Hello (canção de Adele)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
"Hello"
Single de Adele
do álbum 25
Lançamento 23 de outubro de 2015 (2015-10-23)
Formato(s) Download digital
Gravação 2014;
Metropolis Studios
(Londres, Inglaterra)
Gênero(s) Soul[1]
Duração 4:55
Gravadora(s) XL
Composição Adele Adkins, Greg Kurstin
Produção Greg Kurstin
Cronologia de singles de Adele
"Skyfall"
(2012)
"When We Were Young"
(2016)
Lista de faixas de 25
"Send My Love (To Your New Lover)"
(2)
Amostra de áudio
informação do ficheiro · ajuda

"Hello" é uma canção da artista musical britânica Adele, contida em seu terceiro álbum de estúdio, 25 (2015). Foi composta pela própria com o auxílio de Greg Kurstin, que encarregou-se de sua produção.[2][3] O seu lançamento como o primeiro single do projeto ocorreu em 23 de outubro de 2015, através da XL Recordings, marcando sua primeira faixa divulgada em três anos desde "Skyfall".[4]

Em 2017, o single faturou três Grammy Awards nas categorias Canção do Ano, Gravação do Ano e Melhor Performance Pop Solo.[5]

Antecedentes[editar | editar código-fonte]

Em 18 de outubro, um trecho de 30 segundos de "Hello" foi exibido na televisão britânica durante um intervalo comercial do The X Factor.[6] Três dias depois, o apresentador da BBC Radio 1 Breakfast Show, Nick Grimshaw, deu a entender que o primeiro single do terceiro disco de Adele seria lançado na edição de 30 de outubro de seu programa.[7] Entretanto, em 22 de outubro, a cantora confirmou através de uma carta publicada em seu Twitter que o lançamento de "Hello" ocorreria em 23 daquele mês, servindo como a primeira faixa de trabalho do projeto.[8] A canção pôde ser ouvida pela primeira vez na edição de 23 de outubro do programa de Grimshaw, com Adele no estúdio sendo entrevistada na ocasião.[9]

Escrita e composição[editar | editar código-fonte]

"Hello" foi escrita por Adele e Greg Kurstin e produzido por este último. Kurstin também tocou baixo, guitarra, piano e teclados, enquanto Adele tocava a bateria.[10] "Hello" foi escrita em Chiswick, Londres, algo que normalmente não é feito por Adele, que disse que gosta de escrever sua música em casa.[11] O processo de composição da música foi lento, levando seis meses para ser concluído. Inicialmente Adele e Kurstin começaram a escrever o primeiro verso; terminando a metade da música, seis meses depois, Adele entrou em contato com Kurstin para terminar a música, com Kurstin dizendo que não tinha certeza "se Adele voltaria e terminaria".[12]

Durante o refrão, Adele é ouvida cantando as linhas sobre camadas de backing vocals, piano e bateria que foram descritos pelo The Daily Telegraph como inclinados "em direção a uma parede de som muito luxuosa". Liricamente, a música se concentra em temas de nostalgia e arrependimento e se desenrola como uma conversa. A música foi notada por conter temas de arrependimento e foi vista como uma continuação de seu single "Someone like You" aparecendo para refletir sobre um relacionamento fracassado. As letras da música também foram vistas como sendo conversacionais, girando em torno de "todos os relacionamentos de seu passado", variando de amigos, familiares e ex-parceiros.[13] Falando sobre o conteúdo lírico da música, Adele disse a Nick Grimshaw no The Radio 1 Breakfast Show: "Eu senti que todos nós estávamos seguindo em frente, e não é sobre um ex-relacionamento, um relacionamento amoroso, é sobre o meu relacionamento com todos que eu amo. Não é que tenhamos caído, todos nós temos nossas vidas indo e eu precisava escrever essa música para que todos ouvissem, porque eu não estou em contato com eles". De acordo com Adele, o verso "Hello from the other side" ("Olá do outro lado"), significa "o outro lado de se tornar um adulto, tornando-se vivo a partir do final da adolescência, vinte e poucos anos".[14]

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

O videoclipe que acompanha a música foi dirigido pelo ator e diretor canadense Xavier Dolan e lançado em 22 de outubro de 2015, apesar de a música ter sido lançada como single um dia depois. [15][16] O conceito do vídeo gira em torno de uma mulher recém-falecida chamando uma versão mais jovem de si mesma. Partes do vídeo — principalmente o final na lagoa e a foto dela abrindo os olhos no começo — foram filmadas com câmeras IMAX, tornando-se o primeiro videoclipe no formato IMAX.[17] O vídeo se inspira na estréia semi-autobiográfica de Dolan, I Killed My Mother, que foi feita quando Dolan tinha 20 anos.[18] O vídeo foi filmado em uma fazenda no Quebec, Canadá durante 4 dias em setembro de 2015.

O vídeo é estrelado pelo ator americano Tristan Wilds. De acordo com Dolan, Adele ligou para ele depois de um incidente não especificado de brutalidade policial nos Estados Unidos, sugerindo que um homem caucasiano não seja escolhido como seu interesse amoroso no vídeo. Dolan disse: "Ela estava apenas tipo: 'estou preocupado com a realidade das tensões entre as autoridades e a comunidade negra, e eu quero enviar uma mensagem lá fora'."[19][20] Dolan contatou Wilds via Skype e explicou o conceito do vídeo, no qual Wilds concordou em participar.[21] Durante as filmagens, Adele e Wilds foram convidados a improvisar e "tocar" em seus relacionamentos passados, a fim de transmitir as emoções corretas. Dolan também filmou fotos de Adele e Wilds conversando e rindo. O vídeo em tons de sépia mostra Adele tocando a música em uma pequena casa e fora em uma floresta arborizada, intercaladas com cenas dela fazendo um telefonema choroso e flashbacks de um relacionamento passado com o personagem de Wilds.[22]

O celular flip usado por Adele no vídeo foi amplamente questionado por ser de estilo retrô. Dolan respondeu aos comentários dizendo: "Me deixa desconfortável filmar iPhones porque eu sinto que estou filmando um comercial. Essas coisas: iPhones, laptops, todos esses elementos, para mim, me trazem de volta à realidade: não é isso que você quer. Você quer sair da sua própria vida; você quer entrar em outra pessoa; você quer viajar para algum lugar; você quer que seja contada uma história. Eu estou percebendo que talvez tenha sido mais distrativo com esse celular de flip do que com qualquer outra coisa, mas não foi intencional!"[23]

Faixas e formatos[editar | editar código-fonte]

Download digital[24]
N.º Título Duração
1. "Hello"   4:55

Créditos[editar | editar código-fonte]

Todo o processo de elaboração de "Hello" atribui os seguintes créditos:[25]

Gravação e publicação
  • Gravada nos Metropolis Studios (Londres)
  • Mixada nos Capitol Studios (Los Angeles, Califórnia) e Electric Lady Studios (Nova Iorque)
  • Masterizada nos Sterling Sound (Nova Iorque)
  • Publicada pelas empresas Universal Music Publishing Ltd. (BMI), Kurstin Music/EMI April Music, Inc. (ASCAP)
Produção

Desempenho nas tabelas musicais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jillian Mapes (23 de outubro de 2015). «Adele's 'Hello' Rebuffs Modern Technology». Vulture (em inglês). New York Media, LLC. Consultado em 17 de novembro de 2015. 
  2. Joe Lynch (22 de outubro de 2015). «Adele Reveals Release Date, Tracklist for '25' Album». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  3. «Adele confirms album release date and new single, Hello». The Guardian (em inglês). Guardian Media Group. 22 de outubro de 2015. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  4. Joseph Neese (23 de outubro de 2015). «Adele makes history after hiatus as she says 'Hello' again to fans» (em inglês). MSNBC. NBCUniversal. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  5. «Adele é a principal vencedora do Grammy 2017». G1. Consultado em 20 de agosto de 2018. 
  6. «Adele 'teases new material in TV advert'» (em inglês). BBC News. British Broadcasting Corporation. 18 de outubro de 2015. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  7. Lewis Corner (21 de outubro de 2015). «Adele is premiering her new single on BBC Radio 1 next week» (em inglês). Digital Spy. Hachette Filipacchi Médias. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  8. «Adele reveals the release date for her third studio album, 25, and new single» (em inglês). British Broadcasting Corporation. 22 de outubro de 2015. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  9. «Adele premieres 'intimate' new song» (em inglês). British Broadcasting Corporationdata=23 de outubro de 2015. Consultado em 24 de outubro de 2015. 
  10. «Radio on Adele's 'Hello': 'She Can Make You Feel What She Feels'». Billboard. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  11. «Adele: "My son doesn't like my music, I just sing Twinkle Twinkle"». BBC Radio 2. Consultado em 30 de agosto de 2018. 
  12. «Adele: Inside Her Private Life and Triumphant Return». Rolling Stone. Consultado em 30 de agosto de 2018. 
  13. Lewis Corner. «Adele's new single first listen review: 'Hello' is a mighty comeback». Digital Spy. Consultado em 30 de agosto de 2018. 
  14. «Adele: Fame is toxic and touring is lonely...people have paid to see me but what if they don't like me». Consultado em 30 de agosto de 2018. 
  15. «Adele enlists Xavier Dolan for new music video Hello». CBC News. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  16. «Adele Unveils '25' Track List, Plans 'Hello' Video». Rolling Stone. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  17. «Adeles's powerful 'Hello' Video Already Made History». Entertainment Weekly. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  18. «Director of Adele's 'Hello' video explains its look, theme and, oh yes, flip phone». Los Angeles Times. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  19. «Xavier Dolan on Blink-182, Bottoming, and Being the World's Biggest Kate Winslet Fan». Vulture.com. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  20. «Adele cast black star in Hello video to address 'police brutality'». The Guardian. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  21. «Tristan Mack Wilds on Adele's Hello». Entertainment Weekly's EW.com. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  22. «The guy in Adele's new music video might look familiar to you». Metro. Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  23. «'Hello' Music Director Explains Why Adele Uses That Flip Phone». Consultado em 29 de agosto de 2018. 
  24. «Hello - Single by Adele» (em inglês). iTunes Store. Apple Inc. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  25. (2015) Créditos do álbum 25 por Adele, pg. 12 [CD]. XL Recordings (88875176782).
  26. «Adele – Hello (Entertainment Monitoring Africa)» (em inglês). Entertainment Monitoring Africa. Consultado em 14 de novembro de 2015. 
  27. «Adele sagt "Hello" zu den Offiziellen Deutschen Charts» (em alemão). Media Control Charts. 30 de outubro de 2015. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  28. «Adele – Hello (ARIA Charts)» (em inglês). ARIA Charts. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  29. «Adele – Hello (Ö3 Austria Top 40)» (em inglês). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  30. «Adele – Hello (Ultratop 50)» (em inglês). Ultratop 50. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  31. «Adele – Hello (Ultratop 40)» (em inglês). Ultratop 40. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  32. «Adele – Hello (Brasil Hot 100 Airplay)». Brasil Hot 100 Airplay. Consultado em 29 de janeiro de 2016. 
  33. «Adele – Hello (Canadian Hot 100)» (em inglês). Canadian Hot 100. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  34. «Adele – Hello (Monitor Latino)» (em inglês). Monitor Latino. Consultado em 28 de fevereiro de 2016. 
  35. «Adele – Hello (Gaon Music Chart)» (em inglês). Gaon Music Chart. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  36. «Adele – Hello (Croatian Airplay Radio Chart)» (em inglês). Croatian Airplay Radio Chart. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  37. «Adele – Hello (Tracklisten)» (em inglês). Tracklisten. Consultado em 11 de novembro de 2015. 
  38. «Adele – Hello (The Official Charts Company)» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 1º de novembro de 2015. 
  39. «Adele – Hello (IFPI Slovenská Republika)» (em inglês). IFPI Slovenská Republika. Consultado em 28 de fevereiro de 2016. 
  40. «Adele – Hello (Productores de Música de España)» (em inglês). Productores de Música de España. Consultado em 9 de novembro de 2015. 
  41. Gary Trust (2 de novembro de 2015). «Adele Says 'Hello' to No. 1 Hot 100 Debut; First Song to Sell 1 Million Downloads in a Week». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 2 de novembro de 2015. 
  42. a b Gary Trust (23 de novembro de 2015). «Adele's 'Hello' Crowns Pop Songs, Adult Pop Songs Charts». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 23 de novembro de 2015. 
  43. Gary Trust (16 de novembro de 2015). «Adele's 'Hello' Hits No. 1 on Adult Contemporary Chart». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 16 de novembro de 2015. 
  44. Gordon Murray (15 de dezembro de 2015). «Adele Scores First No. 1 on Dance Club Songs Chart With 'Hello' Remixes». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 16 de dezembro de 2015. 
  45. «Adele – Hello (Rock Airplay)» (em inglês). Rock Airplay. Consultado em 5 de dezembro de 2015. 
  46. «Adele – Hello (IFPI Finlândia)» (em inglês). IFPI Finlândia. Consultado em 9 de novembro de 2015. 
  47. «Adele – Hello (Syndicat National de l'Édition Phonographique)» (em inglês). Syndicat National de l'Édition Phonographique. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  48. «Adele – Hello (Greece Digital Songs)» (em inglês). Greece Digital Songs. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  49. «Adele – Hello (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)» (em inglês). Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  50. «Adele – Hello (Irish Recorded Music Association)» (em inglês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  51. «Adele – Hello (Media Forest)» (em inglês). Media Forest. Consultado em 1º de novembro de 2015. 
  52. «Adele – Hello (Federazione Industria Musicale Italiana)» (em inglês). Federazione Industria Musicale Italiana. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  53. «Adele – Hello (Japan Hot 100)» (em inglês). Japan Hot 100. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  54. «Adele – Hello (The Official Lebanese Top 20)» (em inglês). The Official Lebanese Top 20. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  55. «Adele – Hello (Luxembourg Digital Songs)» (em inglês). Luxembourg Digital Songs. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  56. «Adele – Hello (Mexico Airplay)» (em inglês). Mexico Airplay. Consultado em 8 de dezembro de 2015. 
  57. «Adele – Hello (VG-lista)» (em inglês). VG-lista. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  58. «Adele – Hello (NZ Top 40 Singles)» (em inglês). NZ Top 40 Singles. Consultado em 4 de novembro de 2015. 
  59. «Adele – Hello (MegaCharts)» (em inglês). MegaCharts. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  60. «Adele – Hello (Związek Producentów Audio Video)» (em inglês). Związek Producentów Audio Video. Consultado em 1º de dezembro de 2015. 
  61. «Adele – Hello (Portugal Digital Songs)» (em inglês). Portugal Digital Songs. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  62. Rob Copsey (30 de outubro de 2015). «Adele smashes Official Chart records with comeback single "Hello"» (em inglês). UK Singles Chart. The Official Charts Company. Consultado em 30 de outubro de 2015. 
  63. «Adele – Hello (IFPI Česká Republika)» (em inglês). IFPI Česká Republika. Consultado em 8 de dezembro de 2015. 
  64. «Adele – Hello (Sverigetopplistan)» (em inglês). Sverigetopplistan. Consultado em 6 de novembro de 2015. 
  65. «Adele – Hello (Schweizer Hitparade)» (em inglês). Schweizer Hitparade. Consultado em 1º de novembro de 2015. 
  66. «Adele – Hello (Euro Digital Songs)» (em inglês). Euro Digital Songs. Consultado em 1º de novembro de 2015. 
  67. «Top 100 Single-Jahrescharts 2015» (em alemão). Media Control Charts. Consultado em 15 de janeiro de 2016. 
  68. «ARIA Charts – End Of Year Charts – Top 100 Singles 2015» (em inglês). ARIA Charts. Consultado em 5 de janeiro de 2016. 
  69. «Jahreshitparade Singles 2015» (em inglês). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  70. «Jaaroverzichten 2015» (em inglês). Ultratop 50. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  71. «Rapports annuels 2015» (em inglês). Ultratop 40. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  72. «Canadian Hot 100 Year End 2015» (em inglês). Canadian Hot 100. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  73. «Track Top-100 2015» (em inglês). Tracklisten. Consultado em 15 de janeiro de 2016. 
  74. «Hot 100 Songs Year End 2015» (em inglês). Billboard Hot 100. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  75. «Adult Contemporary Songs Year End 2015» (em inglês). Hot Adult Contemporary Tracks. Consultado em 15 de dezembro de 2015. 
  76. «MAHASZ Single (track) TOP 100 - eladási darabszám alapján - 2015 (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)» (em inglês). Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 7 de fevereiro de 2016. 
  77. «Best of 2015» (em inglês). Irish Recorded Music Association. Consultado em 28 de fevereiro de 2016. 
  78. «Yearly Charts - 2015» (em inglês). Media Forest. Consultado em 28 de fevereiro de 2016. 
  79. «Classifiche "Top of the Music" 2015 FIMI-GfK: La musica italiana in vetta negli album e nei singoli digitali» (em italiano). Federazione Industria Musicale Italiana. Consultado em 28 de janeiro de 2016.. Clique em "Scarica allegato" para baixar o arquivo em PDF contendo a tabela de fim-de-ano italiana. 
  80. «Top Selling Singles of 2015» (em inglês). NZ Top 40 Singles. Consultado em 25 de dezembro de 2015. 
  81. «Jaaroverzichten - Single 2015» (em inglês). MegaCharts. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  82. Rob Copsey (4 de janeiro de 2016). «The Official Top 40 Biggest Songs of 2015 revealed» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  83. «Årslista Singlar – År 2015» (em sami do norte). Sverigetopplistan. Consultado em 15 de janeiro de 2016. 
  84. «Jahreshitparade 2015» (em inglês). Schweizer Hitparade. Consultado em 4 de janeiro de 2016. 
  85. «Top 100 Single-Jahrescharts 2016» (em alemão). Media Control Charts. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  86. «ARIA Charts – End Of Year Charts – Top 100 Singles 2016» (em inglês). ARIA Charts. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  87. «Jahreshitparade Singles 2016» (em inglês). Ö3 Austria Top 40. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  88. «Jaaroverzichten 2016» (em inglês). Ultratop 50. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  89. «Rapports annuels 2016» (em inglês). Ultratop 40. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  90. «Canadian Hot 100 Year End 2015» (em inglês). Canadian Hot 100. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  91. «Track Top-100 2016» (em inglês). Tracklisten. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  92. «Hot 100 Songs Year End 2016» (em inglês). Billboard Hot 100. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  93. «Pop Songs Year End 2016» (em inglês). Pop Songs. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  94. «Adult Pop Songs Year End 2016» (em inglês). Adult Pop Songs. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  95. «Adult Contemporary Songs Year End 2016» (em inglês). Hot Adult Contemporary Tracks. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  96. «Dance Club Songs Songs Year End 2016» (em inglês). Hot Dance Club Songs. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  97. «MAHASZ Single (track) TOP 100 - eladási darabszám alapján - 2016 (Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége)» (em inglês). Magyar Hanglemezkiadók Szövetsége. Consultado em 7 de fevereiro de 2016. 
  98. «Yearly Charts - 2016» (em inglês). Media Forest. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  99. «Top Selling Singles of 2016» (em inglês). NZ Top 40 Singles. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  100. «Jaaroverzichten - Single 2016» (em inglês). MegaCharts. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  101. «End of Year Singles Chart Top 100 – 2016» (em inglês). The Official Charts Company. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  102. «Årslista Singlar – År 2016» (em sami do norte). Sverigetopplistan. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  103. «Jahreshitparade 2016» (em inglês). Schweizer Hitparade. Consultado em 6 de fevereiro de 2017. 
  104. «Gold-/Platin-Datenbank (Adele; 'Hello')» (em alemão). Bundesverband Musikindustrie. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  105. «ARIA Charts - Accreditations - 2016 Singles» (em inglês). Australian Recording Industry Association. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  106. «Ultratop – Goud en Platina – 2016» (em inglês). Belgian Entertainment Association. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  107. «Music Canada - Gold/Platinum - Hello» (em inglês). Music Canada. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  108. «Certificeringer — Adele — Hello» (em dinamarquês). IFPI Dinamarca. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  109. «Hello - Adele - El Portal de Música» (em espanhol). Productores de Música de España. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  110. «RIAA – Gold & Platinum – Hello» (em inglês). Recording Industry Association of America. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  111. «FIMI - Certificazioni» (em italiano). Federazione Industria Musicale Italiana. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  112. «Certificaciones» (em espanhol). Asociación Mexicana de Productores de Fonogramas y Videogramas. Consultado em 7 de fevereiro de 2017. 
  113. «NZ Top 40 Singles Chart» (em inglês). Recorded Music NZ. Consultado em 28 de fevereiro de 2016. 
  114. «Certified Awards» (em inglês). British Phonographic Industry. Consultado em 29 de janeiro de 2016. 
  115. «The Official Swiss Charts and Music Community: Awards (Adele; 'Hello')» (em inglês). IFPI Suíça. Consultado em 7 de fevereiro de 2017.