Usuário Discussão:Mschlindwein/Histórico/2006/Julho

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Julho de 2006


Novato

olá Mschlindwein,

Sou novato na Wikipedia, e queria que me dissese se é relevante e de agrado seu a meu artigo sobre a cronologia das telecomunicações que fiz hoje.

grato drianjos


.. Obrigado pelas boas vindas, você as dá para todos? Náutilus 01:01, 2 Julho 2006 (UTC) A página de testes é considerada um artigo? Náutilus 01:04, 2 Julho 2006 (UTC)

E essa agora, amado mestre?

VDA não é... vaidade em foto? Pôr em votação? Já tinha visto disso? Vamos agora virar uma galeria de arte virtual? Se fosse o caso de ilustrar a pédia, mas... vê só: Imagem:Tela.jpg André Koehne Digaê 03:56, 3 Julho 2006 (UTC)

PS... essa aí de cima vai pros meus "pensares" (ah, se vai...)...

Mais 2

...que também vieram do Commons... (se não apagaram, estão no verbete Semrhfja) Image:Antauri1.JPG e Image:Sparks8.JPG André Koehne Digaê

Política de imagens

Marcelo, ainda tenho algumas dúvidas e, se possível e se você tiver respostas, gostaria de esclarecer:

  1. Tenho visto algumas imagens (scans) de selos; isto é possível?
  2. Imagens em Domínio Público pela idade, e que estejam disponíveis em alguns sites, podem ser carregadas? Exemplo [1]
finalizando, as imagens acima foram apagadas... mas me parece que o IP tenha carregado outras tantas. Tinha, por conta disto, avisado outro adm, mas não sei se foi ele quem o fez...

Abraços, André Koehne Digaê 15:42, 3 Julho 2006 (UTC)

Olá Mschlindwein (ou prefere ser chamado de Marcelo ?)

Encontrei Balduino Egon Breitenbach ainda em votação. Aparentemente, esqueceram dele em algum lugar, mas a votação se encerrou a muito tempo. Pensei em remover a tag, mas, antes, gostaria de uma segunda opinião. Que lhe parece ? E qual a sua opinião sobre meu trabalho como administrador. Dentro das expectativas ? Abraço -- Adailton msg 12:08, 4 Julho 2006 (UTC)

Pra

"Pra" é uma também uma forma correta de "para", assim como "prá". Para mim dá no mesmo, mas "pra" é também correto e muito mais usado. --Dantadd 15:22, 4 Julho 2006 (UTC)

O Houaiss diz "[O uso de pra] é coloquial e não raro se encontra no português escrito do Brasil, inclusive no literário, por vezes grafado prá; quanto à pronúncia, no Brasil (pra), em Portugal (prâ)". Ademais, "pra" é um monossílabo (todos os monossílabos são oxítonas) e só se justificaria a acentuação por homografia ou por permanência de elemento da palavra original como em "tá" (para "está"). --Dantadd 15:30, 4 Julho 2006 (UTC)

Que bom, mas é uma pena que minha opinião só não baste... Bem, eu também faria o mesmo. --Dantadd 12:02, 5 Julho 2006 (UTC)
Tens razão e, como eu disse, faria o mesmo! Abraços, --Dantadd 12:12, 5 Julho 2006 (UTC)

Redirecionamento

Oi Marcelo, depois de um longo tempo sem te chatear, venho pedir um favor: Poderias mover o artigo Seminário dos Ratos para Seminário dos ratos, que penso ser a forma correta conforme o padrão estabelecido no Wiki para títulos de livros brasileiros (e portugueses tb, eu creio...), pois alguém já fez o redirecionamento antes, da forma correta para a incorreta, logo, não tenho como reverter pois havia texto neste primeiro artigo. Obrigada, Eunice--EMP 20:23, 4 Julho 2006 (UTC)

Obrigada! :-)) --Nice msg 23:11, 5 Julho 2006 (UTC)

Desculpe

Estou tentando inserir meu livro, mas estou encontrando dificuldades, mas é por aqui o caminho se puder me auxiliar ficarei contenteRoquejr 15:44, 5 Julho 2006 (UTC).


Milan

Olá,

Eu usei a imagem do en.wikipedia.org para o Milan. Há problemas de copyright por isso: Mas eu percebi algo estranho. Todos os times de futebol no wikipedia me português estão sem escudos. Bem, não sei qual é a política, tudo bem. Só editarei os textos.

Inté

Imagem Queen

Desculpe mas me podia dizer se a imagem de Queen que eu carreguei já está dentro dos parametros legais da Wikimedia, e que eu sou novo aqui e nao sei se ja está correcto.

Obrigado pela ajuda

Cannes

Salve! Vi que foi o criador do artigo Festival de cinema de Cannes, e verifiquei a existência outros artigos de conteúdo semelhante ( Festival de Publicidade de Cannes, Festival da Sawa (Cannes) e Festival Internacional de Publicidade de Cannes ), pois não seria interessante criar um artigo chamado de Festival de Cannes? Aproveitando o conteúdo dos artigos. Está em construção o (Site)-- XÃNÐÏ Æ  22:26, 6 Julho 2006 (UTC)

Imagens do Commons...

Marcelo, tinha feito um desenho da Marilyn, mas vi que o Commons já possui muitas fotos da atriz, sob o fundamento de que as mesmas já estão em domínio público, baseado neste site: copyright - dizendo que, por se tratarem de trailers, os direitos dos mesmo não foram renovados (em 28 anos, nos EUA). Esta é uma regra válida, agora? Vide, no caso, a category:Marilyn Monroe, no Commons...

André Koehne Digaê 16:10, 7 Julho 2006 (UTC)

RE:Bloqueio

Acredite, eu realmente não quero votar a favor, e quando descobri esse recurso na wiki em inglês fiquei chocado. Acho que a maioria dos usuários começaram criando artigos como anônimos, e é possível que alguns não tenham a paciência de registrar, mas para mim daqui a pouco tempo isso será necessário. Garanto que continuarei pensando sobre o assunto, e caso mude de idéia riscarei meu voto. Saudações. Corvomsg 01:15, 8 Julho 2006 (UTC).

Imgs do commons

Tinha me esquecido de esclarecer antes: de fato, IPs não podem carregar imgs no commons, mas o que disse acima foi que: o IP que aqui inseria as imagens nos verbetes, provavelmente as carregara antes no commons - claro, logando-se .

  • Imagens dos trailers... KKK, e pensar que o já inativo (creio) MACHOCARIOCA brigou tanto por fotos da Marilyn kkkk!!! Eu avisei: pesquise no Commons!!! O povo quer antes "chutar o pau da barraca"...

Finalmente, um novo user inseriu, no commons Imagem:Bru 213.jpg. Ela traz, em si, até "marcas d'água" e o nome do site donde foi retirada, embora ele tenha especificado como sendo dele... Não vi se lá ele teve outras contribuições tais... Mais uma tarefa pro super-M...

Abraços, André Koehne Digaê 13:00, 8 Julho 2006 (UTC)

Commons

Marcelo essa imagem foi eliminada do commons, o motivo não sei qual foi, mas a verdade que ultimamente muitas imagem tem sido eliminadas, até da nasa. Eles cada vez mais limitam os critérios de inclusão de imagem, como aconteceu com o IPPAR e agencia Brasil, o que vai acontecer é que o pessoal vai acabar por aceitar o fair use. Eu sempre foi a contra o fair use, mas eu sei que mais dia menos dia ele vai chegar à nossa wiki, com muita pena minha. Com estas limitações do commons, até aprecem que eles (commons) são a favor do fair use nas wiki. Talvez seja um bom momento para votar a questão do fair use. Um abraço  Rei-artur  ? 18:23, 8 Julho 2006 (UTC)

VDA de páginas apagadas

Marcelo, um user criou o verbete do Gustavo Barroso, copiando e colando um texto que havia no site da Academia Brasileira e que, por estar sendo reformulado, saiu do ar. Até a imagem do site da ABL foi colocado para ilustrar o verbete.

Anteriormente já tinha aludido a fato similar com outro adm, e este me disse que "não há como comprovar" a VDA... Fiquei, então, no dilema de deixar e no de criar um caso - e fiquei com a última, precocupado com os conteúdos que me reclamavam atenção. Portanto, fico sem saber com agir neste caso... De novo agradecendo, André Koehne Digaê 23:05, 8 Julho 2006 (UTC)

Tour de France

É um grande prazer revê-lo :-). Ultimamente, tenho tido menos tempo livre e minhas contribuições ao projeto têm sido mais esporádicas. No entanto, ainda tenho entusiasmo suficiente para tocar o Tour de France :-) (a propósito, obrigado pelas correções!). Aos poucos vou trabalhar para por o artigo a par com a etapa do dia. --Patrick msg 01:19, 9 Julho 2006 (UTC)

Golfe de Rua

Caro mediador(a)

Quero deixar claro que eu mesmo criei e desenvolvi todo o conteúdo (textual e imagético) publicados na seção Golfe de Rua ou mesmo para os links realcionados no texto. por tratar-se de uma criação própia tive que procurar os organismos competentes para os devidos registros (INPI, BPN, Cartórios e atc). Assim se for necessário posso colocar na imagem do Evolution que subi para a página as devidas observações. Tive que subir imagens e até mesmo links externos para conteúdos e vídeos justamente por ser uma atividade desconhecida. Porém com a aprovação do The Royal & Ancient de Saint Andrews. Estarei à disposição para seus comentários. Buscarei entender melhor o uso desta ferramenta.

Obrigado

Valdecir (Valdecir Carlos de Jesus 03:26, 9 Julho 2006 (UTC))

Pedido

Por ser o único lusófono com conta no site da wikimedia:, peço sua atenção ao tópico Wikipedia:Esplanada/geral#Atualização na política de privacidade. Lugustomsg 05:57, 9 Julho 2006 (UTC)

Local e data

Colocar o local de nascimento depois da data, sem que haja verbos, é completamente antinatural na língua portuguesa. Qualquer brasileirinho ou lusinho aprende no primeiro dia de escola: "Cidade em que vivo, 10 de julho de 2006". Ademais, todas as publicações biográficas trazem o local e depois a data (ou apenas o ano) de nascimento ou falecimento. Já te disse isso antes, mas sei que você não concorda, porém acho que deveríamos estabelecer um padrão, só isso. --Dantadd 23:53, 9 Julho 2006 (UTC)

Eu apenas acho que deveríamos sim estabelecer um padrão, para evitar confusões. O problema é que temos tantas discussões em curso que não acho que valha a pena ter mais uma, pelo menos no momento. Só me diz uma coisa, na escola tu escrevias "20 de agosto de 1988, Porto Alegre" ou "Porto Alegre, 20 de agosto de 1988"? --Dantadd 18:33, 19 Julho 2006 (UTC)
Então tudo bem, só repito que todas as obras biográficas que conheço escritas em português trazem o nome da localidade e depois a data. De facto este é o padrão para quando se faz a notação de "local + data", em correspondências, documentos etc... --Dantadd 18:54, 19 Julho 2006 (UTC)
Na minha opinião a ordem "data+local" só é recomendável se usamos verbos e preposições ("nasceu a 3 de agosto de 1930 em Paris"). Sem verbos a fórmula "local+data" é ideal, pois é mais clara. E independentemente da minha opinião acho que deríamos buscar um padrão, que não prejuricaria ninguém. --Dantadd 19:03, 19 Julho 2006 (UTC)
Prefiro deixar isto para outro momento. O que eu queria mesmo era tentar chegar a um consenso contigo, mas pelo visto estamos muito convencidos de nossas posições. Por enquanto, deixemos como está. Um abraço, --Dantadd 19:13, 19 Julho 2006 (UTC)
Perdoe-me, mas não tinha percebido que havias editado o artigo. E não há necessidade de termos agressivos, já que nunca fui contigo e com quem gostaria de cultivar um bom relacionamento. Um abraço, --Dantadd 19:12, 24 Julho 2006 (UTC)

Ok, eu me pautava pela sua edição pois você é o único (até este momento) que faz questão de que seja mantida esta forma, pois outros editores alternam no uso de uma ou outra, sem dar especial importância à ordem como nós damos. De qualquer forma, o modelo que existe no livro de estilo de biografias para mim já seria precedente suficiente, o único problema é que aparentemente nunca foi votado e outros, como JLCA, sustentam que valeria apenas para pessoas falecidas (aceito o argumento da falta de votação, mas o argumento de JLCA neste caso é completamente descabido). Enfim, comprometo-me em não mudar mais a ordem até que uma decisão "comunitária" seja tomada. --Dantadd 19:34, 24 Julho 2006 (UTC)

Pedido para ajudar outro usuário Ficheiro:Simbolo-cefisma.jpg

Olá Mschlindwein! Venho solicitar-te ajuda, porque do assunto de imagens, percebes muito mais do que eu. O Usuário:Dcorsi está com alguns problemas com a imagem [Cefisma - imagem] que foi eliminada por não possuir todos os dados necessários. Será possível explicar-lhe o que falta? Ele na minha página escreveu e passo a citar: De qualquer forma, é preciso que me digas exatamente onde eu devo informar esssas coisas, uma vez que já lhe disse que o uso da imagem é livre (e o sei de fato, uma vez que fiz parte do centro). A imagem é livre para qualquer uso, não é registrada e não tem autor conhecido. É apenas uma das que representaram o centro ao longo dos anos. Eu não sabia que faltavam informações porque não fui eu que a coloquei, foi meu colega. Vou explicar a ele o que me idsse, só queria saber se é possível reverter a alteração ou se é necessário recarregar a imagem?. Abraços.--João Carvalho 18:33, 10 Julho 2006 (UTC)

Orlando Fedeli

Marcelo, por favor dá uma olhada no artigo Orlando Fedeli, acho que seja caso para propor para eliminação, mas para variar, não tenho certeza! Obrigada, --Nice msg 21:47, 20 Julho 2006 (UTC)

Aproveita e olha Direitos Fundamentais tb! --Nice msg 21:49, 20 Julho 2006 (UTC)

Oi Marcelo, pq tu não me respondes? Aconteceu alguma coisa? Gostaria que me desses a tua opinião sobre os artigos citados acima... --Nice msg 23:11, 20 Julho 2006 (UTC)

No artigo Direitos Fundamentais está escrito lá no final que é Resumo de aulas do Professor Cezar Moreira de Andrade - Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil. Mas se achas que estão bem, confio em ti, deixa estar! --Nice msg 23:35, 20 Julho 2006 (UTC)


Aquele dia que te escrevi sobre o artigo Direitos Fundamentais, tinha antes escrito para o Arges, mas como ele não estava mais online, escrevi para ti, pois dos meus conhecidos e em quem confio, eras o único online. Como fiquei em dúvida sobre o valor do artigo como se apresentava (e não sobre o assunto dele), resolvi saber tua opinião. Em seguida que me respondeste, o Arges tb respondeu, e como não sei se leste a resposta dele, repito-a aqui (não sei fazer a citação bonitinha como vcs fazem... hehehe):

O artigo sobre Direitos fundamentais, como quase tudo sobre direito por aqui, é copiado de algum resumo ou livro que não possui versão on-line. Em direito quase tudo se copia, pra ser mais exato. Fui mostrar aqui algumas coisas pra minha namorada, que cursa direito, e foi exatamente isso que ela me disse.

Então, juntando o que disseste com o que ele falou, resolvi deixar como estava, uma vez que nada entendo de Direito e ele tinha deixado aviso no final do artigo dizendo que eram notas de aula. Além do que, acho que falar com IP é quase uma perda de tempo, pois muito raramente eles respondem. E me desculpa se te pareceu que eu estava te criticando, não foi isso de jeito nenhum! Só resolvi não esquentar a cabeça com algo que afinal não me pareceu tão relevante. Te sou muito grata pela ajuda e pela paciência que tiveste nos meus primeiros dias aqui. Continuas sendo o meu "modelo", apesar de ultimamente poucas vezes termos mantido contato! Um abraço, --Nice msg 21:43, 22 Julho 2006 (UTC)


Que legal que vens para POA! E com certeza vamos tomar vários chopps! :-)) --Nice msg 21:55, 22 Julho 2006 (UTC)


Olá Marcelo, vi o seu comentário na minha nomeação. realmente acho que não tem razão, se for aceite para administrador ai é k começo com esse tipo de trabalho. até lá devo me comportar como um wikipedista editor e nada mais. essa é a minha opinião e não vai mudar. abraço, J27klo 21:54, 20 Julho 2006 (UTC)

Modifiquei a predefinição... Lipemsg 00:01, 21 Julho 2006 (UTC)

De nada... Lipemsg 00:02, 21 Julho 2006 (UTC)
Está arrumado! Lipemsg 21:55, 21 Julho 2006 (UTC)

Antes olha o que fizeram... criaram o artigo Floriputa para a telenovela Floribella (Portugal)! --Nice msg 00:25, 21 Julho 2006 (UTC)

Comunas da França

Isso ocorreu porque todas as categorias de comunas tinham sido subcategorizadas em Categoria:Comunas da França. Por algum motivo, provavelmente superlotação, elas não eram visíveis nessa categoria.

Em função disso, quando entrei em Categoria:Comunas da França por departamento vi que não existia essa subcategoria (Categoria:Comunas do departamento de Aisne) e por isso eu a criei (só essa, as demais desse formato já estavam lá).

Levou um bom tempo até eu descobrir que já tinham sido criadas praticamente todas as categorias no formato que você citou (Comunas de XXX). Nesse momento, desisti de criar categorias no formato Comunas do departamento de XXX e passei a utilizar o modelo pré-existente (apenas retifiquei essas categorias Comunas de XXX para ficarem sob Categoria:Comunas da França por departamento).

Em resumo: a bagunça já existia :-) e, na medida do possível, estou tentando conviver com ela (sem criar nenhuma nova categoria, apenas utilizando as atuais, tal como estão, de um jeito ou de outro). Depois, acredito eu, será relativamente simples mover os artigos de categoria utilizando-se de um bot.

A propósito, o Nuno criou em janeiro Categoria:Comunas do departamento da Finisterra, que está praticamente completa. Acho que foi o Juntas que criou todas as categorias do modelo Comunas de XXX. --Patrick msg 18:42, 21 Julho 2006 (UTC)

Por sinal, esse eu acho que é um bom exemplo de que a melhor prática deve ser criar as categorias após ou simultaneamente à criação dos artigos e não antes. --Patrick msg 18:45, 21 Julho 2006 (UTC)

Cidades da Irlanda, Ajuda!

Oi amigo, eu gostaria de fazer todas as cidades da Irlanda e ja fiz algumas, mas eu nao sei fazer um cabecalho daqueles prontos para botar do lado esquerdo, tem como tu me ajudar a fazer um predefinido ou me passar o link de onde fazer?Muito obigado. --Santista1982

Tour

Marcelo, Já estou a corrigir. Um abraço  Rei-artur  ? 01:22, 22 Julho 2006 (UTC)

Marcelo, eu desconhecia por completo que o sigla Km estava errado, obrigado pelos aviso.  Rei-artur  ? 01:46, 22 Julho 2006 (UTC)

Comunas .fr

Marcelo, obrigado pelo lembrete. Essa era uma questão conhecida mas, entretanto, esquecida. Como deves saber, o WP:PCM/França parou por motivos vários, ficou a meio. Mas, durante o processo, houve necessidade de distinguir as categorias "Comunas de região" das "Comunas de departamento", optando-se por uma distinção à semelhança das comunas .it (Comunas de regiao vs Comunas da provincia provincia), pelo que as categorias criadas pelo Juntas para os departamentos (i.e. "Comunas de departamento") podem ser livremente apagadas. Só devem ficar, portanto, as "Comunas do departamento de XXXXXXXX". Ele está a par. Penso que me expliquei. Em todo o caso, fica a nota! Bom trabalho. -- Nuno Tavares 03:35, 22 Julho 2006 (UTC)

Marcelo, o problema é quando pretendemos fazer operações com bots nas comunas por província, ou por região... por exemplo (admitindo que não foi já resolvido e, se não me engano, de outra forma), se quisessemos substituir o link da infobox que indicava a província de Roma pela actual predefinição: Predefinição:Info/Comuna da Itália/Roma, que inclui uma bandeirinha e o respectivo link... por vezes tentam-se contornar limitações dos próprios bots... mas é um assunto a discutir. Penso que o Agil partilha da tua opinião.... -- Nuno Tavares 19:36, 22 Julho 2006 (UTC)
Um salto aqui para avisar que movi o conteúdo de 女の子 (entretanto eliminado) para um verbete do wikcionário. Portanto, já não faz sentido mesmo haver esse artigo por cá. Eliminado está. Lijealso msg 17:16, 22 Julho 2006 (UTC)

Já está tudo resolvido :) Lijealso msg 17:30, 22 Julho 2006 (UTC)

Já agora...as votações terminam segundo o horário UTC, certo? (era por causa da votação da PP). Lijealso msg 23:25, 22 Julho 2006 (UTC)

Então já terminou essa votação. Foi às minhaspreferência e notei um desajuste em relação ao UTC. Daí a minha confusão. Lijealso msg 23:32, 22 Julho 2006 (UTC)

Títulos de livros

Marcelo, por favor me fala como devo proceder sobre títulos de livros em idioma que não o português. Movi os títulos do Arthur Conan Doyle do pt (com maiúscula apenas na primeira palavra) para o inglês (tipo IMDb) e ele moveu para inglês com maiúscula apenas na primeira palavra. Escrevi para ele reclamando. Olha a nossa discussão, para entender. Aqui a página dele [2], pis eu escrevi pra ele primeiro, e aqui as respostas [3]. Aqui já estava tudo do jeito que eu fiz [4] e aqui tb [5] e que penso ser o mais adequado, pelas discussões que eu li sobre o assunto. Acontece que quase a totalidade dos livros de autor estrangeiro estão em pt, e eu ia movê-los para o idioma original (os em inglês, pq outras línguas não sei). Agora não sei como agir, pois não vou ficar me estressando por pouca coisa. Enfim, tudo isso pra pedir que me digas quem está certo, se posso enqto nada foi decidido continuar cadastrando como me parece mais adequado ou se o Garf tem razão. Espero tua opinião, para fazer como me disseres que é o melhor, ou então deixo como está e dane-se... Obrigada, --Nice msg 01:24, 23 Julho 2006 (UTC)

Olha o Shakespeare, onde tem livro em pt e em en [6] --Nice msg 01:26, 23 Julho 2006 (UTC)

hehehe... esqueci de dizer que o ele é o Gaf.arq... fiquei tão irritada que esqueci...--Nice msg 01:28, 23 Julho 2006 (UTC)

ok! boa noite! --Nice msg 01:30, 23 Julho 2006 (UTC)

Marcelo, voltando ao assunto... pois essa história dos títulos de livros em idioma no original está me matando... Estou na Wiki pesquisando, pois lembro de ter lido em algum lugar que obras estrangeiras deveriam ser grafadas de acordo com a maneira como são apresentadas em seus países de origem, e até lembro de alguém ter comentado que mudar para letra minúscula as palavras poderia gerar erro, e lembro que deram como exemplo o alemão. Infelizmente, não consegui encontrar o tal comentário. Em nenhum momento daquela discussão na Esplanada, sobre letra maiúscula/minúscula, achei alguma referência sobre como grafar os títulos em língua estrangeira, ao contrário do que o Gaf.arq diz e procurou comprovar me mandando o link da discussão. Fui então ao Livro de Estilo e, em Títulos de livros e outras obras de arte, o exemplo está da forma que eu tinha escrito. O título em português não está de acordo com o que está se usando atualmente, mas existe uma discussão em andamento sobre isso! Sobre o título de língua estrangeira em letra minúscula, repito, não achei nenhuma referência! Fui então olhar o artigo Sherlock Holmes (personagem do livro causador de toda a polêmica), e do qual participaste ativamente, e constatei que lá, e mais claramente em O Cânone, tb está conforme meu entendimento sobre o assunto. E, para finalizar, olha na Wiki em inglês o artigo sobre Sherlock Holmes. Percebi desde meus primeiros dias aqui na Wiki que quando as pessoas têm uma forte convicção sobre algum assunto, têm dificuldade maior ainda para aceitar opinião contrária, ou mudar de opinião... e creio que isso já está me contagiando... hehehehe Mas, para te tranquilizar, saibas que se me disseres que estou errada, vou aceitar tranqüilamente, pq confio totalmente no teu critério e bom senso, e para mim não faz diferença nenhuma se o título de um livro for escrito com maiúscula ou minúscula. Estarei portanto aguardando tua opinião final (final para mim, bem entendido) sobre o assunto. Desculpa a chateação e, mais uma vez, muito obrigada! Vamos tomar muito chopp em dezembro e rir disso tudo :-)) --Nice msg 07:08, 23 Julho 2006 (UTC)

Antonio Stradivari

Sem problema, Mschlindwein! A gente faz dessas de vez em quando... Arges 10:11, 23 Julho 2006 (UTC)

Bonpland

Muito obrigado. Foi um homem com uma vida fascinante.

Angrense 13:38, 23 Julho 2006 (UTC)

Maiúsculas

Eu entendo o problema com as línguas estrangeiras como o alemão, mas o problema é que não há convenção definida para tal (o que faz com que valha a regra geral, visto que não estão previstas exceções para títulos de obras literárias). Desta forma (enquanto a exceção não for definida), sempre haverá discussões deste tipo (eu pessoalmente acredito que as minúsculas sejam sempre mais adequadas, embora concordaria em mudar o padrão, por exemplo com relação ao alemão). A ABNT, por exemplo (que não necessariamente corresponde às normas internacionais) recomenda citar as obras com as iniciais minúsculas (só não me lembro onde li isto, rs).--g a f msg 15:40, 23 Julho 2006 (UTC)

Douradosc.jpg

Tirei do 'www.citybrazil.com.br" Crítico (sim?)

Forrest Gump e outros

Marcelo, mandei ontem de madrugada uma msg para o Leslie, pedindo dois favores, mas creio que ele não estava mais online. Por isso peço que, se possível, tu me ajudes:

  1. Eu estava revisando os filmes dos Estados Unidos e me deparei com dois títulos diferentes para o mesmo filme - Forrest Gump (super completo e com os redirecionamentos dos títulos em pt/pt e pt/br) e Forrest Gump - O contador de histórias (com duas linhas). Eu moveria o segundo artigo, que é outra variação do título em português, para o Forrest Gump completo, e antes apagaria o mini texto que não contém nada a acrescentar. Eu sei que tu já me orientaste várias vezes sobre esse assunto, mas ainda me sinto insegura para tomar algumas atitudes. Poderias resolver isso para mim?
  1. O outro é sobre uma categoria que criei, ou tentei criar... e acho que fiz besteira... fui tentar criar a Categoria:Filmes de 1951, que ainda não existia, mas acho que não consegui... Poderias, por favor, consertar o erro, ou então apagar o que eu fiz? O próprio Leslie já tinha me explicado como criar categorias, mas qdo clico no link vermelho, não sei se devo escrever alguma coisa na parte do texto, e o que escrever... hehehe... tentei salvar sem escrever nada, e me pareceu que não funcionou. Então escrevi Categoria:Filmes de 1951, e ficou trancada a categoria (não sei se me entendes... hehehe... mas não sei como explicar).

E por último, mas não menos importante, obrigada pela paciência e por dar a tua opinião sobre os livros! --Nice msg 20:02, 23 Julho 2006 (UTC)

Ahhh.. propus tb a Fusão do artigo Sherringford Holmes com Sherlock Holmes, que eu inseriria na Introdução do artigo. Como não tenho certeza se a informação está correta, resolvi não executá-la. O que tu achas sobre isso? --Nice msg 20:07, 23 Julho 2006 (UTC)

Queria te dizer que admiro muito o jeito que tu explicas as coisas... mais claro, impossível! :-)) Obrigada, --Nice msg 22:31, 23 Julho 2006 (UTC)

Apagar Imagens

Caro Mschlindwein, estou carregando as imagens no commons antes de apagá-las, porque deveria retira-las dos seus afluentes? Severino666 22:20, 23 Julho 2006 (UTC)

Literatura Gótica

Obrigado pela dica a respeito de como deixar mensagens, em breve espero estar mexendo melhor com a linguagem da Wikipedia. Os textos do blog Studies in Fiction são principalmente trechos da minha dissertação, todos copiados de lá. Quanto aos direitos autorais não há problemas, mas foi bom saber sobre as diferenças entre o CC e o GFDL. Vou continuar lendo sobre o regulamento e editando a página para que fique somente o essencial sobre a literatura gótica. Grato. D. S.Sá 00:01, 24 Julho 2006 (UTC)

Ok. Parece mais adequado mesmo, mas farei isso com calma durante a semana. Já é tarde no Brasil e na França também. Obrigado por me guiar e tornar esse começo menos confuso. D. S.Sá 01:00, 24 Julho 2006 (UTC)

"see below"

...Marcelo, de novo dúvidas com imagem do commons... desta feita esta, que o usuário que a carregou diz que a permissão estava abaixo, e tudo o que informa é que foi pegada de um site de fotos... Desculpa o incômodo, de novo... mas espero que não se importe com minha burrice commoniana... Abraços, André Koehne Digaê 02:18, 24 Julho 2006 (UTC)

Edwin Aldrin

Muito pelo contrário, a pequena alteraçao que fiz (na verdade, cortei uma besteira e coloquei uma foto muito superior) , à espera de fazer uma boa biografia ali) é que é o padrão de uma Wikipedia bem feita e não aquele texto patético e sem sentido sobre alguem urinar no espaço, como praticamente a unica coisa da biografia de Buzz. Q relevancia tem isso? Preguiça de escrever uma biografia decente? Foi vc q fez aquilo? Chama isso de padrão Wiki? Seu padrão é lá embaixo, desculpe. É patetico. Se foi vc q fez, é horrivel, e aquele monte de fotos num texto de tres micro paragrafos? Fica cheio e horrivel esteticamente. De estética por aqui vcs estão fritos. Seu padráo pra Wiki é muito abaixo do meu, Quer ver o que é padrão wiki, vá ler os artigos sobre as Missoes Apollo que pousaram na Lua, no conteudo e na apreentação estética. Leia sobre os Jogos olimpicos tbem, um por um e aprenda o que é nivel Wiki. Em estética e conteúdo. Aquilo sim é primeira linha, algo muito qcima do que fazem aqui. no conteudo ena estetica. Aprenda ali. Não confunda aquela bobagem ali com padráo Wikipedia, se o padrão Wikipedia for o seu padrão, estamos roubados, chapa. Prefiro meu padrão, sem comparação. Saudações 07:12, 25 Julho 2006 (UTC)machocarioca

Biografias

Hiiiii... hj é o dia... tá todo mundo me xingando... Marcelo, normalmente eu faço as inserções. As vezes não faço em seguida por alguma razão alheia à Wiki, mas mesmo que não faça na hora, eu volto lá e acabo fazendo, mais cedo ou mais tarde. Devo ter deixado passar essa, e talvez mesmo outras mas, normalmente, não é o meu proceder! Basta verificares nas listas de letras que eu provavelmente sou a pessoa que mais insere verbetes nas tais listas. Mas, vou agora mesmo verificar todos os artigos biográficos que eu editei, e aqueles que estiverem faltando, vou inserir nas devidas letras. Ok? --Nice msg 07:25, 25 Julho 2006 (UTC)

Marcelo, revi todos os esportes, menos o Futebol, e já inseri o que faltava nas listas. Só não verifiquei os jogadores de futebol (que creio tenha editado muito poucos, até pq não me interesso muito por futebol) pq já é mais do que tarde por aqui, e agora vou dormir. Depois continuo, e aos poucos irei verificando outras categorias além do esporte. Até, --Nice msg 09:58, 25 Julho 2006 (UTC)

Edwin Aldrin 2

Bom, não vou bater boca com vc por causa de um minúsculo (e desrespeitoso) micro artigo sobre um astronauta. Vou fazer ali essa semana um belo artigo pra vc ver o que é padrão-wiki-machocarioca e não essas porcarias tatibitati de quatro linhas q cobrem oitenta por cento da wiki e vc chama de padrão wiki. Eu simplesmente cortei o texto para ficar mais digno, à espera de uma boa biografia e tirei fotos porque estava muito confuso. Muita foto e pouco texto. E foto que nem mostra o cara. Melhorei nesse ponto.

Quando à data, já vi de todas as maneiras, cada um tem seu estilo de escrever, aquilo é coisa de preguiçoso, falta de articulação para escrever uma frase escorreita, e já vi de todo jeito por aqui as datas de nascimento e morte, tanto faz . Isso é muito preciosismo.

Quanto ao estado-unidense , não sei de onde vc é, mas no Brasil ninguem chama americano de estado-unidense, e a maioria esmagadora aqui é de brasileiros que escrevem como escrevem em qualquer lugar. Mas pra mim, apesar de soar estranho, tanto faz. Acho que tudo isso é pura picuinha tua. Vc é o unico mala no meu pé por aqui. Colaborar que é bom, não sei o que faz, (O que vc faz aqui é AQUILO? Dizer onde um cara nasceu e que ele fez xixi no espaço?) o que vc gosta é de vigiar o alheio. Estou com vergonha daquele artigo, vou dar um belo trato nele durante a semana.

Qtos as fotos, chega a ser bizarro essa nossa "conversa". Sou eu quem luta por fotos aqui e não vc. Mas fica muito feio um artigo minimo cheio de fotos, há q ter uma preocupação estetica com a apresentação dos artigos. Ma vc não saca nada disso, deixa pra lá.

Por enquanto fica como está,ou mhlor, como estava antes, parece coisa de criança, um põe outro tira. Deixe aquele bobagem ali, no padrão WIKI (deus me livre, não é o padrão MESMO), essa semana vou fazer daquilo um artigo de verdade. Nem precisa responder, estou deixando como está. Depois dou um up-grade para o padrão wiki-mahocarioca. Saudações. Machocarioca 07:46, 25 Julho 2006 (UTC) machocarioca


Bruno.rother

Olá Mschlindwein. Agradeço-lhe a chamada de atenção. De facto o meu objectivo principal não era a correcção ortográfica de palavras como "substracto" para "substrato" e/ou correcções afins, mas sim a correcção de género da forma feminina da palavra enzima para a forma masculina, mais correcta. De facto, quando a palavra "enzima" entrou na língua portuguesa foi aproveitada de textos provavelmente alemães, eventualmente ingleses, pouco importa. A raiz da palavra é latina: enzimum para o singular e enzima para o plural, como poderá certamente verificar. Acontece que, em latim, palavras terminadas em -um são masculinas - daí a correcção referida. O que terá muito provavelmente acontecido foi a leitura na diagonal desses textos e a repetição da forma no plural da palavra: dada a "regra" em português «palavras terminadas em a são geralmente femininas» (excepções são a palavra "planeta", e.g.) terá sido talvez precipitada a tradução do estrangeirismo. Pelo menos foi o que me foi leccionado no meu curso - estudo Bioquímica (há, de facto, quem considere que a raiz da palavra é grega e não latina, mas isso só uma investigação mais profunda poderá tirar os nabos da púcara).

Com os melhores cumprimentos,

BM 20:39, 26 Julho 2006 (UTC)

Bruno.rother

Olá novamente, Mschlindwein. Não te posso indicar o dicionário porque não consultei nenhum, na realidade. Quando muito posso indicar-te uma pessoa, a professora Ana Maria Jara Ponces Freire, coordenadora do meu curso, que no-lo ensinou da forma que te expus. Aliás, poderás comprová-lo por ti próprio se consultares o livro BIOQUÍMICA, ISBN 972-757-042-9, especialmente os capítulos 25 a 31 (artigos da prof.ª Ana Ponces Freire e dos profs. João Paulo Ferreira e Manuel Júdice Halpern). Enviei uma vez um pedido de esclarecimento para o Centro de Estudos Clássicos da Universidade de Lisboa mas não obtive resposta. Parece que o assunto é mesmo tabu...

Cumprimentos,

BM 01:27, 27 Julho 2006 (UTC)

Deixe teu voto de novo, agora aqui: Wikipedia:Páginas para eliminar/Vidas Partidas: Histórias de Luto Materno. -- Fernando Ф 17:20, 28 Julho 2006 (UTC)

Wikipedia:Votações/Prazo de atualizações do "Sabia que". -- Fernando Ф 17:32, 28 Julho 2006 (UTC)

Commons

Meu caro, venho lhe perturbar novamente... Quando estamos a carregar uma imagem no commons surge imensa uma imagem que me parece, até, VDA... O problema já tem alguns dias, e o pessoal não parece ter encontrado solução... O fato foi que colocaram um link exemplificativo na mensagem e alguém foi lá e carregou um arquivo com o nome... Não seria o caso de mudar-se a mensagem? André Koehne Digaê 11:24, 29 Julho 2006 (UTC)

Er

Você pode eliminiar o artigo Horror punk para mover o Horror Punk com histórico. --Thiago90ap Msg 18:27, 29 Julho 2006 (UTC)

?

Freqüentemente existe? n é frequentemente? Obrigado -- SOAD_KoRn 13:54, 30 Julho 2006 (UTC)

Imagem

Que te parece isto aqui? Ainda não domino muito bem o trato com as imagens aqui na Wikipédia, por isso deixo a tarefa para quem sabe. Arges 12:26, 31 Julho 2006 (UTC)

Com tantas marcações de imagens por dia é natural que o cansaço deixe escapar uma ou outra. Lijealso msg 13:59, 31 Julho 2006 (UTC)

Chope

Claro, Marcelo. Será um prazer. Basta nos agendarmos e tomaremos um chope juntos. Tenho andado um pouco ausente da WP, mas sempre que posso passo por aqui. Abraços. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 15:03, 31 Julho 2006 (UTC)

Olá, rapaz, estava saindo para almoço naquela hora, não pudemos conversar, sorry! Peço que adicione na tua lista de MSN o seguinte contato: portaltex@hotmail.com, eu daqui não consegui te adicionar. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 17:45, 31 Julho 2006 (UTC)

Países Baixos

Tudo bem, marcelo, acho que para uma tese há sempre de vir a antítese. Em nenhum momento ali se vota pelos Países Baixos, mas seremos obrigados a chegar à síntese, e aceitá-la... mas... e não falo de jornalecos, que dizer das Invasões Holandesas ao Brasil? Quantos são os livros que dizem isto?

A língua, bem como suas regras, é feita respeitando-se os usos... quando eu era criança, por exemplo, jamais teria sentido usar a palavra "digitalizar" - e mesmo agora, um confrade médico na Academia me alertou, por não estar afeito à nova acepção - que poderia estar "ofendendo" ao usá-la, pois para ele era o mesmo que me referir ao "exame de toque"...

Meus argumentos, dirigidos ao Daniel - e àqueles que apoiam uma tal mudança - foram excessivos, e não apliquei a mim mesmo uma regra que sempre peço aos demais: pondere, antes de escrever...

Sabe, podemos contar em os dedos quantas pessoas no Brasil - e mesmo em Portugal - chamam os suíços de helvéticos, os húngaros de maguiares e por aí vai... Entretanto, e sou pelo que se consagrou na língua por uma força maior que todas que é o uso, temos de aceitar coisas que mesmo os estudos nos confrontem... Veja, não falo inglês, mas ali temos um animal, nativo dos Estados Unidos, curiosamente chamado desde sempre entre eles de "turkey" e, entre nós de peru - quando neste país último a ave é exótica...

Podemos prosseguir: o planeta inteiro festejou a chegada do milênio no ano 2000 (lembra?). Mas o milênio só começou no ano seguinte!

São casos curiosos... será que vamos também mudar o "turkey's day" porque o nome do bicho está errado? Ou voltar ao tempo e apagar os festejos do ano 2000 da história, porque o terceiro milênio só começou no ano seguinte?

Mas não vou, amigo, criar mais caso... sinto que machuquei o Daniel, levado sobretudo por eu ainda não ter "digerido" o fato de ele nos obrigar a certas mudanças que, se fôssemos reverter, geraria algo abominável, como guerra de edições... e nem ele nem eu mudaríamos nossas opiniões... (e em que se pese que o considero um Wikipedista excepcional!)

O que eu efetivamente gostaria era que, assim como as regras de ortografia sejam respeitadas fossem, também, respeitadas as do consueto - e não contra ele.

Cada povo e cada língua tem suas peculiaridades. Isto fica claro, quando estamos a traduzir. A mim não haveria mesmo problema algum se, procurando pela seleção neerlandesa, fosse parar na holandesa por redirect: mas o que há é justamente o oposto! É como se esta última forma fosse a usual, e não o inverso!

Desculpa ser tão prolixo, e temos sim de lutar por melhor ilustrarmos a imagem do nosso país para evitar que os erros tornem-se consagrados, como já denunciava no século XIX o Barão Homem de Melo...

Abraços, André Koehne Digaê 15:31, 31 Julho 2006 (UTC)

Cariocas

Aqui na Espanha e também na Itália todos os brasileiros são chamados informalmente "cariocas", gostemos disto ou não. Quem sabe daqui a trinta ou quarenta anos na Wikipédia em italiano teremos "Nazionale carioca di calcio". --Dantadd 17:14, 31 Julho 2006 (UTC)

Independência ou Morte...

Para a Holanda e os Cariocas... kkk... paguemos na mesma moeda!!! Mas fugindo um tanto deste debate glorioso (volta e meia eles aparecem - e desta feita ser-lhe o pivô deixou-me de cabelo em pé...) volto a te pedir pra dar só um cliquezinho em carregar no commons... Pelo amor de Deus, só um clique... Não agüento mais aquela propaganda me "recebendo"... Vê lá, Marcelo, por favor, help... André Koehne Digaê 18:10, 31 Julho 2006 (UTC)