Valongo (Santos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Valongo
Tipo bairro no Brasil
Geografia
Coordenadas 23° 55' 52.4" S 46° 19' 59.8" O
Localização Santos
País Brasil

O Valongo é um bairro da área central do município de Santos,[1] onde se localiza a famosa estação inicial da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (hoje a Secretaria é de Cultura do Município), o Armazém n.º 2 (hoje abandonado) além de um movimentado terminal de contâineres.

Degradação[editar | editar código-fonte]

Se antes o bairro era um dos mais imponentes e aristocráticos da cidade baseados na economia do café, o Valongo tem sido uma das regiões mais degradadas da cidade de Santos, abrigando inúmeras oficinas para caminhões, ferro-velhos, cortiços, além de casarões, armazéns e estabelecimentos antigos abandonados ou em situação precária. Outro fator que provoca a degeneração do bairro é o intenso tráfego de caminhões, provenientes da Via Anchieta, principal acesso à cidade e ao porto.

Revitalização[editar | editar código-fonte]

Por volta de 2010, após conseguir recuperar e revitalizar o Centro de Santos, a Prefeitura Municipal anunciou maiores investimentos também para uma completa recuperação do bairro do Valongo, dentro de seu projeto Alegra Centro.

Em 2014, está previsto o funcionamento da Unidade de Operação, Exploração e Produção de Petróleo na Bacia de Santos pela Petrobrás, nas proximidades entre a Estação do Trem e do Santuário do Valongo,[2] bem como serviços prestados em complexo comercial e hoteleiro que deverão contribuir para a revitalização da área.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Novo Milênio, fonte secundária extraída de diversas edições do jornal A Tribuna (25/10/2010.). «Conheça o seu bairro». Consultado em 02/12/2010.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. jornal A Tribuna (21/12/2011.). «Obra da unidade da Petrobras na Bacia de Santos avança no Valongo». Consultado em 24/06/2012.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  3. Prefeitura Municipal de Santos (15/05/2012.). «Prefeitura e construtora apresentam complexo comercial e hoteleiro no Valongo» (PDF). Consultado em 24/06/2012.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)