Usuário Discussão:Mschlindwein/Histórico/2006/Dezembro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dezembro de 2006


Observar

Acho que é necessário dar uma observada no Usuário:Diego Maciel. Ele já havia retirado o aviso de votação para eliminação do artigo Lourival Ribeiro da Silva, reverti e coloquei o aviso de não elimine na página de discussão dele. Agora pouco ele colocou o artigo em Wikipedia:Os melhores artigos. Podes dar uma observada. Um abraço. Fabianopires 00:19, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Que fazer

com isto isto?

Agradecimento

Mschlindwein Agradeço a sua atenção e perdoe-me algumas considerações que fiz, acreditando estar havendo a interferência de pessoas estranhas à seriedade do trabalho.

Abraços Fatima Rodrigues 15:26, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Feito

Já reverti. Um abraço. Fabianopires 23:13, 1 Dezembro 2006 (UTC)

OBRIGADO

Obrigado pela dica de português... =) Opinoso

Desculpa

Desculpa incomodar, mas o Usuário:Diego Maciel tornou a retirar o aviso do artigo Lourival Ribeiro da Silva. E na página de discussão dele de um modo muito curioso um ip apagou o aviso que você havia deixado para ele. Um abraço. Fabianopires 23:29, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Marcelo, em vez de colocar para ER, eu apaguei o artigo Rodinaldo (sem querer, é claro)! E agora? Estava escrito: se tem coragem de usar este nome deve ser um cara legal (mais ou menos isto). E agora???? Podes me ajudar? --Nice msg 23:38, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Tá aqui a página [1]

Karl Friedrich Abel

Pois é. Tá certo. As minhas desculpas. Escrevi mal o nome. Acontece

Obrigado.

Um abraços dos Açores

Luís Silveira silveira 23:42, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Ahnnn??? De onde saiu tudo aquilo?!?!? Não entendi... Ainda bem que foste tu a ver. Acho que vou dar uma paradinha mesmo... :-)) --Nice msg 23:49, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Sei... só pode ser. Mas eu não copiei tudo aquilo de lugar nenhum, nem agora e nem antes! Até fui testar no Word se tinha copiado aquilo... e não tinha! Estou só olhando os ER... Um mistério! --Nice msg 23:53, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Hehehehe... mas olha nas minhas contribuições então... não cheguei perto de nenhum artigo sobre o Butão?! Nem para olhar... e nem para editar... Realmente, não entendi. Mas vou dar uma parada e pensar como isso pode ter acontecido...:-)) --Nice msg 00:00, 2 Dezembro 2006 (UTC)

Karl Friedrich Abel

Olha olha !!! França !! Pensava que estavas no Brasil. És português ou brasileiro ? Se alguma vez vieres aos Açores procura-me na Villa Maria

Abraços

Luís Silveira silveira 23:50, 1 Dezembro 2006 (UTC)

Não entendi teu movimento, Marcelo, de Monólogo da Prostituta no Manicômio para Monólogo da Prostituta no Manicômio... eu movi errado? E sabes o nome da peça em italiano? Pq procurei na wiki italiana e não consegui descobrir... O editor escreveu O Monologo da Puta no Manicômio, mas no Google achei mais só com prostituta, o único com puta no título era referente ao artigo daqui da wiki... e sem o O inicial. Mas não tenho certeza de nada... --Nice msg 09:04, 2 Dezembro 2006 (UTC)

Agora que eu vi... escrevi errado sim! Monológo... :-P

Apaguei o Monológo... apago o outro tb???

Saudações

Olá Mschlindwein, obrigado. Sou novo aqui na Wikipedia, mas espero contribuir bastante para o crescimento do projeto. De onde você é? Eu sou brasileiro, moro em Tocantins. Abraços. Scivolant! Scivolant 21:07, 3 Dezembro 2006 (UTC)

Olá, Mschlindwein

Nós, do Projeto Chat, que estamos tentando promover o Chat na Wikipédia, estamos tentando redirecionar o canal irc://irc.freenode.net/pt.wikipedia para o canal irc://irc.freenode.net/wikipedia-pt, para que possamos tornar este último realmente o chat principal da Wikipédia. Mas no entanto, a única pessoa da Wikipedia em português que pode fazer este redirecionamento é o Usuário:E2m.Reparamos que você tem relações mais próximas com ele.Você poderia nos ajudar nos informando talvez o e-mail dele ou então pedindo a ele que faça o redirecionamento?

Obrigado e abraço,Thiago R Ramos disc 23:02, 4 Dezembro 2006 (UTC)

Muito obrigado.Thiago R Ramos disc 23:41, 5 Dezembro 2006 (UTC)

Fotos

Marcelo, estou pensando em carregar no Commons fotos tiradas de livros (com citação dos livros, autores é claro) para carregarmos nos artigos que fazem parte da série anos de chumbo. Infelizmente, em sua grande maioria, as fotografias e imagens estão todas com direitos autorais, o que as proíbe de publicarmos aqui. O que me dizes? Abraço.Angelo 23:27, 5 Dezembro 2006 (UTC)

Pois é... porém fotografias de capas de revistas da época..., eu perguntei ao Rubens, estou esperando o parecer dele, pois uma imagem da capa de uma revista com a devida citação, esta é aminha dúvida, o que achas? (Lembra da primeira Veja? eu tenho um exemplar original, aquela imagem da fice e do martelo publicada em 1968 em plena ditadura). Todos pensaram que os censores não deixariam passar, mas o artigo de capa foi escrito de maneira tão inteligente que se a censura não deixasse publicar seria um tiro no pé...kkk... dos proprios ditadoresAngelo 00:29, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Oi, pessoal! Estou escrevendo minha dissertação de mestrado cujo assunto é a Wikipédia. Gostaria de saber se tenho autorização para citar trechos de usuários, wikipedistas ou não. Grata, Sluciane 11:06, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Eliminação de artigo

Olá Marcelo

Informo que editei o artigo Teresa duarte e Catarina sousa, que estão em votação para eliminação.

Abraço -- Adailton msg 13:53, 6 Dezembro 2006 (UTC)

Caro Marcelo,

O Dr.Paulo A. Neves acaba de me contactar para efeitos de eliminação definitiva da sua página na Wikipédia. É lamentável esse seu pedido de eliminação quando anualmente dezenas de investigadores portugueses e brasileiros recorrem aos seus préstimos de investigador notável e profundo conhecedor dos arquivos nacionais e internacionais. Experimente contactar, por exemplo, com os investigadores brasileiros http://pt.wikipedia.org/wiki/Erivaldo_Fagundes_Neves, http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A1rio_Teixeira_Cotrim. Como é possível que você seja pela manutenção de uma campeã de surf e se atreva a propôr a eliminação de uma pessoa da cultura e um dos mais notáveis investigadores da história local portuguesa do século XXI sujeitando-o a uma votação? Gostaria que reconsiderasse a sua proposta, caso contrário eliminarei então a referida página, por mim criada, nas próximas 24 horas. Cumprimentos e saudações Wikipedianas. Pedro Antunes

Acrescento à mensagem anterior, para registro: trata-se do artigo Paulo Alcobia Neves, cuja eliminação foi proposta por mim.Mschlindwein msg 16:27, 6 Dezembro 2006 (UTC)
Repondo o que foi retirado por IP:

Caríssimo, após verificar o enorme conjunto de propostas de eliminação de personalidades portuguesas da Wikipédia e também que nem a palavra relevante você sabe escrever, decidi retirar o meu post da sua página. Queira ao menos respeitar a minha decisão. Xenofobia: "Não, Obrigado". Retirarei esta mensagem igualmente já de seguida. Que pena haver pessoas como você num projecto tão interessante como este.

Então somos dois que não sabemos escrever: eu tenho problemas com "relevente", e tu com gêneros e acentuação ([2] )--Mschlindwein msg 10:38, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Erros comuns

Não sei se alguém já te pediu...tens alguma sugestão para a lista de erros comuns aqui no Wikipedia Discussão:AutoWikiBrowser/Typos? Se lembrares, basta inserir lá... Abraços, Dantaddσυζήτηση 01:31, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Esta nova lista é para inclusão no regex do AWB que quando é rodado já corrige automaticamente as palavras. Quantos mais erros houver, mais efetivo ser o mecanismo. Dantaddσυζήτηση 01:53, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Vandalismo

Obrigado por reverter o vandalismo em minha página de usuário, Mschlindwein! Abraços! JSSX 11:13, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Usar conteúdos da Wikipédia...

É proibido usar conteúdos da Wikipédia para pesquisas escolares ou sem fins lucrativos? É que eu não comprendi muito bem o que é fair user.

Lutando por uma Wikipédia melhor: Cayyam 13:57, 7 Dezembro 2006 (UTC)

Compreendido

Olá, obrigado pelo aviso, desculpe-me pela má conduta. Criei uma conta para evitar possíveis confusões com outros usuários. Comecei a ler as regras do wikipedia , mas sinto que estou pouco à vontade com o "sistema wiki". Mais uma vez, desculpe-me qualquer transtorno. Eduardo Pitt Edpitt 16:45, 7 Dezembro 2006 (UTC)

"História da Física"

Fiz algumas alterações no verbete, se você puder dá uma olhada e corrigir possíveis equívocos ficarei grato, obrigado. Edpitt 19:28, 7 Dezembro 2006 (UTC)


Da imagem sobre o Fair-use

Caro colega wikipedista Mschlindwein,

Quer parecer-me que você é culto no vernáculo e por ele zelador.

Assim, quero pedir-lhe, como mais veterano que certamente é, examinar o que se segue e encaminhar providências corretivas.

Em "bom e santo" português, as formas gramaticalmente corretas são:

  • 1 Dize NÃO ao Fair-Use tu também!
  • 2 Dize NÃO ao Fair-Use!

ou:

  • 3 Diga NÃO ao Fair-Use você também!
  • 4 Diga NÃO ao Fair-Use!

As formas (1) e (2) conjugam-se pelo pronome pessoal do caso reto, subjetivo (e clássico...) "tu".

As formas (3) e (4) conjugam-se pelo pronome de tratamento (de segunda pessoa, porém levando o verbo à terceira pessoa...), subjetivo (não clássico...) "você".

Trata-se de imposição de norma culta da língua portuguesa.

O imperativo afirmativo conjuga-se assim:

DIZE tu
DIGA ele (ela ou você)
DIGAMOS nós
DIZEI vós
DIGAM eles (elas ou vocês)

Diz — conforme consta dos dizeres na logo-imagem alusiva ao movimento contra o fair-use (não o coloco em discussão aqui!...) — é, certamente, erro gramatical no contexto em que se insere.

Com efeito, o contexto ad causam exige ou DIZE (em correspondência com "tu"...) ou DIGA (em correspondência com "você"...). Nunca, porém, DIZ em correspondência com tu... Até porque, como já explicado, o MODO VERBAL pertinente é o imperativo, que imperativamente exige DIZE tu...

DIZ, é imediato lembrar, "diz respeito" ao indicativo presente, que se conjuga assim:

Indicativo presente do verbo DIZER

Eu DIGO
Tu DIZES
Ele (ela, você) DIZ (Ei-lo!...)
Nós DIZEMOS
Vós DIZEIS
Eles (elas, vocês) DIZEM

Assim esclarecidos, solicito a quem de dever-direito, competente para tal, proceder à correção, seja optando pelo PORTUGUÊS DO TU, seja pelo PORTUGUÊS DO VOCÊ...

Classicamente, embora eu seja usuário costumeiro do você, PREFIRO as formas (1) e (2), a declinarem o belo PORTUGUÊS DO TU...

No mais, agradeço e... sucesso!

EgídioCampos, 2006.12.09, 12:00 UTC.


Por falar em "dizer"...

Caro Mschlindwein msg,

Agradeço a deferência, mas eu realmente não sabia que anda sendo aceita a forma DIZ para a segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo dizer. Causa-me extremada estranheza tal inovação, conquanto eu saiba que, na dinâmica cultural-lingüística lusófona — também, certamente, nas demais... — muitas mudanças estejam ocorrendo. Queiramos ou não, elas vêm; são, por assim dizer, uma "acontecência" inexorável. No entanto, zeloso wiki-veterano, convenhamos: é uma agressão muito violenta, um "barbarismo" (não no sentido clássico..., mas uma "barbaridade"!) acolher DIZ TU com naturalidade, como sendo sinal de evolução...

Como era imperativo consultar as fontes citadas:

ali constatei (estupefato!, estupefacto! — em homenagem aos patrícios...) o DIZ TU, apenas ele...

Também por imperativo, visitei:

para encontrar apenas DIZE TU, ao declinar a segunda pessoa do singular do imperativo afirmativo do verbo dizer...

Se, na dinâmica supracitada, está havendo aceitação de DIZ TU nos meios cultos, eu não o sei. Todavia, [considera tu / considere você] comigo o seguinte: como fica, nessa linha de raciocínio simplista (o "simplista" não é dirigido à sua pessoa...), a conjugação do imperativo afirmativo de... CANTAR?

Ficaria assim:

Verbo CANTAR,
(nova forma do seu mperativo afirmativo)

CANT tu
CANTE ele (ela, você)
CANTEMOS nós
CANTAI vós ( ou será que desejarão extirpar o "I"?..., para gerar [?] CANTA [!]!)
CANTEM eles (elas, vocês)

Assim, meu nobre colega, a questão permanece aberta. Ou não?

EgídioCampos, 2006.12.11, 22:22 UTC.

No princípio era o Verbo...

Caro Marcelo,

No princípio era o Verbo... (data venia, Moisés, pelo Criador). E continua sendo. Não tive acesso ainda a essa edição mais recente (vou procurá-la...), mas, pelo "afluente dinamismo" que sempre caracterizou a obra de Mestre Aurélio, não me causa surpresa a novidade. Causa-me, sim — é verdade — um misto de "estranha estranheza" com visceral rejeição. Explico-me: a dinâmica cultural lingüística, a despeito de todos e de tudo (e, também, por causa de todos e de tudo...), continua sempre, aceitemo-la ou não. No entanto, "(...) Meu caro amigo, me perdoe por favor (...)" (agora, data venia, Chico Buarque...), essa mudança é... demais!. Compreendo que é estranho comparar um verbo regular com um irregular, mas tal comparação, ainda forçada, procede justamente pelo fato de, forçada, chamar a atenção, despertar os ânimos, a vigilância etc.. Por isso eu a fiz.

Sobre "A propósito: eu sabia que a forma original era dize, mas tenho a impressão que tu também sabias que eu sabia.", eu presumia que o soubesse pela boa cultura destilada nos seus artigos e discussões etc..

Sobre "Pessoalmente, acho dize arcaico e não vejo nada estranho com o uso de diz", devo confessar que vejo tudo muito estranho com esse novo uso. Mais: apesar de a palavra aureliana endossá-lo, causa-me ainda mais estranheza NÃO PELO ENDOSSO AURELIANO, mas pela luso-aceitação (!...). Logo os irmãos portugueses, tão zelosos da "última flor do Lácio"..., via de regra mais do que nós, brasileiros.

Mas, fazer o que? Dinamicamente aceito, agora é bola prá frente! A propósito, você sabia que a forma "perca" já foi incorporada como variante (popular) de "perda" (substantivo)?... Por aí vai...

EgídioCampos, 2006.12.15, 15:45 UTC.

Imagens e direitos de autor

Oi. Disponho de fotos promocionais autorizadas e legitimas sobre o filme Desaparecidos (Dez 2006), recentemente estreado ao público, em Cascavel, Paraná. O autor, diretor e produtor, ator e cineasta António Marcos Ferreira, meu vizinho ... eheheh, disponiblizou via Email para mim / Wikipédia Lusófona algumas fotos - sobre os atores - para Comunicação Social local e regional. Estas tem direito de autor (naturalmente), mas foram disponiblizadas para ilustrar o artigo sobre o filme. Troquei umas ideias com o Lipe e ele acha que elas serão proibidas na Wikipédia Lusófona. Pois poderá não ter uso 100% livre de restrições. Remeto o assunto para o Gurú das imagens e dos direitos de autor, sobre o que devo fazer. Para ficar a situação clara, parece ser a solução pedir autorização escrita. A foto foi identificada com procedencia, data, ator e produtor - a foto mais emblematica vai em anexo. Os artigos que tenho escrito sobre o filme e seu autor, tem como fonte diretamente dele e a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Cascavel (uma das patrocinadoras do filme). Ele também está acampanhando a sua elaboração mas a sua feitura é feita por mim, nos rasgos de tempo de tenho disponível.

Vidente Vidente 15:56, 10 Dezembro 2006 (UTC)

Direitos de Autor

O artigo Damon Wayans utiliza conteúdos retirados de http://www.sonypictures.com.br/canalsony/SPEMasterControllerServlet?pageId=ChannelSeries&channelSeriesId=28&characterId=216&weekDay=1&showHotsite=no que tem direitos reservados a Sony Pictures.

Cayyam 19:33, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Votação

Marcelo, desculpe-me por perturbar vossas férias... é que venho falar-te de uma votação por ti proposta, e que foi recriado. dormientibus non socorrit jus, mas é que dela somente vim a saber depois de encerrado o prazo (e o mesmo ocorreu com outro User, pelo que vi). Falei ao Adailton, que levou-a para ER, e este sugeriu-me levar o caso à Esplanada, a fim de que outros administradores possam tomar ciência e opinar. Eis o teor da mensagem que deixei-lhe:

Apesar de monarquista, o Paulo Alcobia Neves, que aqui vem sendo recriado, depois de uma votação, ressurge... Das outras vezes, coube-lhe efetuar a ER mas... gostaria que, se possível, reconsiderasse... Apesar de não ser eu um pesquisador dos que já estiveram nas plagas lusitanas, tive ocasião de contatar um historiador, que afiançou-me pela relevância do mesmo...
Perdi a votação, somente dela me apercebendo quando vencido o prazo e tornando impossível mesmo qualquer argumentação... Compreendendo que a eliminação em si não obsta a recriação do verbete, noutros termos - honestamente não sei exactamente quais - gostaria que, se possível, a página fosse preservada...

Esperando vossa ponderosa opinião, deixo meu abraço, André Koehne Digaê 00:57, 14 Dezembro 2006 (UTC)

Parlamento

Apresentei a proposta da ciração de um Parlamento para organizarmos um pouco as coisas. Ver aqui JoãoFelipe hein? 17:47, 15 Dezembro 2006 (UTC)

Regra de acepção? Via de exclusão?!...

Caro colega wikipedista Mschlindwein,

Tomei contato acidental (ou incidentalmente...) como este assunto em sua página de dicussão. Conquanto não convidado, li várias das posições de outros colegas, e notei prevalência de NÃO como resposta à sugestão de JoãoFelipe hein? em 17:47, 15 Dezembro 2006 (UTC). Mais: tomei a liberdade de apresentar parecer em sua página de discussão, porque você (segure lá!...) é mais importante.

Lato et stricto sensu, meu caro amigo, aquilo atenta contra o "espírito livre da Wikipédia". Chega mesmo a soar — perdoe-me o autor se não houver tido tal intenção — algo meio... fascista (aqui vai conotativamente, mas com a força tomada ao termo). Que lhe parece? De fato, certamente há maneiras mais... — diga-se, "inteligentes" (embora eu, pessoalmente, evite usar tal termo, pela discriminação embutida que usa trazer) — sim, há maneiras mais adequadas, elegantes de se resolver o denunciado problema, que não essa! Com efeito, certamente há vários wiki-editores bem menos experientes que, contudo, podem ser — diga-se — muito mais capazes, competentes e responsáveis do que tantos outros (não todos, é evidente...) veteranos, não concorda? Naturalmente, força é pré-confessá-lo, afim de prevenir equívocos de interpretação, não me estou incluindo a mim mesmo nesse naipe. Afinal, como bem disse Antoine de Saint-Exupéry (1900-1944), em "O pequeno Príncipe", "(...) A linguagem é uma fonte de mal-entendidos (...)". E como é!

Wiki-saudações!

EgídioCampos, 2006.12.17, 13:50 UTC.

Companheiro Mschlindwein

Feliz Natal e próspero 2007.A.S.E. 16:29, 24 Dezembro 2006 (UTC)

CPVirtual

Não seja por isso... Esqueci-me que a comunidade da Wikipédia em português também alcança o outro lado do atlântico. Por aqui, todos os que usam o MSTS conhecem e usam produtos da CPVirtual. A comunidade é pequena, mas unida. Infelizmente, pelo que encontrei na Internet, poucos brasileiros se interessam por simuladores ferroviários... AJPValente 17:41, 30 Dezembro 2006 (UTC)

Votações antigas

Recoloquei em votação várias votações de eliminação antigas q tinham sido arquivadas erradamente.

Risquei os votantes antigos, e estou pedindo para q votem novamente.

Veja em Wikipedia:Páginas para eliminar/7 de Janeiro.

--Rjclaudio (Wikiprojetos : Animangá, Pokémon, Games, Música e Ciências da computação)01:09, 31 Dezembro 2006 (UTC)

2007

Boas Festas e feliz Ano Novo. --João Carvalho deixar mensagem 15:42, 31 Dezembro 2006 (UTC)