rumour Has It Adele Digital Sheet Music] (em inglês). Music Notes. Página visitada em 8 de junho de 2012.
  4. Britney Spears Bounds Into Hot 100's Top 10, LMFAO Still No. 1 (em neerlandês). Billboard. Página visitada em 14 de agosto de 2011.
  5. Adele's 'Set Fire to the Rain' Is Next Single From '21' (em neerlandês). Billboard. Página visitada em 14 de setembro de 2011.
  6. a b Search Results "Rumor Has It" (em inglês). RIAA. Página visitada em 19 de Abril de 2012.
  7. a b Adele - Rumour Has It (em neerlandês). aChart.us. Página visitada em 19 de abril de 2011.
  8. ADELE - RUMOUR HAS IT (em inglês). Austrian-Charts.com. Página visitada em 19 de Dezembro de 2012.
  9. Chartifacts – Week Commencing: 28th November 2011 (em inglês). ARIA. Página visitada em 2012.
  10. a b c Rumor Has It by Adele (em inglês). Ultratop. Página visitada em 31 de Março de 2012.
  11. Adele Album & Song Chart History (em inglês). Billboard. Página visitada em 29 de Março de 2012.
  12. Adele - Rumour Has It (Alternative Rock) (em inglês). Alternative Rock. Página visitada em 29 de outubro de 2011.
  13. 가온차트와 함께하세요 ::. (em coreano). Gaon Music Chart. Página visitada em 19 de Abril de 2011.
  14. a b c d e f Adele - Rumor Has It (em inglês). Billboard. Página visitada em 19 de Abril de 2012.
  15. Adele - Rumour Has It (Triple A) (em inglês). Triple A. Página visitada em 29 de outubro de 2011.
  16. Adele – Rumor Has It Media Forest (em inglês). Media Forest. Página visitada em 4 de Abril de 2012.
  17. Adele - Rumour Has It (Dutch Top 40) (em neerlandês). Dutch Top 40. Página visitada em 29 de outubro de 2011.
  18. Adele - Rumour Has It (Mega Single Top 100) (em neerlandês). Mega Single Top 100. Página visitada em 29 de outubro de 2011.
  19. Official UK Singles Top 100 – 10th December 2011 – Official Charts (em neerlandês). The Official Charts Company. Página visitada em 31 de outubro de 2011.
  20. "Canadian single certifications – Adele – Rumour Has It" (em inglês). Music Canada. Página visitada em 8 de Junho de 2012.
  21. CERTIFICAZIONE Singoli Digitali dalla settimana 1 del 2009 alla settimana 24 del 2012 (em italiano). FIMI. Página visitada em 04 de Agosto de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre uma canção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.